Cerca de 300 jovens de todo o Brasil e países da América Latina vão se reunir, de 7 a 10 de junho, em Itu, São Paulo, para o Fórum Jovem de Missão Integral. O evento é resultado do Congresso Brasileiro de Evangelização 2 (CBE 2), que aconteceu em Belo Horizonte, em 2004.
A base teológica do Fórum está presente no Pacto de Lausanne, que se realizou em 1974, na Suíça, e congregou milhares de líderes de 150 países. Este movimento tem por meta conectar e articular ações de evangelização em todo o mundo. A Conferência Missionária de Edinburgo, de 1910, também está neste rol e inspirou todo o trabalho de tradução de Bíblias, mobilização e apoio às igrejas, e promoveu treinamento de líderes.
A proposta do Fórum surge na última noite do CBE 2,quando os jovens presentes atenderam o chamado e se comprometeram a organizar uma proposta, que enfatizava a troca de experiências e a renovação do compromisso e testemunho do evangelho de Jesus Cristo.
Entre os palestrantes para o Fórum de Itu estão confirmados o teólogo equatoriano René Padilla; o representante da Visão Mundial, Carlos Queiroz; o sociólogo Alexandre Brasil; a representante da Jocum, Braulia Ribeiro; o representante do Comitê de Lausanne, Doug Birdsall, entre outros. A programação foi construída dentro da tríade – ver, sentir e agir -, incluindo momentos devocionais, oficinas, pequenos grupos, mesas e debates.
O caráter ecumênico abarca uma pluralidade de tradições evangélicas, que está expresso na diversidade de organizações que estão envolvidas no processo, como Mocidade Para Cristo, Comunidade Internacional dos Estudantes Evangélicos da América Latina, Visão Mundial, Aliança Bíblica Universitária do Brasil, e a Pastoral de Juventude Evangélica do Conselho Latino- Americano de Igrejas (CLAI), entre dezenas de igrejas e organizações.
Fonte: ALC