A arquidiocese de São Paulo, a Igreja Metodista, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Vaticano expressaram seu pesar pelas vítimas do acidente com um avião da companhia aérea TAM, dia 17/7, no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, e manifestaram solidariedade para com os familiares. As notas foram redigidas no mesmo dia e divulgadas na Internet. O envolvimento direto no apoio em oração e na ação solidária nestas situações de tragédia é tarefa primordial dos cristãos, que não podem praticar sua rotina religiosa distanciada dos fatos dolorosos que os cercam no dia-a-dia. Todas as igrejas deveriam seguir este exemplo de participação e vida em sociedade.
A nota de pesar do arcebispo de São Paulo, dom Odilo Pedro Scherer, enviada logo após o acidente aéreo, diz: “Nota de Pesar e Solidariedade. Diante do trágico acidente com um avião da companhia aérea TAM, no início da noite de hoje, no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, apresento em nome da arquidiocese de São Paulo as mais sinceras condolências aos familiares e parentes das vítimas desse grave acidente. Apresento também à empresa TAM, seus diretores e funcionários, minha viva solidariedade. Elevo preces a Deus pelas pessoas que perderam a vida, por aquelas que ficaram feridas e pelos seus familiares, que vivem este momento com profunda consternação e dor. Peço que Deus os conforte. D.Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo.”
No site da Igreja Metodista do Brasil, a nota “Os metodistas de todo o Brasil se unem em oração e solidariedade às famílias das vítimas” afirma: “Desde a divulgação da tragédia ocorrida no início da noite de ontem, dia 17, em São Paulo, metodistas de todo o Brasil têm se reunido em oração, pedindo a presença consoladora e animadora do Espírito Santo com todos os que estão direta ou indiretamente ligados a esse terrível acidente. Várias igrejas locais tiveram na noite de ontem reuniões de oração e outras tantas realizam, ao longo do dia e da semana, reuniões em que são lembradas e colocadas nas mãos de Deus as famílias enlutadas; os bombeiros que trabalham no local; os pilotos e demais funcionários das companhias aéreas que, mesmo abalados, têm de seguir trabalhando; as autoridades para que dêem os encaminhamentos necessários de forma sensata e responsável. A Igreja convida e incentiva a todos os/as metodistas a orarem, na igreja ou individualmente, pedindo a consolação, orientação e a doce presença do Espírito Santo de Deus.”
Outra entidade que se manifestou rapidamente foi a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que afirmou que “acompanha com profunda consternação a notícia do trágico acidente com a aeronave da TAM na noite do dia 17 de julho, em São Paulo. A CNBB se solidariza com os familiares, parentes, amigos e colegas das vítimas que estavam na aeronave ou em solo, bem como com a Direção da empresa aérea. Estamos juntos na dor das pessoas atingidas e as colocamos em nossas orações, para que seus corações sejam confortados. Pelos que morreram, rezamos: “Ó Deus, choramos a morte trágica de nossos irmãos. Mostrai-nos a força da vossa bondade e consolai-nos pela certeza de que eles foram acolhidos na paz eterna. Amém!” Brasília, 17 de julho de 2007. Dom Dimas Lara Barbosa, Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro, Secretário-Geral da CNBB.”
Um telegrama enviado dia 18 de julho, pelo cardeal Tarcisio Bertone, secretário de Estado do Vaticano, em nome do papa, ao arcebispo de São Paulo, dom Odilo Pedro Scherer, devido ao acidente aéreo, também lamenta a tragédia: “O papa, consternado pelas centenas de vítimas do acidente aéreo na capital paulista, onde esteve em maio passado, quer dar seu mais sentido pêsames a todos os familiares. Assegura suas orações, invoca a força e o consolo de Deus para os feridos e para todos os afetados por esta tragédia e concede a todos a consoladora bênção apostólica”.
Fonte: Agência Soma