Evangélico tido como um dos principais compositores de funk do Rio é membro da Assembleia de Deus

13

Conhecido como Praga, o compositor de funk Thiago Jorge Rosa dos Santos é evangélico e respeitado pelos MCs que tocam tanto o “pancadão” (estilo com letras de forte conotação sexual), quanto o “ostentação” (que valoriza os bens materiais).

Membro da Assembleia de Deus, casado e postulante a estudante de direito, o jovem de 28 anos diz não gostar dos bailes: “Sou tímido, tímido, tímido. Para ser MC, o cara tem que gostar de tumulto. Minha vocação é o lado chato, de ficar em casa, pensando, lendo, assistindo aos meus documentários, para, aí sim, fazer a minha crônica do dia a dia e transformar isso em música”, afirmou Praga em entrevista à Folha de S. Paulo.

O apelido, segundo ele, vem do comportamento bagunceiro na infância, quando surgiam as primeiras músicas no estilo que hoje, o coloca entre os principais compositores de funk, na visão de alguns MCs, como Mr. Catra, por exemplo. “Escrevi minha primeira música aos oito anos. Meu irmão era MC e foi pra ele que eu dei a minha primeira rabiscada”, diz.

Demonstrando opinião crítica, o aspirante a advogado nega que as músicas façam apologia ao crime, e diz que as composições usam a liberdade de expressão para relatar a realidade: “Apologia ao crime não existe. A gente faz uma crônica do dia a dia. Se não houvesse o crime, nós não falaríamos disso. Já viu funk que fala de ET? Esse crime de apologia fere a liberdade de expressão”, defende-se.


O tom crítico também ganha contornos politizados sobre a sociedade: “Temos o dever de levar um funk com cunho político, que mostre essa situação, para fora da favela. Mas você já viu algum funk desses na TV? Nunca. Lá só querem saber de Naldo e Anitta, ninguém quer levar o cara da Vila Cruzeiro que discute segurança pública. Nem as leis de incentivo à cultura nos ajudam. Se o projeto tiver funk no nome, pode esquecer”, lamenta.

Ganhando aproximadamente R$ 5 mil por composição que escreve, Praga conta que ainda não é “membro efetivo” da Assembleia de Deus, e compreende que protagoniza uma situação inusitada: “É um paradoxo. Gosto de uma religião completamente contrária ao meu trabalho”, resume, antes de afirmar que apesar da fé, não se vê pronto para abandonar o funk: “Acho que esse dia chegará, mas ainda não sei quando”.

Por Tiago Chagas, para o Gospel+


13 COMENTÁRIOS

  1. Caso de polícia

    A Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB), que representa 40 000 pastores no país, está em guerra. Desde abril, o pastor Ivan Pereira Bastos foi eleito tesoureiro da instituição, mas não conseguiu assumir. A eleição de Ivan deveu-se aos votos da oposição ao pastor José Wellington Bezerra da Costa, presidente da CGADB há 26 anos.

    Mesmo com uma decisão judicial favorável à posse, ontem Ivan foi impedido de ocupar sua sala na CGADB. Sem alternativas, o pastor registrou ocorrência em uma delegacia de polícia da Zona Norte do Rio de Janeiro. Diz Ivan:

    – O José Wellington não me permite assumir porque sabe que fui eleito com votos da oposição e tenho compromisso com a transparência. Ao assumir a tesouraria todos sabem que eu vou abrir aquela “caixa preta”. Há fortes indícios de desperdícios do dinheiro dos associados em passagens aéreas e hotéis de luxo e principalmente de manipulação no processo eleitoral do ano passado para o atual presidente ser reeleito.

    FONTE: radar on line – veja

    http://youtu.be/cqWV8deq8ao

    • (Em relação ao comentário ´CASO DE POLÍCIA´, trazido pelo prezado Stardust, referente à denúncia feita pelo sr Ivan Bastos:

      ´´Para vos envergonhar o digo.
      Não há, pois, entre vós sábios, nem mesmo um, que possa julgar entre seus irmãos?

      Mas o irmão vai a juízo com o irmão, e isto perante infiéis.
      Na verdade é já realmente uma FALTA entre vós, terdes demandas uns contra os outros.

      Por que não sofreis antes a injustiça? Por que não sofreis antes o dano?
      Mas vós mesmos fazeis a injustiça e fazeis o dano, e isto aos irmãos.
      Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus?

      (1 Coríntios 6:5-10)

      A postura do sr Ivan Bastos é biblicamente reprovável; e acredito não ser proveitoso, absolutamente, difundir este lamentável caso, pois serve apenas como escândalo, não trazendo nenhum proveito à divulgação do Evangelho de Cristo ao mundo.

      ´´E disse aos discípulos: É impossível que não venham escândalos, mas ai daquele por quem vierem!´´ (Lucas 17:1)

      ´´Se Tu, Senhor, observares as iniqüidades, Senhor, QUEM SUBSISTIRÁ?´´ (Salmos 130:3)

      OREMOS UNS PELOS OUTROS. Quem está de pé, cuide para não cair. Não estou dizendo que devemos consentir com os erros, mas acredito que Deus não se agrada com dissensões que não sirvam para nosso crescimento espiritual, dos que lerem, e para divulgar o Evangelho, que é a ordenança que Jesus deixou para todo aquele que O serve.

