Ex-ateu, escritor Josué Ferrer revela como se converteu ao Evangelho e diz que “a ciência e o cristianismo se completam”

16

O escritor Josué Ferrer, conhecido entre os militantes ateus por ter sido um aguerrido ativista ateu e ter se tornado cristão, explicou como se converteu ao Evangelho após anos de críticas e questionamentos à fé.

Na palestra realizada na Universidade de Alicante no último dia 09 de abril, Ferrer afirmou que era um “ateu irritado, profano e anticlerical que finalmente tornou-se um cristão”.

Recentemente, ele lançou o livro Por qué dejé de ser ateo (“Por que deixei de ser ateu”, em tradução livre), onde relata sua experiência de conversão, com a busca de respostas para as 50 principais críticas e questionamentos feitos pelos ateus em relação ao cristianismo, como “se Deus existisse ele teria se mostrado”, “Se Deus é bom, por que ele permite os infortúnios do mundo?” ou “Jesus era apenas um homem e não um deus”.

De acordo com o Protestante Digital, no livro Ferrer conta sua experiência pessoal, responde às perguntas e diz que “a ciência e o cristianismo não são incompatíveis, como erroneamente se acredita, mas sim complementares”.


Presente à palestra na universidade, o pastor Freddy Fernández comentou que “ao chegar à faculdade, alguns jovens sofrem uma crise de fé, e muitos não conseguem superar”, mas comemorou o fato de um ex-ateu dar seu testemunho e se propor a derrubar as crenças mais comuns no ateísmo.

“Quem melhor do que alguém que era ateu e teve uma conversão a Cristo para falar com os jovens de sua experiência?”, questionou o pastor, dizendo que a conferência poderia ser repetida em outros lugares, como ferramenta de afirmação da fé cristã.

Por Tiago Chagas, para o Gospel+

16 COMENTÁRIOS

  1. Carlos de Albuquerque

    Fora da religião existe sabedoria sim, agora, fora da Palavra de Deus, não, não há. A religião é criação humana, é cultural. Já a Palavra de Deus é de eternidade a eternidade, está sobremaneira além de qualquer religião. Leia o livro de Provérbios, o qual trata bastante da sabedoria. Segue alguns textos bíblicos para você refletir:

    O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência. Provérbios 9:10

    Porque o Senhor dá a sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento. Provérbios 2:6

    Todavia falamos sabedoria entre os perfeitos; não, porém, a sabedoria deste mundo, nem dos príncipes deste mundo, que se aniquilam; 1 Coríntios 2:6

    Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. Tiago 3:15

    E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. Tiago 1:5

    Que Deus te abençoe e te encha de Sua sabedoria.

  2. Marcos PauloSE O DEUS DA BIBLIA QUE VC SE REFERE. ME RESPONDA POR FAVOR POR QUE TANTOS ARREPENDIMENTOS DE UM DEUS SÁBIO. POR QUE TANTA GENOCIDEO P CONSERTAR UM MUNDO. POR QUE ACEITAR SACRIFICIO DE SERES VIVOS? POR QUE TANTO DESCONTROLE?TANTA IRA E MALDADE, PUNINDO CRIANÇAS AINDA NO VENTRE DE SUA MÃE, CRIANÇAS DE BERÇO? ONDE VC VÊ SABEDORIA NESSE DEUS. APONTE UMA PROVA DE SABEDORIA.

  3. Oras, Deus é amor, mas é justiça também, todo mundo é livre para escolher o caminho que queremos seguir, mas temos de arcar com as consequências, o povo escolheu servir a outros deuses, ao invés do Deus vivo, é lógico que não iria ficar por isso mesmo. Os Israelitas mesmo, quando foram libertados do cativeiro no Egito, mesmo Deus dando tudo, ainda viviam insatisfeitos, murmurando, servindo a outros deuses. Faraó mesmo com tantos sinais que Moisés fez, ainda assim, permaneceu de dura cerviz, sem querer obedecer ao Senhor.

    "Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor."

    Romanos 6:23

  4. eu mesmo, ao ler o livro do Êxodo primeira vez, fiquei a me questionar a respeito disso, q faraó e os soldados foram mortos, quando Deus fechou o mar vermelho, mas depois de continuar a leitura, depois de tantos avisos, tantos sinais feitos a vista dele, e ele com dura cerviz, sem querer enxergar, sem querer dar ouvidos a voz do Senhor, é mais do que lógico que ele mereceu, pois não deu ouvidos a voz do Senhor, preferiu desobedecer ao Senhor.

