Nabeel Qureshi é um ex-muçulmano que se converteu ao Evangelho e tornou-se pregador da Palavra. Em setembro do ano passado ele foi diagnosticado com um câncer no estômago em estágio avançado, e desde então, vem compartilhando suas experiências.
O evangelista disse que o tratamento vem debilitando-o e, como consequência, passou mais de uma semana sem apetite para se alimentar. Nessa circunstância, os médicos decidiram que iriam implantar um acesso ao seu estômago para levar nutrientes diretamente, a fim de contornar a situação.
“Era um procedimento de emergência, porque eu não tinha comido por mais de uma semana”, contou Qureshi, ainda no hospital. Ele contou que o stent implantado pelos médicos para funcionar como acesso ao estômago se deslocou, indo em direção ao esôfago, o que lhe causou a “pior dor que já sentiu na vida”
“Eu só vomitava sangue enquanto me levavam para a emergência. Eu estava com uma dor traiçoeira. Eu nunca senti ou imaginei uma dor como essa antes. Era como se algo dentro de mim estivesse tentando explodir”, relembrou. Os médicos tentaram remover o stent por 60 horas, e nesse período, o evangelista sofria com dores intensas.
Foi nessa circunstância que ele viveu uma experiência sobrenatural: “Enquanto eu encarava a pior dor, eu ouvi vozes de tranquilidade. Não sabia se era a minha cabeça por causa da dor ou se o Senhor estava falando comigo. Mas eu senti uma presença que, apesar de não estar fisicamente lá, eu sabia que havia uma presença lá”, afirmou.
“Alguns amigos vieram orar por mim e eu estava pensando: ‘Eles colocaram as mãos na minha cabeça? Eles colocaram as mãos no meu estômago?’ Eu olhava para ver o que estavam fazendo, mas eles estavam de mãos dadas. Só que eu senti mãos na minha cabeça e no meu estômago. Eu pensei: ‘O Senhor me enviou anjos?’”, disse.
Depois de que o stent foi removido e o evangelista se recuperou do procedimento, ele teve certeza que foi visitado por anjos de Deus que o ajudaram a suportar a dor: “Deus estará lá. Ele enviará o Seu consolo, seja através do ministério de anjos ou através de Sua própria voz. Ele estava lá por mim e não acho que eu sou especial, então Ele também estaria lá para você, se você estivesse passando por algo assim”, comentou.
Em breve os médicos irão inserir outro tubo em seu estômago para que a perda de peso seja diminuída, e assim, o processo de recuperação seja retomado. “Eu estarei no hospital pelo menos por mais alguns dias, então eu apreciaria suas orações constantes”, pediu Nabeel Qureshi, segundo informações do portal Gospel Herald.
Conversão
Nabeel Qureshi revelou que se converteu ao Evangelho através de sonhos e muitas conversas com amigos cristãos, comparando as duas tradições religiosas. No livro Seeking Allah, Finding Jesus (“Procurando Alá, Encontrando Jesus”, em tradução livre), ele conta que cresceu acostumado a ouvir de seus pais que o cristianismo era uma “influência corruptora”, e que ele deveria ter orgulho da herança islâmica.
Segundo o evangelista, no islamismo os sonhos são muito valorizados pois os muçulmanos “não esperam que Deus fale com eles de forma direta”, em resposta às suas orações. Para Qureshi, esse é um dos principais motivos de tantos muçulmanos se converterem ao cristianismo após ter sonhos
Em setembro do ano passado, no dia em que completou onze anos de sua conversão ao Evangelho, Nabeel foi informado do câncer, e aproveitou para comentar a repercussão da notícia entre islâmicos e dizer que tem fé de que será curado.
“As pessoas estão dizendo: ‘Olhe para Nabeel, ele deixou o Islã e por causa disso, Alá o amaldiçoou’. Passei muito tempo em oração. Apenas pedindo a Deus, suplicando a Ele para não me levar para longe de minha esposa e da minha filha. Para não desfazer o trabalho que tem sido feito. Eu sabia que precisava de um milagre. Eu ainda sei que preciso”.