Apelidado de “o Quarterback de Deus”, o jogador de futebol americano Tim Tebow é o maior fenômeno cultural norte-americano dos últimos meses. Depois de inspirar uma onda de fotos na internet imitando sua pose característica, o jogador agora inspirou um comercial de TV, por causa de um versículo que sempre usa.
Quando ainda jogava pelo time de sua faculdade, o Flórida Gates, Tebow já tinha o costume de escrever “João 3:16” sob os olhos para entrar em campo. Durante esse ano, na NFL, o jogador teve uma média de 31,6 jardas aéreas em lançamentos e, na partida contra o Pittsburgh Steelers, acumulou lançamentos totalizando 316 jardas, que garantiram a vitória do seu time.
Por causa disso o número “316” foi um dos termos mais procurados no Google por alguns dias. Isso inspirou ministério cristão Focus on the Family a criar um comercial de TV de 40 segundos em que crianças recitam o versículo bíblico Joao 3:16. O comercial foi exibido na CBS durante a partida entre o Broncos, time de Tebow, e o Patriots. O ministério quer agora exibir o comercial durante o Super Bowl, conhecido mundialmente por ser, anualmente, a maior audiência da TV norte americana.
O jogador não é mencionado na propaganda, mas o porta-voz do Focus, Gary Schneeberger, afirma que o sucesso de Tim Tebow inspirou o comercial. “Por que não explicar isso de maneira fácil para as pessoas? Por que fazer as pessoas saírem da frente da TV para procurar o significado?”, completou Jim Daly, presidente executivo do grupo cristão.
Mas muitas organizações veem criticando o Focus. Alguns acusam o grupo de usar a propaganda para “enfiar a religião goela abaixo das pessoas”. Outros dizem ainda que esse tipo de propagando deve ser proibido por utilizar crianças, e citam que a legislação trata o uso de crianças de maneira rígida e já proibiu bebidas alcoólicas e cigarros de usarem esse tipo de imagem em seus comerciais.
Segundo o IB Times Schneeberger defende o grupo das criticas e levanta a seguinte questão: “Quer dizer que está tudo OK se tentam enfiar salgadinhos goela abaixo das pessoas, os carros, bebidas e tudo mais?”, e completa: “Nós temos o direito de anunciar também”.
Mas a ideia de transmitir a propaganda no Super Bowl pode não se concretizar. No último Super Bowl o canal Fox Sports recusou-se a transmitir um comercial que tinha exatamente João 3:16 como tema. O canal se justificou dizendo que “não aceita propaganda de organizações religiosas com o propósito de promover crenças ou práticas particulares”.
Outra barreira que o Focus tem é que em 2010 transmitiu uma propaganda no intervalo do Super Bowl sobre combate ao aborto, a propaganda trazia um testemunho de Tebow e a CBS, único canal que aceitou veicular a propaganda, sofreu duras críticas por isso.
Assista ao comercial:
Fonte: Gospel+