Uma escola localizada na cidade de Jaraguá do Sul, a cerca de 180 km de Florianópolis, está fazendo o maior sucesso no estado depois que estipulou uma multa aos alunos que falarem algum tipo de palavrão. O valor é simbólico, apenas dez centavos, mas ganhou o apoio de todos os estudantes.
O Colégio Evangélico de Jaraguá criou a multa há quase um ano e com o dinheiro arrecadado com os palavrões dos alunos já foi possível comprar alguns livros.
Segundo a coordenadora da biblioteca, Ana Luiza Fonseca, a idéia começou durante uma aula de língua alemã e logo ganhou o apoio de todos. “O professor de alemão teve a idéia durante uma aula e, como virou um sucesso, acabamos ampliando a lei dele”, diz. “Os próprios alunos acabam entregando os colegas que falaram algum palavrão e ajudam na cobrança dos R$ 0,10 de multa.”
Fonseca é a responsável pela cobrança das multas e afirma que presta contas de cada compra realizada com o dinheiro arrecadado. Na biblioteca, existe um cartaz na entrada avisando da proibição e da existência de multa caso alguém deixe escapar algum palavrão.
“Está funcionando muito bem, os alunos diminuíram com os palavrões e ajudam a policiar os colegas”, destaca. “Ninguém quer ser multado aqui”.
A instituição de Jaraguá é uma das mais tradicionais do Vale do Itajaí. Existe há exatos 100 anos e atende alunos do maternal ao ensino médio. Os recordistas dos palavrões, segundo Ana Luiza, são os estudantes da 5ª à 8ª séries. “Eles são os mais multados aqui no colégio”, brinca.
Fonte : Rádio Grande FM