Há vários anos a Europa vem vivenciando um contexto de declínio em relação à fé cristã, apesar de alguns levantamentos já terem levantado uma reação em alguns locais. Na Noruega, por exemplo, um país majoritariamente ateu, um evento cristão conseguiu reunir pelo menos 9 mil pessoas recentemente.
Se trata do The Send, um movimento realizado inicialmente por evangelistas americanos que une o louvor a Deus, com apresentação de cantores e grupos diversos, com a ministração da Palavra, palestras e outras atividades.
Como se espalhou para outros países do mundo, a exemplo do Brasil, o The Send também foi parar na Noruega no último dia 25 (sábado), onde uma multidão se reuniu para ouvir sobre Jesus Cristo.
Andy Byrd, um dos líderes da JOCUM Kona e do The Send, fez uma oração inicial onde clamou a Deus por um avivamento no país. “Senhor, nos dê o grande privilégio de Te seguir pelas nações da Terra. Levante um movimento de missionários na Noruega, carregando o Seu amor pelas nações”, disse ele.
Contexto de ateísmo
Em 2018, segundo um levantamento do Estudo de Valores Europeus, 52,9% dos noruegueses declararam não acreditar em Deus, enquanto apenas 20% da população afirmou haver alguma importância a religião em suas vidas, segundo o Instituto Gallup.
A presença de mais de 9 mil pessoas no The Send, portanto, em especial sendo a maioria de jovens entre 20 e 30 anos, sugere que este cenário onde o ateísmo existe com força na Noruega, pode estar mudando.
“Eu realmente creio que há uma fome por avivamento neste lugar”, disse o pastor Téo Hayashi, líder do Dunamis Movement, segundo informações do Guiame. “Sei que o seu coração está em chamas por Jesus hoje, mas o desejo do Senhor é que essas chamas continuem se espalhando”.
Para Ben Fitzgerald, líder do movimento Awakening Europe, realmente está havendo uma mudança de perspectiva na Europa, onde a fé em Deus tem sido mais buscada e desejada.
“Tenho visto acontecer algo na Europa que é histórico”, disse ele. “Eu creio que o Espírito de Deus está dizendo nesta hora: Os noruegueses vão se tornar missionários para a Noruega. Você não está esperando alguém de fora, essa é nossa hora de agir.”