      Paz.

  2. vejam só isto é caso de policia, hehehehe agora que tu só da fora camarada, disse que a rede esgoto de televisão era usado por DEUS para anunciar o evangelho, fizeram uma novela para arrebentar com os crentes e fizeram apologia aos gay, este fim de semana, deram férias para DEUS e colocaram o diabo no seu lugar enquanto DEUS pulava carnaval…realmente teu senso de julgamento é uma beleza, dea mesma forma julgou david cho, nem ao menos parou para pensar que em países como os comunistas xiitas muçulmanos budistas hinduistas, odeiam cristãos, e que o regime os persegue, não pensou que a igreja sempre esteve contra o governo terreno, nossos irmãos primitivos se escondiam em cavernas, ludibriavam o governo, na africa temmos missões que temos que esconder a comida e remédios roupas que mandamos para a missão, que o governo toma tudo e deixa os cidadãos passando fome, se ao menos entendesse que os governos não querem assim como voce missão, declarar as obras é pagar pelo serviço que deveria ser feito pelo governo e eles é que fazem…chego a conclusão que é um baita malandro..em defesa de satã

  3. Me digam:E para se sentir orgulhoso vendo este tipo de noticia?Qual e a intençao desta noticia?Ja nao tem gente o suficiente, convencidos e nao convertidos, espalhando heresias,doutrinas de demonios,escandalos,e vergonha muita vergonha,por ai?Precisa promover uma figura desta,que se diz compositor?Barulhos que fazem apologia a violencia,sexo,promiscuidade,rebeldia,baderna,influenciando toda uma geraçao a serem imbecis,irracionais,violentos e vagabundos.Acordo povo de Deus,leiam o livro do profeta AMOS,e entendam,aqueles que realmente querem entender.

  4. Está tudo errado mesmo, é novela que faz apologia ao homossexualismo e depois põe o ídolo gospel pra enganar, pra arrecadar e qualquer outra coisa menos Evangelho. E muitos evangélicos ainda concordam com isso, pois assistem essa porcaria toda e ainda fazem coro em prol de participações do mundo gospel, principalmente, no plim-plim. Tem igrejas que até mesmo montam ringues pra atrair adeptos da pancadaria. Atores, cantores e outros profissionais que se dizem cristãos, discordam que suas práticas profissionais muitas vezes são totalmente conflitantes ao Evangelho e não as abandonam. Pra não falar só de famosos poderíamos citar por exemplo advogados que devem, como cristãos, zelar pela verdade e honestidade, mas na execução de sua atividade fazem tudo igual ao mundão. Não estou dizendo que todos o façam, mas os que mais se destacam são os maus exemplos. Mas devemos nos impressionar com isso? Não. A Palavra de Deus é clara pois nos alerta que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos (2 Timóteo 3:1), virão escarnecedores, andando segundo as suas próprias concupiscências (2 Pedro 3:3), que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; (1 Timóteo 4:1). Vivemos um tempo onde tudo pode, tudo é permitido. Até esse lixo do funk é cultura agora. Ser evangélico é moda. Antigamente eu dizia, com orgulho, ser “católico não praticante”, parecia ter um certo glamour nesta afirmação. Pois agora a moda é ser “evangel”, mas pra que transformação! Aliás, o que e como é isso, transformação?

  5. TODAS AS IGREJAS, SÃO IGUAIS, CATOLICA, EVANGELICAS, PORQUE AS PESSOAS NÃO QUESTIONAM NÃO PEQUISAM, E COM A FACILIDADE DE SE FUNDAR IGREJA QUE SE TEM AQUI NO BRASIL…. ELAS PROCURAM SE ATRELAR A FIGURAS DE SUPOSTA INFLUENCIA… ALGUEM LEMBRA DE UM MOVIMENTO INTITULADO “ATLETAS DE CRISTO”…. A INDUSTRIA FONGRAFICA GOSPEL CRESCE CADA DIA QUALQUER ZE BULANGA QUEBRADOR DE CORDA DE VIOLÃO É CANTOR . ENTÃO PARTICAMENTE OBRIGAM OS “IRMÃOS” A COMPRAREM UM PRODUTO QUE EM NADA SOMA A VIDA DE QUEM COMPROU APENAS DO “PASTOR” COMPROVADAMENTE NÃO EXISTE UM SÓ MILAGRE FEITO POR QUALQUER UM DESTES PASTORES , MAS SIM MUITA FRAUDE….MAS É INEGAVEL O PODER DE PERSUAÇÃO QUE ESTES ABUTRES TÊM
    IRMÃOS “ACAUTELAI PARA OS FALSOS PROFETAS, ELES VÊM VESTIDOS DE CODEIROS, MAS SÃO VERDADEIROS LOBOS DEVORDORES” Mt 7:15

  6. Cuidado com a bala voadora, como a que matou o jovem mc em são paulo. Pode não dá tempo de você voltar prá Jesus. Você diz: Sei que esse dia chegará. O amanha pertence a Deus,os 5 mil reais prá você, é melhor que Jesus, Estou orando por voce

DEIXE UMA RESPOSTA