Igrejas do mundo estão preparando a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos do próximo ano, que completará, então, 100 anos de realização. No sítio web do Conselho Mundial de Igrejas (CMI) já estão disponíveis materiais litúrgicos em três idiomas.
A primeira vez que os cristãos se uniram em oração pela unidade dos cristãos, na semana entre as festas dos apóstolos Pedro (18 de janeiro) e Paulo (25 de janeiro), foi em 1908, em Graymoor, Nova Iorque, Estados Unidos. No hemisfério Norte essas continuam sendo as datas tradicionais da semana de oração. Já as igrejas do hemisfério Sul celebram a semana de oração em torno de Pentecostes, outra ocasião simbólica para a unidade dos cristãos.
Para a semana de 2008 o tema escolhido foi “Não cesseis de orar”. Essa exortação do apóstolo Paulo na primeira carta aos Tessalonicenses menciona que “a oração é parte integrante da vida dos cristãos, precisamente quando pretendem manifestar a unidade em Cristo”.
Esta e outras explicações sobre os antecedentes teológicos e históricos da semana de oração e de seu tema para 2008 estão detalhados num folheto preparado e publicado pela Comissão de Fé e Constituição do CMI em parceria com o Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos do Vaticano. O folheto incluiu um esquema de orações e serviços ecumênicos para os oito dias de celebração da semana.
A cada ano, as contribuições para a confecção do folheto procedem de cristãos de países ou regiões diferentes. Para 2008, as organizações ecumênicas dos Estados Unidos contribuíram com orações e recursos litúrgicos para o culto.
O folheto pode ser impresso da Internet em espanhol, francês e inglês. Em breve estará disponível também em alemão e português.
Fonte: Editora Ultimato