Acusados obtinham dinheiro na rede através de “phishing”, diz governo espanhol.
Método consiste no envio de e-mails que buscam obter senhas bancárias.
A polícia espanhola deteve em Barcelona cinco brasileiros acusados de fraudes bancárias através da internet, informou nesta segunda-feira (10) o Ministério do Interior da Espanha.
O dinheiro obtido ilegalmente na rede, através de “phishing” – envio de e-mails ou mensagens que buscam obter senhas bancárias e números de cartão de crédito -, era enviado para diversas contas de banco no Brasil, abertas com documentação falsa.
Um membro da organização, residente no Brasil, ficava responsável por acessar as contas dos bancos on-line das vítimas e depois desviar o dinheiro.
O “phishing” consiste em enviar e-mails e sites falsos de empresas conhecidas para induzir as pessoas a revelar dados bancários e outras informações confidenciais.
Com esse método, criminosos buscam convencer o usuário a colocar seus dados de acesso no suposto site de seu banco, argumentando que precisam de confirmação de dados ou outras solicitações semelhantes.
Brasileiros barrados
A notícia da detenção desses brasileiros acusados de crimes na Espanha é veiculada na semana seguinte a uma crise diplomática entre os dois países, causada pelo impedimento de entrada de brasileiros na Espanha.
Segundo estatísticas do aeroporto de Barajas, em Madri, dois em cada cinco barrados na principal porta de entrada na Espanha em 2007 eram brasileiros.
Cerca de 55% dos estrangeiros que entram no país passam por Barajas. No controle de fronteiras, ainda segundo os dados oficiais de 2007, 50 pessoas, em média, são impedidas de entrar diariamente e devolvidas ao país de origem. Desse total, 20, em média, são brasileiros.
Fonte: G1