Há espaço para cooperação entre evangélicos pentecostais e católicos, diz padre Elias Wolff

11

A Igreja Católica está promovendo em todo o hemisfério sul, entre os dias 12 e 18 de maio de 2013, a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos.

Em meio a essa campanha promovida pela denominação, o assessor da Comissão para o Ecumenismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Elias Wolff propôs aos católicos que reflitam sobre a contribuição dos evangélicos pentecostais para o cristianismo em geral, e para a missão católica especificamente.

De acordo com Wolff, igrejas evangélicas pentecostais, embora não façam parte do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC), são convidadas em eventos da entidade e a Igreja Católica tem buscado dialogar com essa vertente.

Para Wolff, um dos grandes aprendizados que podem ser absorvidos pelos católicos são as experiências espirituais dos evangélicos: “Esta experiência é própria de todo o cristão, mas não há dúvida que são os evangélicos quem têm o uso da Palavra mais frequente que muitos católicos”, diz o padre.


O empenho dos evangélicos na evangelização também deve ser observado, segundo Wolff, que observa que no mundo pentecostal, a consciência missionária é muito desenvolvida junto aos fiéis.

“Nós falamos muitas coisas sobre o pentecostalismo que nem sempre corresponde a realidade, fundamentado numa falta de conhecimento sobre o que de fato ele é. A pentecostalidade é uma característica de todo cristão, não só dos evangélicos”, pondera o padre, de acordo com informações do site da Canção Nova.

Para Wolff, muitas características marcantes dos evangélicos pentecostais são próprias do cristianismo, e há possibilidade de serem desenvolvidas pelos católicos: “Há uma série de elementos que, não sendo exclusivos dos pentecostais, pois são também nossos [dos católicos], nos indicam, de alguma forma, um modo de assumi-los. E há de reconhecer que há espaço de cooperação na missão, se pensarmos nesse sentido”, ressalta o padre.

Por Tiago Chagas, para o Gospel+


11 COMENTÁRIOS

  1. BEM! PARECE que igreja católica quer se redimir de seus pecados do passado, quando queimava em praça pública seus semelhantes por crime de opinião. Queimava em praça pública seus semelhantes por crimes imaginários, como por exemplo: bruxaria

    • É.. parece que o protestantismo terá a oportunidade de se redimir de seus pecados do passado, quando chegaram a escarnecer fisicamente monges e passar-lhes sal em suas carnes ainda vivas… na Suíça O descobridor da circulação do sangue foi queimado em Genebra, por ordem de Calvino… e muitas e muitas outras atrocidades realizadas pelo protestantismo no mundo todo, também ocorreu no Brasil… puramente por não professar os mesmos pensamentos de um ou outro, visto que tal “inquisição” ocorreu entre os próprios protestantes…

      • Bem, parece que o amigo Nilson de Simas tá precisando se informar melhor, principalmente sobre a história de João Calvino, um dos grandes reformadores que deram início ao protestantismo e grande entusiasta de uma “fogueirinha”…
        Não! Não sou católico! Nem protestante! Sou um cristão que não segue nenhuma doutrina religiosa.
        Parabéns para o padre! Essa aproximação já deveria ter acontecido há muito tempo!
        Apesar das singularidades encontradas em cada doutrina, os cristãos, de um modo geral, devem ser unidos. Afinal, o amor de Cristo nos uniu.

        • ESTE TAL DE Jesus não tinha uma mensagem de pluralidade de crenças, pois mandava seus seguidores venderem a terra, o gado, nada de cuidar do futuro dos filhos, simplesmente segui-lo porque era a luz e ninguém chegaria ao pai a não por ele, estabelecendo assim, a exclusividade da senha para a salvação e condenando pela ignorância da revelação, bilhões de pessoas que existiram antes de sua vinda, bilhões de muçulmanos, bilhões de hindus, bilhões de budistas, bilhões de indígenas, bilhões de comunidades insulares mundo afora, que jamais ouviram falar neste tal de Cristo, o que inevitavelmente nos leva à conclusão de que era apenas mais um boçal e arrogante com mania de messias.

      • AMADO IRMÃO, por isto é que não me canso de afirmar que as religiões representam a desgraça da humanidade, não há uma só carnificina na face da terra que não tido um deus na equação, ainda que de forma oblíqua. Numa relação custo/benefício chegamos facilmente a uma equação em que a soma das partes é bem menor que o todo, portanto seria bem melhor que não existisse. Ela gera subespécie, categorias e gêneros de humanos, onde alguns são especiais e iluminados e o resto a escória que arderá no fogo do inferno, produzindo assim, uma horda lunáticos narcisistas.

        • “Lamentável, você acreditar nos enganos do diabo, pois o diabo arderá no lago de fogo e enxofre, e se vc. continuar por este caminho você fará companhia paro o diabo no lago de fogo, que é o juizo final.’

          • A INTIMIDAÇÃO, A AMEÇA e a premunição de um futuro de desgraças. Ademais, dislexia presente, pois o ateu não acredita na existência do deus, logo não acredita na existência do diabo. Como esperar tal percepção de quem acredita em cobra falante e jumento conversador.????? Pobre cérebro, prisioneiro escravizado pelo inferno da ignorância e crendices. É de dar dó.

  2. Com todo o respeito a os católicos, pois só o Senhor pode nos julgar. Mas há um abismo entre os católicos e evangélicos , a começar pela adoração deles à Maria, algo que Deus não determinou. Por aí dá pra perceber que é impossível aproximação. A não ser para os evangélicos que não são verdadeiramente convertidos.

  3. ALVISSAREIRAS NOTÍCIAS nos chegam aos ouvidos, na Alemanha os templos católicos estão sendo vendidos por falta de fiéis. Enfim uma luz no fim do túnel.

    CATOLICISMO – para os que não se importam em comungar com ritual pagão (Osíris) insano e bizarro de canibalismo e vampirismo, ao postularem a transubstanciação da bolacha e do vinho, no corpo e no sangue de alguém.

    SE AMANHÃ pela manhã eu falar algumas palavras em latim para minha panqueca e copo de vinho, alegando ser o sangue e o corpo de Elvis Presley, certamente serei internado por problemas mentais. Não é mesmo AMADO IRMÃO??

  4. agora ja sabem por que a nova novela do carrasco é uma crente ecumenica, hehehe é o capeta ta solto e sua matriz dos infernos chamada globo vai fazer de tudo para promover a entrada do anti-CRISTO e até no site cristão g+ tem aqui colocado ateus para difundir idéias hereges contra a igrejas e pastores e a favor do ecumenismo e do adversario de CRISTO, aqui tem um em especial jgmix pai das safadesas mãe das malandragens de simas, defensor do carrasco

    • OUTRORA queimavam em praça pública os que deles discordavam. Como não lhes é permitido fazer mais isto, fazem o proselitismo demagogo chupeta de fundo de quintal, para néscio ver. E eles vêem facilmente, pois o cérebro capaz de conceber uma cobra falante e um jumento conversador, já foi abduzido em sua cognição.

DEIXE UMA RESPOSTA