  5. Marcos Paulo ENTÃO VC SABIAMENTE ACHA QUE DEUS MANDA CORTAR CABEÇAS DE CRIANÇAS DE BERÇO POR PURA JUSTIÇA. MANDA CORTAR GRAVIDAS AO MEIO POR BOM E JUSTO? QUE JUSTIÇA HÁ EM GENOCIDEOS? MATAR CRIANÇAS INOCENTES. ISSO É MALDADE, TIRANIA, FANATISMO. NA VERDADE ISSO ERA UMA PRATICA DOS EXERCITOS (ESTUPRAR INCLUSIVE). E ISRAEL O FAZIA EM NOME DE DEUS, APENAS P JUSTIFICAR TANTA MALDADE. TÃO SIMPLES ENTENDER. SEU DEUS É TAO BOM QUE DIZ: ME ACEITE FILHO,EU TEAMO…MAS SE NÃO ME ACITARES TE LANÇAREI NO INFERNO E AMALDIÇOAREI TUA FAMÍLIA……CARA, É MUITO FANATISMO ACREDITAR NISSO.

  6. A última vez que falei com um colega (ele é ateu) sobre conversão de ateu, ele deu a seguinte desculpa para essa conversão: ” há várias pessoas que eram evangélicas e se tornam atéias”. Ele é uma pessoa de fé, mas de fé em si mesmo. Acredita que os milagres, por exemplo, são atribuídos aos poderes da mente. É muito incrédulo quanto às coisas do universo divino. Só o Santo Espírito de Deus para convencê-lo, como fez com esse ateu escritor.

  7. Winston Cavalcante VC ESTÁ EQUIVOCADO A RESPEITO DOS MEUS CONHECIMENTOS , CONHEÇO SIM A ESTÓRIA JUDAICA, E OS ANTEPASSADOS DE JESUS CRISTO, E NÃO IDOLATRA SRA. ARMSTONG, TEM MUITAS CONTRADIÇÕES EM SEUS ESTUDOS TEOLÓGICOS. COMO VÁRIOS OUTROS ESTORIADORES JUDEUS. QUE NO DECORRER DE SUA ESTÓRIA, FORAM EXPULSOS DE ALGUNS PAÍSES E OBRIGADO EM OUTROS A SER CRISTÃOS. E ATÉ HOJE SOFREM POR NEGAR CRISTO.

  8. Lenielson Santos VOU TE DAR UMA DICA, A CIÊNCIAS DESCOBRIU QUANTOS LITROS DE SANGUE JESUS PODERIA TER PERDIDO DE ACORDO COM SEU PESO E ALTURA.
    E COMPROVOU TBM QUE É IMPOSSÍVEL UM HUMANO SOBREVIVER TANTO TEMPO PENDURADO EM UMA CRUZ . COMO DIZ OS LIVROS DE ESTÓRIAS, NÃO ESTOU DIZENDO A BÍBLIA PROPRIAMENTE DITA. TEM UMA FERRAMENTA EM MÃOS, PESQUISA E SABERÁ QUE A BÍBLIA NÃO FÁBULA,E NENHUM LIVRO DE ESTÓRIA, TBM.
    EXISTE ARQUEÓLOGOS E CIENTISTAS E FÍSICOS ATRÁS DE LITERATURAS COMO ESSAS. PESQUISA.

  9. REALMENTE PARA PESSOAS QUE BUSCAM UMA LÓGICA PARA TUDO, FICA BEM DIFÍCIL ACREDITAR EM LIVROS ESPIRITUAIS, PRINCIPALMENTE A BÍBLIA, ONDE FALA SOBRE PESSOAS QUE GERARÃO FILHOS COM MAIS DE 100 ANOS DE IDADES, FORA OUTRAS COISAS QUE OCORRERA DO DECORRER DA CRIAÇÃO HUMANA E ATÉ DE UMA NAÇÃO. MAS A PRÓPRIA LÓGICA DA CIÊNCIA PROVOU QUE GRANDE PARTE DO SER HUMANO NÃO USA 100% DE SUA CAPACIDADE MENTAL, ENTÃO NUNCA VÃO ACHAR A LÓGICA , PRINCIPALMENTE AS DE DEUS. EXISTE SIM , DENTRO DO CÉREBRO UMA CAPACIDADE DE MEMÓRIAS E PENSAMENTOS ONDE VÁRIAS IDÉIAS PODEM SER CRIADAS. MAS DENTRO DE VÁRIAS UTIS DE VÁRIOS HOSPITAIS OCORRE EXPERIÊNCIAS DE PESSOAS QUE SAEM DE SEUS CORPOS . ESTUDANTES DE FATOS ACREDITAM SER O PRÓPRIO ESPÍRITO DESSAS PESSOAS. SERIA ESSA A LÓGICA DE QUE TEMOS UM ESPÍRITO, ALMA E CORPO. ONDE ENTRA A BÍBLIA QUE O ESPÍRITO VEM Á SER O SOPRO DE DEUS EM SUA PERFEITA CRIAÇÃO.

