Familiares de pacientes com Mal de Parkinson podem sofrer de depressão
Pessoas muito próximas (como pais, filhos e irmãos) a portadores de Mal de Parkinson podem contrair distúrbios ligados à ansiedade e depressão. É o que alerta um estudo publicado pela Mayo Clinic. A pesquisa mostra que o risco é potencializado em famílias de pacientes que desenvolveram a doença antes dos 75 anos.
O neurologista Walter Rocca, autor do trabalho, explica que será necessária uma nova pesquisa para determinar a natureza desta pré-disposição, que pode ser genética, fruto do ambiente ou uma combinação de ambos os fatores.
A doença de Parkinson resulta na perda de células cerebrais que são responsáveis pela produção de dopamina, mensageiro químico do cérebro que ajuda a controlar os movimentos musculares. Outro problema do Mal de Parkinson é a produção insuficiente de um segundo mensageiro químico chamado Gaba, que inibe a transmissão nervosa e a atividade nervosa excessiva.
Classificada como uma doença neurológica crônica e progressiva, manifesta-se, normalmente, depois dos 50 anos de idade e afeta, aproximadamente, duas em cada dez pessoas. Entre os sintomas, estão: tremor durante o descanso, rigidez muscular, perda do controle sobre a postura e movimentos lentos.
Fonte: Elnet