PARAÍBA – O Arcebispo da Paraíba, Dom Aldi di Cillo Pagotto, solidarizou-se com a ONG Visão Nacional para a Consciência Cristã (Vinacc) que encabeçou uma campanha de repressão à mobilização de entidades gays no Estado.
Enquanto a Vinacc teve que retirar os out-doors colocados em Campina Grande com críticas aos homossexuais, o arcebispo parabenizou a coragem dos evangélicos idealizadores dos protestos antigays.
Na carta endereçada à Vinacc, Dom Aldo diz: “Dignos de sinceras considerações de apreço e aplausos registro a minha admiração aos que redigiram o Manifesto. Merecem, pois, o apoio da sociedade organizada”. Ele refere-se a um documento disponível no site da Vinacc na internet, com trechos como: “Em se tratando do homossexualismo, a palavra de Deus é clara. No Antigo Testamento, registra-se a destruição de duas cidades – Sodoma e Gomorra, por causa de relações sexuais ilícitas (leia-se sodomia) – Gênesis 19. Em Levítico 18:22, diz: “Com homem não te deitarás como se fosse mulher, é abominação”.
Na terça (20), por determinação da juíza da 1ª Vara Civil de Campina Grande, Maria Emília Neiva de Oliveira, foram retirados dez outdoors com mensagens homofóbicas espalhados pela Visão da Nova Consciência Cristã (Vinacc). O ato público programado para acontecer nesta sexta-feira pelos evangélicos também foi suspenso por ordem judicial, atendendo a Ação Cautelar e Nominada, com pedido de liminar, impetrada pela Rede Nacional de Pessoas Vivendo e Convivendo o HIV/Aids (RNP Campina Grande), com o apoio de várias entidades que defendem os direitos dos homossexuais na cidade.
A carta de Dom Aldo Pagotto, contudo, veio reacender a polêmica estabelecida entre os religiosos e a comunidade homossexual. Leia a íntegra do texto assinado pelo Arcebispo da Paraíba.
“João Pessoa, 21 de Junho de 2007
Caríssimos Pr Euder Faber e Pr Jadiel Davi
Ao apresentar-lhes os meus fraternais cumprimentos, desejo que a Paz do Senhor Jesus esteja com todos os que Ele mesmo congrega em sua Caridade, por amor ao seu Santo Nome!
Com alegria acuso o recebimento do oficio expedido por VV. RR, relativo às iniciativas da VINACC. Presto-lhes a minha solidariedade e efusivos votos de louvor e gratidão a Deus, bem como aos que oportunamente empreendem a presente mobilização pela moralização e liberdade de expressão de pensamento humanista e cristão.
Dignos de sinceras considerações de apreço e aplausos registro a minha admiração aos que redigiram o Manifesto, doravante divulgado. Merecem, pois, o apoio da sociedade organizada. Encarecendo o valor de tais iniciativas que, certamente serão reproduzidas, atrairão a atenção dos que não devem deixar se enganar por falácias e engodos de propagandas malsãs, contrárias às orientações da Palavra de Deus e da sadia tradição cristã.
Parabenizo a coragem com a qual VV. RR. e suas respectivas Comunidades Evangélicas passam atuar no campo sócio-político, em defesa e promoção da liberdade de expressão ética e democrática, restaurando a formação da civilização cristã, enaltecendo os princípios morais, consubstanciados na doutrina de Jesus Cristo , conformes os seus exemplos no Evangelho.
Que o Senhor os abençoe ricamente, com as iniciativas em curso, conseguindo pleno êxito!”
Fonte: Paraiba.com.br