  10. Dutty Jammer ISSO QUE VC MENCIONO É UM AVANÇO MEDICINAL ISTO NÃO TEM NADA HAVER COM A EVOLUÇÃO QUE EU MENCIONEI NO MEU PRIMEIRO COMENTÁRIO "ISTO JÁ ESTAVA ESCRITO NA BÍBLIA A MAIS DE 2 MIL ANOS ATRÁS NÃO NECESSARIAMENTE NA BÍBLIA MAIS EM MANUSCRITOS E PERGAMINHOS ANTES DE JUNTAREM E FORMAREM A TORÁ "QUE A CIÊNCIA SE MULTIPLICARIA "COMO VC ENTENDE DA BÍBLIA NÃO É NECESSÁRIO EU TE DIZER AONDE QUE ESTÁ ESCRITO "O MAL DO HOMEM É QUANDO ELE DESCOBRE ALGUMA COISA ACHA QUE É DEUS TUDO O QUE NÓS TEMOS EM NOSSA MÃOS,E SOMOS CRIATURAS DE DEUS ,CERTA VEZ UM ATEU DISSE A UMA PESSOA ME MOSTRA UM MILAGRE E EU VOU DEIXAR DE DUVIDAR DA EXISTÊNCIA DE DEUS -ELE RESPONDENDO DISSE: POIS BEM VOU TE MOSTRAR UM EXEMPLO BEM SIMPLES DE MILAGRE ,ESTÁ VENDO AQUELA ÁRVORE? .ENTÃO ELE RESPONDEU :MAIS QUE TEM A VER UMA ÁRVORE COM UM MILAGRE ?RESPONDEU NOVAMENTE: ENTÃO USE TODA SUA SABEDORIA E CAPACIDADE QUE VC ENCONTRAR NA CIÊNCIA E FAÇA UMA IGUAL. TUDO O QUE SOMOS E TEMOS VEM DE DEUS,ATÉ MESMO A NOSSA INTELIGÊNCIA AFINAL SOMOS RACIONAIS E ISSO NOS DIFERENCIA DOS IRACIONAIS .

  11. do mesmo modo como ele procurou respostas dentro da religião sobre o ''criador'', ateus procuram fora dela respostas sobre a não existência do ''criador'', e confesso pra vcs, encontrei mais respostas fora da religião do que dentro dela…

  12. Marcos Paulo, é isso que eu acho maravilhoso na ciência, ela jamais admitiu ter certeza de nada, e jamais admitiu perfeição, diferente de achar que deus sabe tudo e que ele é perfeito, arrogância total!!!, mas esse não é o foco do assunto agora, o que eu vou dizer agora serve de resposta pra vc e para o Eliseu, é tudo entre nós, fazemos o que podemos com o melhor que temos, e É IMPORTANTE ADMITIRMOS QUANDO NÃO SABEMOS, eu admito que não sei fazer uma arvore, nem por isso ela é um milagre de deus, eu admito não saber como começou a construção do universo e a origem da raça humana, nem por isso eu vou atribuir isso a deus, deus não é a resposta, é o atestado de ignorância, o individuo não sabe ou não entende e diz que é um milagre de deus, teorias são sustentadas por evidencias, mas em nem um momento ela aponta afirmação em nada!!! ela te oferece a informação, cabe a vc acreditar ou não, é necessário pesar, comparar buscar outras fontes que cheguem o mais perto possível, ainda sim não haverá certeza, por que deus tem que ser uma certeza? não concorda com tamanha arrogância? a proposito Eliseu, isso tem tudo a ver com a evolução, o ser humano só adquire conhecimento quando busca uma resposta lógica… é evidente que nossa medicina vai avançar e muito (que bom), e isso ja era bem evidente a milênios atrás, não ha necessidade de divindades pra saber disso, por fim Marcos Paulo, a ausência de conhecimento leva a criação de fabulas, nem por isso o conceito histórico deve ser ignorado, ainda sim serve para confirmar os livros de historia, não há como fazer ao contrario, e Lenielson Santos, excelente afirmação!!!

