Vida de excessos eleva casos de câncer entre os britânicos. É o que alerta uma pesquisa da Cancer Research UK. De acordo com a entidade, pessoas que comem demais, ficam muito tempo expostas ao sol, bebem ou fumam excessivamente têm grandes chances de desenvolver tipos de câncer.
Um deles é o melanoma – forma mais perigosa de câncer de pele. Segundo a instituição, o número de casos da doença teve um aumento de 54% em uma década. Em 1995, por exemplo, 5.783 casos de melanomas malignos foram confirmados na Grã-Bretanha. Já em 2004, esse total subiu para 8.939.
Além do melanoma, a incidência de câncer de boca – associado ao fumo e à bebida – cresceu. Outros que também tiveram aumento no número de casos foram o câncer de rim e o de útero – ambos relacionados à obesidade. De acordo com a Cancer Research UK, os dois tipos de tumores subiram de 14% para 21% nos últimos dez anos.
Para a diretora de informação sobre saúde da entidade, Sara Hiom, o importante é manter uma dieta equilibrada, evitar vícios, como o fumo e a bebida alcoólica, não expor a pele muito tempo ao sol e procurar viver sem cometer excessos, que acabam prejudicando o organismo.
Fonte: Elnet