Descoberta de arqueólogo dá respaldo ao relatos bíblicos sobre o rei Davi e Salomão

16

Recentemente o arqueólogo Josef Garfinkel divulgou o resultado de escavações nas quais foram descobertas ruínas da cidade de Khirbet Qeiyafa, no vale de Elá, localizada perto do lugar onde, segundo os relatos da Bíblia, Davi matou Golias.

– Não sabemos muito da história, política ou da urbanização nos tempos de Davi. Sem a Bíblia. Aqui, pela primeira vez, temos uma cidade fortificada do tempo do Rei Davi – afirmou Garfinkel.

No local, que marcações por carbono mostraram ser da época de Davi, o estudioso relata ter escavado dezenas de habitações. Ele acredita que três delas foram utilizados para fins religiosos. Garfinkel, que trabalhou em parceria com a autoridade de antiguidades de Israel, apresentou ainda uma série de artefatos religiosos encontrados durante a escavação, em uma conferência de imprensa em Jerusalém.

– Temos duas caixas, uma feita de barro e outra de pedra que foram usadas? Para conservar símbolos de Deus – relatou.


No sítio arqueológico explorado pelo estudioso, não foram encontradas estátuas nem ossos de porco o que, segundo o estudioso, denota que os habitantes daquelas casas seguiam o mandamento bíblico para não comer carne de porco ou fazer imagens, ao contrário de seus vizinhos cananeus ou filisteus.

Além disso, vários objetos encontrados tinham a forma dos templos, confirmando a descrição bíblica encontrada em 1 Reis, que descreve o estilo arquitetônico do templo de Salomão. Josef Garfinkel ressalta a importância da descoberta afirmando que elas refutam argumentos de que a Bíblia foi escrita 800 anos depois do rei Davi, e que não possui conexão com a história real.

– Esta é a fortaleza de nosso argumento, temos memórias históricas incorporadas na Bíblia hebraica e as pessoas não podem dizer que Davi e Salomão foram figuras mitológicas. Eles eram verdadeiros seres humanos – conclui o arqueólogo, afirmando ainda que a Bíblia e arqueologia devem trabalhar juntas.

Por Dan Martins, para o Gospel+


16 COMENTÁRIOS

  1. Vocês perceberam que, ultimamente, está vindo a tona várias notícias que corroboram com as narrativas bíblicas, e até aquelas que não tem uma hipotética ligação, as quais não as contradiz?
    .
    O Rei está voltando…
    O Rei está voltando…
    Aleluia, Ele vem me buscar!!!

    • Pitagoras,

      O relevante no texto é que foi encontrada uma ruína e os testes de carbono indicaram uma data contemporânea a Davi e Salomão, os respaldos ficam por conta da descrição bíblica comparada aos achados da arquitetura, das hábitos e tradições da época e dos objetos encontrados. Se fica longe ou perto de onde supostamente Davi matou Golias, não interessa à grandeza do fato, pois esse outro argumento deve estar sendo estudado e “fica” dito pelo estudioso aí é por conta e risco dele mesmo e do que já se sabe cientificamente. A Arqueologia Bíblica não trabalha para desmerecer ou merecer Bíblia, ela trabalha para elucidar fatos históricos nas regiões das narrativas bíblicas e aí, eu admiro como os céticos das narrativas bíblicas se voltam contra a Ciência, que é tão usada como arma por eles próprios para não crer na Bíblia.
      Outra forma de separar as coisas cientificamente é compreender que a Arqueologia, a Antropologia Bíblica e outras Ciências afins não dão atenção às narrativas de fatos inusitados como por exemplo, estudar o mar Vermelho para confirmar que ele se abriu ao meio. Isso fica por conta de quem usa a fé e não a Ciência para acreditar ou desacreditar.

      • Pitágoras, veja bem. Eu digo a você que há 30 anos, matei uma pessoa e escondi o corpo do quintal da minha casa. Você vai pesquisando a minha vida, e descobre onde morei há 30 anos atrás. Vai lá, e começa a escavar. E encontra um corpo. Leva o corpo para exames, e descobre que as descrições do corpo batem. Faz mais exames, e descobre que aquela pessoa realmente morreu aproximadamente na data que lhe informei.

        Veja bem, a Bíblia descreve um reinado (Davi e Salomão), o local onde ele ficava aproximadamente, e outras descrições, como a existência de cidade fortificada no local e costumes do povo que viveu no local. Os arqueólogos escavam ali, descobrem evidências de cidade fortificada, não há estátuas (os israelitas, ao contrário dos outros povos que viviam na época, não faziam estátuas, obedecendo ao mandamento de Deus), não havia ossos de porcos (pois ao contrários dos cananeus que viviam na região, o povo israelita não comia carne de porco, por mandamento de Deus), entre outras coisas, como objetos e templos descritos na Bíblia, e as marcações de carbono mostram que os objetos são da data descrita na Bíblia.

