O evangelista pentecostal Todd White divulgou um vídeo com perguntas e respostas em seu canal no YouTube e falou sobre a necessidade de compreender que a fé não necessariamente influência numa ação de cura milagrosa de um problema de saúde.
O assunto surgiu a partir de perguntas como “por qual motivo não ocorre mudança física quando oramos por cura?” e “falta de cura é resultado de pouca fé?”. Todd White então, disse que a fé deve ser exercida pelo doente e por aquele que ora.
“Muitas vezes, quando as pessoas não veem algo acontecer, elas têm que apresentar uma razão lógica do por que não [aconteceu]. E a coisa mais fácil é culpar você por isso”, afirmou o evangelista, tecendo uma crítica a parte das lideranças evangélicas.
“Quando um pastor está orando, todos os olhos estão no pastor, e então ele é o homem de Deus. Se [a cura] não acontece com os pastores, às vezes eles precisam disfarçar para proteger sua imagem. E, infelizmente, isso custa a você. Então você tem que deixar isso de lado, porque não é o Senhor. Jesus não disse essas coisas para você”, acrescentou.
Todd White em seguida explica que Jesus nunca culpou as pessoas por terem falta de fé ou que isso o impedisse de fazer milagres. “Antes de tudo, Jesus nunca culpou ninguém, e [a cura] sempre acontecia quando Ele orava […] Colossenses 1:15 diz que Jesus é a imagem visível do Deus invisível. Então, quando você vê Jesus, você vê como Deus seria, como Deus reagiria, como Ele agiria, como Ele curaria, como Ele falaria”, comentou o evangelista.
“Então, quando você vê Jesus, vê uma imagem perfeita do Pai. Hebreus 1:3 diz que Jesus era a expressão exata do Pai. Jesus veio para revelar o Pai. Portanto, qualquer coisa que você ouvir de pessoas que não se alinham com a vida de Jesus não é de Deus. Tem que se alinhar com isso”, disse ele.
Mais à frente, o evangelista pentecostal compartilhou sua ideia sobre qual a influência da fé na concretização da cura, e sugeriu que o peso da responsabilidade está mais para a pessoa que ora, do que para a pessoa que recebe a oração: “Se estamos orando por alguém e não vemos avanço, precisamos nos mover de fé em fé, de glória em glória”.
“Não posso culpar a pessoa pela qual estou orando, porque a Bíblia não diz ‘estes sinais seguirão aos que oram’, ela diz ‘estes sinais seguirão aos que crerem: porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão’. Certo?”, insistiu.
“Portanto, quando alguém está orando e [a cura] não acontece, espero que a Igreja chegue a um lugar em que [quando] disserem: ‘Bem, você precisa de mais fé’, ela responde ‘espere um minuto, a Bíblia diz que eu deveria procurar alguém para orar e preciso da sua fé, então, por favor, ore por mim. Eu preciso da sua fé. Se você tiver fé, eu serei curado’. Isso praticamente aniquila o ‘tenha mais fé’”, encerrou.