O que parecia impossível tornou-se realidade! Quatro crianças, incluindo uma de apenas 11 meses, foram resgatadas com vida após ficarem mais de 40 dias perdidas, sozinhas, na selva amazônica colombiana.
O resgate ocorreu na última sexta-feira, sendo um feito que para muitos pode ser considerado um milagre. Isso, porque, além da sobrevivência na selva, todas as crianças resistiram à queda do pequeno avião em que estavam. A mãe delas, infelizmente, faleceu no acidente.
Maria Fátima Valencia, avó das crianças resgatadas, atribui a Deus a capacidade de sobrevivência de Lesly Jacobombaire Mucutuy, de 13 anos; Soleiny Jacobombaire Mucutuy, de 9; Tien Noriel Ronoque Mucutuy, 4; e Cristin Neriman Ranoque Mucutuy, de 11 meses.
“Eles me disseram: ‘Encontramos seus netos’. Não acreditei naquilo. Uns 15 minutos depois, os militares tornaram a me telefonar. Aí, sim, passei a acreditar. Fiquei contente com a notícia”, disse ela ao Correio Braziliense, recordando da ligação que recebeu dos militares do Exército Colombiano na sexta passada, por volta das 17h30.
Oração e fé
Dona Valencia disse que durante o período em que os netos ficaram desaparecidos, ela e outros não desistiram de orar a Deus, mesmo com a pouca probabilidade de sobrevivência de crianças em um ambiente tão inóspito e repleto de perigos.
“Eu nunca baixei a guarda. Toda essa gente fez orações”, disse ela, que também agradeceu o apoio constante dos militares. “Neste mundo, não existe ninguém acima de meu Deus. E Deus é muito grande. Fez com que as crianças aparecessem, depois de um mês e nove dias”.
Segundo a avó, as crianças resgatadas aparentam estar em estado de choque e se encontram fisicamente fragilizadas. Elas estão recebendo cuidados especiais para se recuperar o trauma do acidente e do período de terror na selva colombiana.
“Pouco a pouco vamos perguntando algumas coisinhas para eles, mas precisamos deixar que descansem. Estão assustados, por seus corpos e por todos os ruídos na selva. Quase nada falaram”, contou a avó.