O marido da cantora Amanda Wanessa, Dobson Santos, compartilhou uma foto da artista na última quinta-feira, 20 de abril, por ocasião de seu aniversário, logo após ter divulgado um boletim médico que indica que ela está em estado de “coma vigil”.
A cantora pentecostal está em casa desde que recebeu alta hospitalar em outubro do ano passado, 642 dias após o acidente de trânsito que quase tirou sua vida. Amanda Wanessa ainda está sob cuidados médicos e monitoramento constante, o chamado home care.
“Porque o tempo e o imprevisto sobrevêm a todos eles” (Eclesiastes 9:11). Embora vivendo todo esse imprevisto, o tempo fortalece o nosso amor, renova as esperanças, suporta as dificuldades, crê no impossível e resiste as tempestades”, escreveu Dobson Santos.
“Feliz aniversário anjo, que Deus continue cuidando da sua saúde e logo, logo possamos te ver restabelecida por completo. Te amo meu amor! Fé + fé = milagre”, acrescentou o marido da artista.
Polêmicas
Dobson enfrentou acusações por parte da irmã de Amanda Wanessa, Danyele Mendes, que alegou que ele havia proibido a entrada dos sogros no condomínio onde vivem, além da própria cunhada.
A medida teria sido formalizada junto à administradora do condomínio por escrito, vetando a entrada dos pais e da irmã de Amanda Wanessa. Na ocasião, Danyele fez outras acusações a Dobson: “Ele não é evangélico não, não vou ficar calada mais não, vou abrir a minha boca e dizer tudo que eu sei desse homem. Ele nunca se importou com a minha irmã”.
“Em 2 anos ele nunca passou uma hora no hospital na visita. Meus pais que estavam lá se revezando, passando 15 dias, eu passo uma semana. Nunca passou nem meia hora. Era 20 minutos, chegava lá, sentava e pegava o celular e ia embora, nem ficava conversando com ela, nem isso ele fazia, é um monstro! Mas Deus vai tomar providência! E eu não vou deixar a minha irmã nas mãos desse monstro”, acrescentou.
Recuperação
Na última quarta-feira, 19 de abril, Dobson divulgou um boletim médico que atesta que a cantora está em “coma vigil”, respira sem a ajuda de aparelhos, realiza fisioterapia cinco vezes por semana e recebe acompanhamento médico uma vez por semana.
O boletim indica que Amanda Wanessa “vem evoluindo com estabilidade clínica, metabólica e hemodinâmica” e com “bom padrão respiratório, respirando em ar ambiente, sem acesso venoso”.
Na publicação sobre o estado de saúde da esposa, Dobson respondeu às “calúnias trazidas a público por parte de alguns parentes da cantora”, pontuando que as restrições a visitas seguem o padrão hospitalar, por ordem médica: “Por diversas vezes foram advertidos pela equipe médica das normas elencadas acima. Contudo, se fez necessário estabelecer dias, horas e quantidades de pessoas para visitação ou acompanhamento”.
Em seguida, ele afirma que “apesar de todo transtorno suportado pela família”, ele “não impede o acesso dos parentes”, mas exige que as orientações médicas sejam seguidas.
Coma vigil
De acordo com entrevista concedida pelo médico Afonso Carlos Neves ao jornal Folha de S. Paulo em 2005, o estado de “coma vigil” é também chamado de “estado vegetativo persistente”.
Neurologista, Neves explicou na ocasião que o coma vigil “é um estado em que só sobra a parte ‘automática’ de funcionamento do cérebro”, e acrescentou que “teoricamente, não existe melhora”.
“O cérebro tem um funcionamento automático, como por exemplo, estado de sono e vigília, que aparece também nos animais. São algumas reações de básicas de reflexo, como sucção, ou reação de acompanhamento do olhar. Mas isso acontece de maneira automática. No estado vegetativo persistente, a pessoa não tem mais função voluntária”, declarou Neves ao comentar um caso ocorrido nos Estados Unidos.
O boletim médico divulgado pelo marido de Amanda Wanessa encerra a descrição de seu estado de saúde dizendo que não há “previsão de alta domiciliar pela cronicidade do quadro clínico”.