O ministério Coalizão Pelo Evangelho, que reúne pastores de tradição teológica reformada, foi lançado oficialmente no Brasil recentemente. O evento de apresentação aconteceu na cidade de Águas de Lindóia, no interior de São Paulo.
Dentre os fundadores da filial brasileira do movimento The Gospel Coalition (TGC), nascido nos Estados Unidos, estão alguns dos principais líderes evangélicos dessa linha teológica: “Pastores brasileiros se reuniram em uma só voz para defender o verdadeiro Evangelho em nosso país. Augustus Nicodemus, Clayton Gadelha, David Charles Gomes, Emilio Garofalo, Euder Ferreira, Franklin Ferreira, Heber Campos Jr, Helder Cardin, Isaque Sicsú, Jonas Madureira, Leonardo Sahium, Luiz Sayão, Mauro Meister, Renato Vargens, Sillas Campos, Solano Portela, Tiago Santos, Valter Regianni e Wilson Porte são os nomes que inauguram esse movimento”, diz a descrição no vídeo de apresentação publicado no canal do Youtube do Ministério Fiel.
A organização desses pastores em um grupo voltado à pregação da teologia ancorada completamente na Bíblia surge como uma resposta ao movimento Teologia da Missão Integral (TMI), que é liderado pelo pastor Ariovaldo Ramos e se mostrou uma verdadeira plataforma política enviesada à ideologia de esquerda.
A Coalizão Pelo Evangelho se apresenta como uma entidade cristã interdenominacional que nasceu da comunhão de pastores evangélicos de tradição reformada, “profundamente comprometidos com a renovação da fé no Evangelho e com a reforma das práticas ministeriais no contexto brasileiro, a fim de que sejam plenamente conformadas às Escritura Sagradas”.
A ligação com o ministério The Gospel Coalition (TGC) se dá “por laços de mútua cooperação e compartilhamento de visão”. O manifesto de lançamento também identifica os membros do conselho da Coalizão pelo Evangelho como os responsáveis pelo direcionamento, liderança e zelo da visão ministerial e teológica deste ministério no Brasil.
“Desejamos defender esse Evangelho com claridade, compaixão, coragem e contentamento, alegremente juntando nossos corações com os de outros crentes, cruzando divisões de classes, denominacionais e éticas.“, diz parte da declaração encontrada no Documento Fundacional da entidade.
O pastor e escritor Renato Vargens, um dos conselheiros da Coalizão pelo Evangelho, comentou que “esse ministério com certeza será benção para a igreja brasileira” por seu compromisso com a teologia reformada.
O pastor Franklin Ferreira, presidente do Conselho, diz que as conversas para criação de um grupo nesse sentido foram iniciadas em 2013, e confirmou que os fundadores tiveram sempre o apoio de D. A. Carson, teólogo diretor executivo da The Gospel Coalition dos EUA, que também atua na organização Desiring God, liderada pelo pastor batista John Piper.
“Somos uma organização cristã, fruto de uma comunhão de mais uma década, ansiando, sonhando com essa união de pastores, presbíteros, evangélicos e reformados para promover o Evangelho segundo a Sagrada Escritura”, disse Franklin.
A primeira conferência nacional da Coalizão Pelo Evangelho no Brasil será realizada em maio de 2019 na cidade de Fortaleza (CE), com a presença, dentre outros, de D. A. Carson e Augustus Nicodemus Lopes.