A Rede Miquéias, articulação composta por mais de 290 organizações cristãs presentes em 75 países do mundo, realiza a Conferência Internacional “Igrejas que Transformam” para lançar sua atuação na região Nordeste do Brasil. O evento acontecerá nos dias 9 a 11 de junho, na Catedral Anglicana da Santíssima Trindade, no Recife.
Apoiada pelas organizações cristãs sediadas no Recife – Diaconia e Visão Mundial, as igrejas Exército da Salvação e Batista, e pelo Fórum de Reflexão e Ação Diaconal (Frad) – a Conferência terá a participação do presidente da Rede Miquéias, René Padilla.
Nome conceituado no universo cristão internacional, Padilla vai ministrar duas palestras na segunda-feira (11). Pela manhã, o tema será “A missão de Deus e a nossa” e, à noite, “A Igreja local como agente de transformação integral”.
O presidente da Visão Mundial, pastor Ariovaldo Ramos, também está confirmado para falar sobre dois temas de grande interesse para a comunidade eclesial: “Nossos sonhos para as Igrejas”, na noite da sexta-feira (9) e “Missão Integral na América Latina e no Brasil”, à tarde do dia 11.
O lançamento da Rede Miquéias no Nordeste está a cargo do deão da Catedral Anglicana, Sérgio Andrade, que também coordena o Programa de Apoio à Ação Diaconal das Igrejas (PAADI) da Diaconia. Segundo Andrade, essa conferência visa despertar a sensibilidade das igrejas para o exercício pleno da função social, além de divulgar o trabalho da Rede Miquéias em todo o mundo.
A Diaconia participa da coordenação da Rede Miquéias na América Latina. Através do PAADI, a instituição atua no Nordeste brasileiro desenvolvendo atividades que favorecem o engajamento das igrejas em propostas de transformação social.
A Rede Miquéias foi criada em 1999 para promover o fortalecimento da missão integral da Igreja, da capacidade das organizações em responder de maneira bíblica às necessidades dos oprimidos. Também é seu objetivo influenciar os líderes das sociedades a defender os direitos dos injustiçados.
Fonte: ALC