''Huck e Chuck'', ''Huck e Chuck'', ''Huck e Chuck''! Com esse grito de guerra, a multidão reunida para prestigiar o presidenciável republicano Mike Huckabee saudou seu candidato e seu principal garoto-propaganda, o ator Chuck Norris, em um evento em Des Moines, capital de Iowa – Estado que realiza na quinta-feira a primeira prévia da eleição presidencial americana.
À primeira vista, não poderia haver parceria mais inusitada do que a de um político que já foi pastor batista com um ex-campeão de artes marciais que ganhou fama em Hollywood vivendo heróis que combatiam o crime na base do sopapo.
Mas o intérprete de Walker, Texas Ranger diz compartilhar dos princípios sustentados pelo ex-governador de Arkansas: redução de impostos, valores familiares e o suposto dom de fazer uma campanha limpa, que não promove ataques a adversários.
No palco da casa de espetáculos de Des Moines Val Air Ballroom, que normalmente abriga espetáculos de música country e disputas de vale-tudo, Norris chega a brincar: ''Quando me perguntam quem é mais durão, se sou eu ou Mike Huckabee, eu digo que ele é muito mais. Eu nunca conseguiria fazer o que ele fez só hoje, uns 20 discursos e oito entrevistas''.
Nos discursos e nas entrevistas, Huckabee muitas vezes recorre a um tom messiânico, que parece saído diretamente dos Evangelhos. Ele afirma que seus correligionários devem ir às urnas munidos de espírito cristão, ''não armados até os dentes e dispostos a eliminar os adversários, mas de joelhos, clamando pela sabedoria de Deus''.
Criacionista
O aumento da exposição na mídia e a crescente empatia de Huckabee junto aos eleitores de Iowa vêm impulsionando sua candidatura no Estado. Do lado republicano, Huckabee está liderando a disputa, com 32% das intenções de voto, segundo pesquisa divulgada pelo jornal The Des Moines Register.
Um feito notável, tendo em vista que há poucos meses o ex-governador era um político pouco conhecido, com uma campanha que dispunha de um escasso orçamento, ainda mais se comparada com a de alguns de seus opositores, como seu principal rival em Iowa, o ex-governador de Massachusetts Mitt Romney.
A sorte de Huckabee começou a mudar graças a seu excelente desempenho nos vários debates presidenciais que vêm sendo exibido pelas emissoras americanas. O ex-pastor se mostrou articulado, com presença de espírito e fala sem rodeios sobre suas crenças religiosas.
Huckabee é criacionista – ele rejeita a teoria da evolução proposta por Charles Darwin e acredita em uma interpretação literal da Bíblia. Em um debate presidencial, ele afirmou que aceita que outras pessoas acreditem ser descendentes de um macaco, mas frisou que esse não é o caso dele.
Há poucas semanas, ele foi indagado durante um evento de campanha a que atribuía a sua súbita ascensão. O ex-pastor recorreu à uma passagem bíblica para explicar seu sucesso.
''Só pode haver uma explicação e ela não é humana. É o mesmo poder que permitiu que um menino com dois peixes e cinco pães alimentasse uma multidão de cinco mil pessoas. E essa é a única maneira que nossa campanha pode fazer o que está fazendo.''
A fé de Huckabee também o coloca em vantagem em relação a Mitt Romney, que é mórmon. De acordo com recente pesquisa do Instituto Pew, 25% dos americanos se dizem pouco propensos a eleger um mórmon – cifra que só é superior à de rejeição de muçulmanos e ateus. Os adeptos da religião mórmon praticavam a poligamia até o século 19 e até 1978 negros eram impedidos de exercer o sacerdócio.
Para a voluntária Loretta Parker, de 69 anos, que juntamente com seu marido e neto vêm distribuindo folhetos e fichas de filiação partidária em eventos ligados à campanha de Huckabee, o diferencial do ex-pastor é que ele é ''tão confiável, honesto e defende os mesmos princípios há dez anos.''
O ex-governador também abraça alguns dos prazeres terrenos, em especial o rock and roll. Ele é baixista da banda Capital Offence, que costuma se exibir em seus discursos e eventos de campanha, interpretando clássicos como as canções Sweet Home Alabama, Twist and Shout e Roll Over Beethoven.
Quando discursou no Val Air Ballroom, Huckabee afirmou: ''Muita gente me pergunta: 'Mas, Mike, vem cá, e se você chegar à Presidência, o que vai ser da sua banda?' Eu respondi: 'Cara, nós vamos continuar ensaiando, mas na Casa Branca''.
Fonte: O Globo