        Pitágoras, menos.. menos..

        • Salomão, eu vejo que vc. defende a todo custo a bíblia, mas teste de carbono em minerais ? Evidente que não acharam ossos de porcos, mas isso também não comprova nada. Os povos semitas não tinham costume de criar porcos. Qual a data mesmo que a bíblia dá para Davi e Salomão ? – Repito, leia o post (e os links) de John John Machado, acima.

          • me metendo na conversa.. o pita, se vc fosse arqueólogo, seus questionamentos teriam sentido, mas fala sério, a ciência só serve quando contraria a Bíblia né? quando ela apresenta evidências bíblicas não serve? e por acaso só acharam minerais pita? se não acharam ossos de porcos, significa q acharam ossos de outros animais né pita? e os cananeus não consumiam carne de porco pita? se o próprio pesquisador está afirmando:

            “os habitantes daquelas casas seguiam o mandamento bíblico para não comer carne de porco ou fazer imagens, ao contrário de seus vizinhos CANANEUS OU FILISTEUS”.

            pita, qualquer descoberta que favoreça os relatos bíblicos vc não acredita. mas se o cientista descobrir um pedaço de osso de dedo todo destruído, e disser que: provavelmente é um osso de Jesus, aí vc acredita na hora e sem questionar.

          • as descobertas não estão PROVANDO que a Bíblia é real pita, são apenas evidências, possibilidades, mas essas descobertas, vão se somando a outras com o passar do tempo, é assim q funciona a ciência, ou acha q Darwin fundamentou sua teoria em uma única descoberta? aos poucos a verdade vai aparecendo.

      • Se me fosse possível ler os comentários de John John, faria com gosto, mas, por algum motivo desconhecido, não estou visualizando os comentários do Facebook. A minha opinião é por conhecimento próprio, pois estudei Arqueologia e Antropologia durante um período na faculdade. A Arqueologia tem um ramo denominado Arqueologia Bíblica que trata de estudar e elucidar alguns fatos históricos comparando- os com as narrativas e as descrições bíblicas. Como eu disse, ela não tem como objetivo endossar fatos extranaturais, mas elucidar a história diretamente ou indiretamente ligados ao fatos bíblicos.

  2. POSTEI DA PAGINAS COLUNAS GOSPEL SOBRE O JUDAS CAIO FABIO
    tenho que concordar em numero genero e grau com o caído caio fabio, a inserção diabólica através de lideres caídos preocupados apenas com sua vaidade, leva as raias da loucura, vemos que a perseguição contra a igreja realmente já começou, eu diferente da raquel , já havia constatado e denunciado aqui, sendo chamado de perseguidor, mas eles faziam isto subliminarmente, disfarçavam em suas reportagens seu apoio aos gays, a porta dos fundos midia extremamente diabólica, mas agora , assim como a estrela caída stardust, abriram o verbo, se posicionam a favor de seu mestre caído e insano, e contra pastores e igrejas, realmente viraram inimigos de DEUS, não que apoie silas e sua tecnica de prosperidade, ou o idiota do feliciano que se vendeu ao pt, mas generalizar, a menina dos olhos de Deus, a igreja do senhor, é dizer que Deus saiu do controle, que agora AS OU B governam, o lugar santo no lugar do santo, lembrem o ESPIRITO SANTO AINDA NÃO FOI RETIRADO DA TERRA, A IGREJA AINDA NÃO SUBIU, DEUS AINDA ESTÁ NO CONTROLE, ESTE INFAME MANIPULADOR DE MENTES CAIO FABIO E SUA SEQUITA LEGIÃO DE ADORADORES, MALINOS E MAL INTENCIONADOS, ALIADOS A SILAS MACEDO RR VALDEMIRO TERRA NOVA SEM ESQUECER TERRA NOVA E FELICIANO, SÃO TUDO FARINHA DO MESMO SACO, FARINHA ESTRAGADA, IMPRÓPRIA PARA SE PRODUZIR ALIMENTOS, SEM FALAR NOS ARTICULADORES ESPALHADOS, POR ESTE SITE, MANIPULADOR, QUE DESAPARECE COM COMENTÁRIOS NOTICIAS INTEIRAS, VEDA A PARTICIPAÇÃO NA PAGINA DE QUEM POSTA A SEU BEL PRAZER, REALMENTE, A PERSEGUIÇÃO A IGREJA COMEÇOU

