Um casal que devido ao seu trabalho alcançou uma certa estabilidade financeira planejava comprar um iate para passar seus dias de folga, mas, depois de refletir um pouco desistiram da ideia, e vão usar o valor para custear a faculdade de 26 crianças.
Marty Burbank e sua esposa, Seon, estavam fazendo planos sobre a compra, mas a ideia começou a mudar quando souberam de um projeto social na igreja que frequentam, Eastside Christian Church, em Anaheim, na Califórnia (EUA).
Um professor que é membro na igreja contou sobre a iniciativa da escola Rio Vista Elementary School, onde ele trabalha, que concedeu bolsa de estudo a 26 crianças de famílias de baixa-renda, sendo a maioria delas de lares geridos por apenas um dos pais.
“Nosso pastor deu um sermão sobre a caridade, doação e sacrifício, e nesse ponto eu realmente senti que eu poderia investir neste barco, ou eu poderia investir em 26 crianças e espero fazer a diferença em suas vidas”, afirmou Burbank, que é advogado.
Diante disso, chegaram à conclusão de que comprar o iate “seria algo extremamente egoísta”, e decidiram que vão investir US$ 1 milhão em um fundo fiduciário, que será usado para pagar os estudos de nível superior das crianças, quando elas chegarem à idade.
O assunto tocou o casal Burbank por causa de sua história de vida. Marty e Seon foram os primeiros, em suas famílias, a terem oportunidade de cursar a faculdade.
Marty Burbank é um veterano da Marinha americana e estudou Direito, formando-se um advogado e alcançando sucesso em sua carreira. Seon escolheu lecionar e é professora na Universidade Vanguard. “Todos dizem que fazer uma doação deste tamanho é doloroso. É verdade. Contudo, nós sentimos que é o melhor investimento que poderíamos fazer”, ponderou o casal, segundo informações do Global Citizen.
“Eu pensei, vamos financiar por muito tempo, mas no futuro essas crianças vão ter mais incentivo e contarão com a possibilidade concreta de irem à faculdade”, disse o advogado, em entrevista à rede CNN.
A única condição imposta pelo casal para manter o investimento foi que os alunos façam fotos, vídeos e redações, anualmente, explicando a importância que terá para suas famílias seu ingresso na faculdade. Marty Burbank explicou que pediu isso para que funcione como um “poderoso lembrete” para eles e suas comunidades.
“Tenho esperança de que eles possam ter mais foco tendo uma meta de estudo a ser alcançada. Desta forma, o que posso fazer é estimulá-los a pensar sobre isso todo ano pelos próximos 12 anos”, justificou.
Assista à reportagem da NBC sobre o caso: