Um desafio de encontrar evidências contra o cristianismo levou um cético a entregar sua vida a Jesus Cristo e se tornar um dos principais apologistas contemporâneos: hoje, o ex-ateu tem148 livros publicados e 50 milhões de exemplares vendidos em mais de 100 países.
O testemunho de Josh McDowell começa ainda na faculdade, com sua incredulidade funcionando como uma isca para atraí-lo àquilo que seria sua transformação de vida. Ateu, foi desafiado pelos colegas a encontrar provas que desmentissem a narrativa da ressurreição de Jesus.
“Especificamente, eles me desafiaram a investigar as evidências da ressurreição. Eu pensei que era brincadeira. De fato, achei que seria fácil reunir as evidências que refutavam as afirmações de Cristo. Como gosto de um bom desafio, aceitei a oferta deles”, relembrou McDowell, segundo o artigo publicado na Fox News.
Dedicado, Josh McDowell usou as férias da faculdade fazendo viagens pelos Estados Unidos, Europa e Oriente Médio afim de estudar manuscritos antigos e reunir provas contra o cristianismo.
“Após meses de estudo, voltei a uma pequena biblioteca na Inglaterra. Me recostei na cadeira, coloquei minhas mãos na parte de trás da cabeça e disse: ‘É verdade, realmente é verdade’”, contou, recapitulando o momento em que se deu conta que sua incredulidade havia sido vencida.
“Desnecessário será dizer que a minha pesquisa tomou um rumo inesperado. Eu me propus a desmentir a ressurreição histórica de Jesus, mas acabei me tornando um seguidor de Cristo”, destacou, acrescentando que voltou para a faculdade com uma resposta diferente da esperada.
“A evidência histórica do cristianismo hoje é como um tsunami”, pontuou McDowell. “A quantidade de evidências que temos engloba o condição que me levou a acreditar em Cristo mais de cinco décadas atrás. As evidências textuais, arqueológicas e manuscritas estão aumentando regularmente”, acrescentou.
Agora, com cinco décadas de fé e um respeitável trabalho acadêmico, Josh McDowell contou que ainda é surpreendido com novas evidências sobre a ressurreição de Jesus.
“De acordo com o apóstolo Paulo, se Cristo não ressuscitou dos mortos, então o cristianismo é falso e os cristãos devem se compadecer (I Coríntios 15:14-17). Mas se Jesus ressuscitou, então o cristianismo é verdadeiro. A evidência está aí, se você estiver disposto a considerar isso”, finalizou.