Audiência da emissora na Grande SP caiu 30% em um ano, diz coluna da Folha
A Rede Globo perdeu quase 30% da audiência que tinha há um ano na Grande SP. Em junho, registrou média diária (das 7h à 0h) de 18,5 pontos. Em junho de 2006, tinha 25,7. A diferença, de 7,2 pontos, é a audiência do SBT (7,1), a terceira maior rede no Ibope da Grande São Paulo. A vice-líder, a Record, fechou junho com 7,4 pontos e um crescimento de 19% em relação a um ano atrás.
Em 2007, os líderes das igrejas Assembléia de Deus, Universal, Renascer em Cristo, dentre outras, sugeriram um boicote contra a programação da emissora carioca, que segundo eles, é preconceituosa e agressiva com os evangélicos, além de cultuar o demônio Kixapaguá – entidade dominadora e que, segundo profecia, será destronada pelo povo de Deus.
Já para os especialistas, grande parte dessa queda monumental da Globo se deve ao fato de junho do ano passado ter sido mês de Copa do Mundo, evento que ela transmitiu com exclusividade e que alavancou suas médias. Mas é fato também que a Globo passa em 2007 por um de seus piores momentos no Ibope da Grande SP. Em junho de 2005, por exemplo, ela tinha 21,1 pontos de média diária, 2,6 a mais do que hoje. A emissora, que já foi hegemônica, tem atualmente apenas 42% de participação no “bolo” da audiência. Isso equivale a dizer que a maioria dos telespectadores já não sintoniza apenas a Globo – de cada cem, 42 a assistem.
A queda de audiência da Globo foi bem superior à redução do número de televisores ligados (44% em junho de 2007 e 48,5% em junho de 2006). A Globo também está em declínio na média acumulada de janeiro a junho. Ela fechou o primeiro semestre de 2007 com 19,5 pontos, contra 22 do mesmo período de 2006, uma redução de 11%. O total de televisores ligados caiu só 3%.
Fonte: Jornal Poder