  13. Davi Merari , é complicado, man… mas vejo cada coisa aqui que não da pra acreditar esse tipo de pensamento se replique na sociedade ainda hoje, não é questão de ser arcaico, é questão de ser ignorante, isso revolta man, como é que vc vai privar seu filho de acabar com um professor assim na escola?, a religião ajuda indivíduos com dificuldade emocional, disso eu não tenho duvidas, mas ao negar conhecimento, muitos mais se perde no caminho, eles podem acreditar no que quiserem, mas ao tomar uma divindade como verdade absoluta, condenam o conhecimento de não se replicar… valeu pelo conselho man

  14. Douglas Renato kkkkkkkkkkkkk desculpa, por ligar o Caps Lock, já disse, é melhor para mim ler o q digito, estou sem óculos , que perseguição , ficam embaçando até com o botão. Mundo cruel !!!!!!! Ser crente é só para cabra macho, tem que ter sangue no olho, somos perseguidos, afligidos , maus interpretados , e quase sempre criticados. mas acima de tudo compreensivos com todos que nos perseguem . São pessoas feridas por algum crente mal convertido.

  15. Eliseu Arendt Marques a arquelogia revela evidencias, não afirmações, quando eu cito arrogancia, é isso… vc ignora a possibilidade de estar errado, ignora a possibilidade da biblia estar errada, e se pesarmos as evidencias, a PROBABILIDADE da biblia estar errada é MUITO MAIOR que a da ciência, mas ok! ja entendi que é mais comodo pra vc pensar assim, a verdade é que eu não sei se a biblia está correta, e tbm não sei se a ciência está correta, mas eu analiso as possibilidades, vc se acomoda na sua crença, essa é a diferença

  16. Daiana La Selva Valdez , não confunda intervenção com perseguição. Pois a insistência de vocês quererem controlar a vida alheia baseado em seus dogmas, ainda mais agora com leis a base da bancada evangélica no senado (mesmo sendo um Estado laico), mais do que nunca a necessidade de intervenção é necessária, bem, isso antes dos 600 anos de INQUISIÇÃO onde vocês sim perseguiram, queimaram em fogueiras, enforcaram, guilhotinaram e torturam de diversas maneiras, das mais sádicas possíveis, aqueles que discordavam de suas crenças. E não, não existe essa de "mal interpretados", você fala como se quem é ateu ou agnóstico nunca tenha sido cristão um dia e não tenha tido as mesmas experiências e conhecimento dos que continuam sendo sei lá por qual razão. Não só não sabemos como funciona a mente religiosa por termos sido religiosos também um dia, como temos a visão de fora, e por conta disso podemos ver muito mais claramente e entender seus comportamentos, das diversas religiões existentes como um todo. A diferença é que fomos além da fé, a fé que nega os fatos para sustentar a crença independente dos dogmas absurdos que ela impõe.