    • Tem certeza que vc esta falando da igreja atacando os Pastores,lideres religiosos que pregam somente o que esta escrito na Bíblia Sagrada(bem alguns lideres pregam o que esta escrito,mas não queira ser juiz) em quem vc acredita amigo nas escrituras ou no que o Homem diz estar escrito.Assim disse Jesus (conhecereis a verdade e a verdade vos libertará)( Eu sou o caminho a verdade e a vida)(Existe somente um Mediador entre Deus e o homem Jesus Cristo) OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOHHHH GLÓRIA.

      • AMIGO DE DEUS
        Por acreditar exatamente nestes versículos que voce postou é que originou meu primeiro post, talvez não leu com atenção devida, mas leia novamente e veras que ali apenas atras da verdade, e tão somente da verdade, postei sobre a influencia anti-Cristo que não só posta aqui como comentador bem como escrevem noticias e colunas no g+ fazendo apologya aos gays e contra a igreja…e veja não me julgues sem conhecer a verdade pois só ela pode te libertar, não me julgues sem antes entrar pelo caminho a verdade e a vida que se chama JESUS e este a qual sou representante, com a devida promessa, que eu não me preocupar com que deveria falar pois ele colocaria palavras na minha boca., e que só ele possa ser o mediador entre DEUS e o homem e que também possa mediar esta conversa, que em Cristo Jesus te desejo a paz do senhor

