Uma ação do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) levou uma dupla de policias militares a uma escola pública e, no meio da palestra, os soldados cantaram a canção Conquistando o Impossível. O vídeo do momento se tornou um viral nas redes sociais.
Os irmãos Júnior e Rhay Farias, soldados da Polícia Militar do Paraná, visitaram uma escola na cidade de Japurá (norte do estado), palestraram sobre os males do consumo de drogas e, em determinado momento, cantaram a música que ficou conhecida na voz de Jamily.
Com mais de 500 mil visualizações e 16 mil compartilhamentos no Facebook, o vídeo gravado na Escola Municipal Irineu Batista Câmara mobilizou os internautas, muito por causa da mensagem que a música transmite:
“Campeão, vencedor. Deus dá asas, faz teu voo. Campeão, vencedor. Essa fé que te torna imbatível. Te mostra o teu valor”.
Polêmica
A apresentação dos PMs cantando uma música gospel foi vista por uma parte dos usuários das redes sociais como uma ofensa ao conceito do Estado laico. Essa interpretação de que o Estado deve suprimir as manifestações religiosas vem se tornando bastante comum atualmente.
“Essa escola é pública? Se for, precisamos lembrar que o Estado é laico! Se meu filho estivesse nessa escola eu processaria a direção!”, escreveu uma internauta.
“Policial não tem que fazer culto em escola. Será que todas essas crianças são evangélicas? São cristãs? Isso é lavagem cerebral”, reclamou outro usuário do Facebook.
Porém, o conceito adotado pela Constituição Federal é que o Estado deve se abster de interferir nas religiões, e atuar como um agente de proteção do direito à liberdade religiosa, sem privilegiar nenhuma delas.
Como a apresentação musical dos policiais não fazia proselitismo, defesa de doutrina ou indução à crença, outros internautas rebateram as críticas lembrando que a música escolhida transmite uma mensagem de esperança e motivação.
“Melhor que uns funks que andavam ensinando na escola da minha pequena! São verdadeiros instrumentos de Deus”, ponderou uma mãe, em meio a diversos comentários destacando o potencial positivo da iniciativa.