  17. Dutty Jammer MUITO BEM NÓS TBM TEMOS UMA OUTRA DIFERENÇA EM NOSSO RACIOCÍNIO PARA NÓS CRER OU ACREDITAR EM MUITAS COISAS NO ÂMBITO ESPIRITUAL É PRECISO NÓS USARMOS O QUE CHAMAMOS DE FÉ E SEU SIGNIFICADO É CRERMOS EM ALGO QUE NÃO VIMOS E NÃO OUVIMOS VEJA BEM EU NÃO CONHECI JESUS MAS EU CREIO QUE ELE NASCEU MORREU E RESSUSCITOU E TAMBÉM ESSE ACONTECIMENTO FOI TESTIFICADOS POR MUITOS DEPOIS DE SUA MORTE ELE APARECEU PARA VÁRIO IRMÃOS E DEPOIS ELE APARECEU PARA UM GRUPO DE 500 PESSOAS LOGO SE EU CREIO EM JESUS ELE MESMO TESTIFICOU DE SEU PAI E TAMBÉM A SUA DESCENDÊNCIA ATÉ ADÃO E EVA ,MAS QUERO DEIXA BEM CLARO EU RESPEITO O SEU PONTO DE VISTA ,MUITAS COISAS SOMENTE ATRAVÉS DA FÉ E FÉ EXITE A NATURAL E A ESPIRITUAL TODOS TEMOS UM OBJETIVO PARA ALCANÇARMOS E LUTAMOS POR ISSO MESMO NÃO SABENDO QUE VAMOS CONSEGUIR ISSO É A NATURAL E A ESPIRITUAL USAMOS PARA TUDO TUDO QUE É RELACIONADO A DEUS .DEUS NOS DE UM
    CORPO-FUNÇÃO DO CORPO É NOTÓRIA
    ALMA-FUNÇÃO DA ALMA É A SEDE DE TODOS SENTIMENTOS (ALEGRIA ,TRISTEZA…)
    ESPÍRITO-FUNÇÃO DO ESPÍRITO SE CONTACTA COM SEU CRIADOR ISSO PODEMOS USAR O EX:DOS ÍNDIOS É UM POVO MILENAR TEM ALGUNS QUE NUNCA TIVERAM ACESSO A BÍBLIA MAS ELES BUSCAM UM CONTATO COM UM SER CRIADOR ESPIRITUAL (DEUS) NÃO SEI SE VOU TE REPONDE MAIS PORQUE PREFIRO SEMPRE ACHAR UM AMIGO DO QUE UM INIMIGO VLW . QUE DEUS TE ABENÇOE!

  18. Winston Cavalcante verdade, concordo, o casamento do estado com a igreja, no ´seculoIV (300-400 d.c.)um documento chamado Edito de Milão, Apoiou e criou a religião Católica, mas não foi criado nos ensinamentos que Jesus havia deixado para nós. Os Papas surgiram então, aproveitando da fama de Jesus. Mas como vc mesmo disse que houve várias matanças. Mas ocorreu fora das verdadeiras doutrinas Cristã, É devido á isso que hoje as igrejas Evangélicas estão enchendo e as católicas esvaziando . Não apoio a Religião nenhuma, elas foram criadas por homens, apoio todo aquele q está hoje fazendo as boas obras que Jesus Cristo ensinou. Isso sim vai além de qualquer religião.

  19. Fato: se um ateu está aqui num site cristão lendo e postando , isso quer dizer algo não acham? Talvez ele queira ser convencido da verdade que emana da palavra de Deus, ele diz não, mas está sedento da água viva que é Jesus cristo!!

    Curso Biotecnologia, e digo que teorias são apenas teorias, nenhum cientistas provou suas teorias evolutivas até hoje, mas a palavra de Deus está cheia de testemunhos da verdade, e esses testemunhos continuam vivos e o Senhor continua a operar e se manifestar àqueles que de bom grado buscam por sua face!!
    Sim, ciência e fé podem se complementar como falou Ferrer, pois nossos corpos estão se movendo graças a junções de milhões de moléculas das mais variadas e complexas, o Grande Deus Eu Sou, coloca qualquer PHD no chinelo, aquilo que tentamos desvendar, foi Deus quem criou, só buscamos saber como, e ainda assim após anos de estudo, ninguém tem certeza de nada, genoma humano decifrado? Em parte sim, mas e os tantos genes silenciados que ninguém sabe quais suas funções primitivas? Seriam os da vida longa? O mapa da vida eterna colocado no homem lá no Éden? Deus é engenheiro, químico, físico, biólogo, médico, juiz, astrônomo… Deus é o criador de todas as coisas, e ele permite que parte de seu conhecimento e sabedoria eternos sejam manifestos no homem, feito a sua imagem e semelhança, permite aos homens crescer em entendimento e desvendar alguns mistérios , e testa o caráter de muitos, que nem um terço da mente usam e já se consideram deuses!! Aqui esta o mistério, ser um filho humilde e obediente ao pai eterno, e seguir seus passos, confessando seu nome e rendendo-lhe glórias!!!

  20. Quando vejo pessoas falando que não acredita que não existi Deus ,Ai vejo mas ainda como existi Deus , essas pessoas que são ateus são necessário que elas exista , igual o escritor Josué Ferrer ele era ateu e se converteu e com isso ele vai faze oque vai querer mostrar para as pessoas o amor de Deus , o quanto que Deus nos ama mesmo não que não merecemos mas ele nos ama, e td é para onra e gloria dele!

DEIXE UMA RESPOSTA