    • ME DIGAM DE QUAL LADO VOCE ESTÁ EIS A MINHA RESPOSTA
      olhando pelo prisma do escritor, vi que despertou dentro de mim um turbilhão de pensamentos uns bons e outros nem tanto, me lembrei da história que descrita no novo testamento fala da mulher com um fluxo de sangue, e que havia gastado tudo quanto tinha com os médicos e por nenhum deles puderá ser curada.
      primeiro pensamento…que em volta de Jesus sempre existe duas multidões, aqueles que experimentaram do seu amor e poder recebendo a cura através de seus milagres, seja no humano ou no espiritual, e que estes milagres aqui como aconteceu através de jesus acontece hoje através de homens e estes dizem que o representam, então se acontece algo poderiamos dizer que são de DEUS. pois o próprio Cristo disse que satanas não expulsa seus proprios demonios para não dividir o reino..disse Jesus deixai pois se é por nós não é contra, então como julgar se são por Cristo, se estão fazendo milagres se estão curando se estão expulsando demonios se as pessoas tinham gasto tudo que possuiam com médicos e não haviam sido curadas por eles, agora aparece alguém e em nome de Jesus os cura….turbilhão de pensamentos… tem aqueles então que servem a Jesus e andam atras dele incondicionalmente, seja em que igreja for e seja o pastor que for seguem simplesmente a Jesus, não se perguntam se os lideres andam de helicoptero ou se tem mansão, se ficou rico com a igreja, simplesmente andam atras de Jesus, e onde receberam o milagre la ficam, alguns como está mulher que gastou tudo que tinha com médicos, ou poderia ser aquele pai ou pai que prefira mil vezes ver seu filho dentro da igreja dando todos seus recursos, que destruido levando seus recursos para um buteco, e este trazendo dentro da casa brigas desavenças desafetos tristezas e dor, ou quem sabe para traficantes, onde não só gastam seu dinheiro mas perdem também a dignidade familia amigos muitos viram ladrões para sustentar seu vício se prostituem, vão para o fundo do poço, então tem gente assim atras de Jesus, pergunto se os lideres são podres, porque acontece milagre, será que as pessoa que la estão e la receberam seus milagres vão para o inferno caso seu lider seja um ladrão oportunista, e se for porque acontece milagres la e não em outros lugares onde os pastores são pobres e desmazelados.
      tem a segunda multidão, daqueles que estão doentes fracos espirituais, desiludidos, cabeça baixa, mas não tem coragem de ir a Cristo para receber seu milagre, até veem os outros abençoados, mas são contra levantam centenas de teses contra este evangelho, levantam questões morais, se colocam no lugar de advogado de DEUS sem que DEUS os tenha chamado para isto julgam, distribuem textos mensagens, querem fechar a porta para o oprimido e doente, querem que estas igrejas desapareçam querem que seus pastores desapareçam , querem que o trabalho de evangelização que fazem desapareça, querem que as missões que eles fazem desapareçam, vejo que só não fazem mas querem que a outra multidão que faz deixe de fazer.
      não pensam que o evangelho entrou no Brasil através de pessoas que doutro lado do mundo deram seus recursos para isto acontecer, ao ponto de poder dizer, que não há no Brasil quem quer que seja que não tenha recebido a o evangelho se não fosse desta maneira, agora esta outra multidão mesmo tendo recebido porque alguém pagou para isto, querem que esta porta se feche……
      primeira pessoa deste texto de Jesus..a filha de jairo está em lucas cap. 8 e versículos 40 a 56… só vão a jesus na hora da morte
      segunda pessoa…aquelas que já gastaram tudo que tinham com seus médicos, isto inclue promessas velas macumbas ciencia, ou seja tentaram de tudo antes de ir a Jesus
      terceira pessoa e esta uma que já acompanhava a Jesus pergunta mas mestre como alguém te tocou se a multidão te oprime…ou seja um crente incrédulo, que mesmo ali junto vendo ouvindo sentindo, tem duvidas se o senhor está no negócio…para eles tem a resposta de Jesus alguém me tocou pois de mim saiu virtude….
      quarta pessoa e esta só tinha esperança que se ao menos tocar nele receberia sua cura, não era crente não acompanhava Jesus aind mas creu, a resposta para ela é tem bom animo filha a tua fé te salvou, então independente de estar dentro deste ou daquele grupo a sua fé a salvou independente deste ou daquele pastor , independente desta ou daquela igreja a sua fé a salvou
      quata pessoa esta no versículo 49 , e é oque acontece agora aqui, o esfria crente, principal da sinagoga mas esta de satanas, perturbado enfatuando sem ter sido chamado se colocando como juíz e sacerdote sobre o povo de DEUS
      Responder Comentar
      clamando disse: 12 de janeiro de 2014 ás 15:43
      voltando para estes jesus diZ para os que estão atras dele a sua grande multidão versículo 50 não temas crê somente e será salva
      tem aqueles que só reclamam sim aqueles que se a igreja faz missões é porque o pastor já roubou demais e não fez mais que a obrigação, se não faz é porque seu negócio é entrar na lista da forbes na verdade estão loucos é que esta obra deixe de ser feita…mas para estes a resposta é parem de reclamar e chorar esta obra não está morta, só dorme
      tem aqueles escarnecedores que riem deles gostam quando se publica matéria escarnecendo chamando de ladrões, pois para eles está obra está morta e isto é alegria, da mesma forma em que os demonios comemoraram a morte da cruz, mas quando viram Cristo triunfou sobre eles e expos a eles publicamente envergonhados, assim também estes todos que hoje lutam e escarnecem comemorando ..serão publicamente envergonhados, quando Jesus voltar e separar aqueles que deram frutos daqueles que enterraram seu talento ou deixaram seu talento ser usado pelo diabo
      e por ultimo tem aqueles que estão na multidão de Jesus versículo 56 que ficam maravilhados quando veem o espirito voltar sobre a vida de quem estava morto, que estava doente, que estava endemoniado, aqueles que creem ficam maravilhados ao ver que ainda DEUS ESTÁ NO CONTROLE E QUE ELE NUNCA ERRA.

  3. Um raciocínio lógico: Se acreditar na bíblia e viver conforme seus ensinamentos nos dias de hoje com certeza viverei bem sem complicações em minha vida diária. Se não viver conforme a bíblia pode ser que viverei bem (particularmente acho que não) porém quem sou eu para afirmar isso, pois ninguém jamais tanto crentes como ateus ou qualquer tipo de pessoa irá dizer que está vivendo mal. Se a bíblia estiver correta a vida após a morte será uma maravilha para aqueles que seguirem seus preceitos. Resultado: Prefiro viver segundo seus ensinamentos porque não me tiram as coisas boas da vida e ainda tenho esperança de viver eternamente após a morte. Se estiver certo maravilha e se estiver errado estarei no mesmo lugar onde todos estarão, logicamente então como nunca quero morrer e ninguém quer mesmo. Porque não crer? Porque esperar tempo ruim? Se tenho chance de vencer a morte porque não querer isso? Não tenho nada a perder só a ganhar! A matemática é simples:
    Cristo + Vida Diária= Vida Eterna ou Morte Eterna
    Vida diária sem Cristo= Morte Eterna
    Vejam que em nossa conta na primeira opção tenho duas possibilidades e na segunda opção uma única possibilidade. Prefiro logicamente a primeira opção que me dá esperança de um resultado melhor. Difícil de entender isso?
    Você é quem decide amigão?

DEIXE UMA RESPOSTA