A fé a serviço do próximo: conheça projetos sociais que se propõem a ajudar necessitados e que são mantidos por organizações religiosas

5

A religião tem sido o motivo de muitos conflitos ao redor do mundo, e é consenso que a prática religiosa pode causar divisões e danos. No entanto, a religião é vista por muitos como parâmetro de conduta moral e motivação para auxiliar ao próximo em suas necessidades.

Ao redor do mundo, diversos projetos sociais que se propõem a melhorar a sociedade e promover a paz têm feito a diferença em circunstâncias que somente a solidariedade e o amor ao próximo podem trazer um pouco de dignidade a pessoas que foram, ao longo de suas vidas, desamparadas.

Abaixo, listamos dez exemplos de projetos que são tocados por organizações ligadas a igrejas e dedicadas a melhorar a vida do próximo. Confira:

Women of Hope


Fundado em 2010 por um grupo de mulheres cristãs, o Women of Hope International trabalha com pessoas portadoras de deficiência em Serra Leoa. A organização utiliza o centro da HOPE em Makeni, Serra Leoa, e fornece treinamentos a grupos de apoio, reuniões e desenvolvimento de carreira para as mulheres da comunidade.

Teva Learning Center

O projeto do Teva inspira crianças a cuidarem do meio ambiente através de oficinas que oferecem aulas e conhecimento sobre a necessidade de preservação ambiental e sustentabilidade. Mantido por uma comunidade judaica, o programa inclui a capacitação de jovens interessados em perpetuar esses princípios sendo instrutores de outras crianças e famílias.

Compassion UK

No Reino Unido, a organização cristã Compassion ajuda várias instituições de caridade, incluindo o Programa de Sobrevivência Infantil, que trabalha com gestantes e mães de recém-nascidos, ensinando-as a prevenir a desnutrição e outras doenças, além de dar dicas de como cuidar das crianças.

Faith-based Regeneration Network

Esse grupo disponibiliza, online, recursos para a promoção de projetos sociais baseados em comunidades religiosas interessadas em desenvolver a sociedade. O site do grupo organiza as informações e formas de participar das ações e eventos de justiça social no Reino Unido.

Bureau Christian AIDS

Sediado na África do Sul, este grupo executa um programa chamado “Igrejas, Canais de Esperança”, que treina voluntários para orientar líderes de igrejas no continente sobre como atuar na prevenção ao HIV. A África é o continente que mais sofre com doenças sexualmente transmissíveis, e milhões de pessoas morrem anualmente vítimas da AIDS.

City Bible Forum

Este projeto é fruto de uma parceria entre instituições religiosas, e reúne voluntário para a construção da casas populares no México. Anualmente, no mês de setembro, o projeto reúne centenas de voluntários independentemente de suas crenças religiosas (o país tem maioria católica e atravessa um período de intolerância contra evangélicos) para a construção de moradias voltadas a famílias necessidatas.

Laundry Love

O programa é mantido por diversas congregações dos Estados Unidos, e oferece a lavagem de roupas para moradores de rua e famílias sem-teto e/ou pobres. Sediado em Los Angeles, nas proximidades da praia Venice, o serviço é oferecido de graça.

Ten Thousand Homes

Esta organização cristã sediada na África do Sul trabalha oferecendo suporte a órfãos do país. O grupo começou com a construção de casas simples para abrigar os órfãos, mas logo se expandiu para construir centros de cuidados comunitários onde órfãos podiam receber comida, ajuda e apoio. Em 2008, a organização construiu uma escola profissionalizante para órfãos maiores de 18 anos.

Episcopal Service Corps

Essa iniciativa organiza projetos de serviços baseados na fé para os jovens nos Estados Unidos. Os parceiros que mantém a iniciativa oferecem serviços em vários estados que incidem sobre a sustentabilidade, a pobreza, o cuidado pastoral e muito mais.

Belo Partnership

A Igreja Lambrick Park mantém essa parceria com a entidade canadense Food for the Hungry para fornecer cuidados de saúde e água potável na região de Sasiga, na Etiópia. A Belo Partnership trabalha com várias outras igrejas, que realizam campanhas de arrecadação para financiar o projeto.

Conheça outras 90 iniciativas de apoio aos menos favorecidos neste link.

5 COMENTÁRIOS

  1. Pitágoras e George Vinicius,

    Ambos com a palavra, lembrando que isso aí não representa um milésimo do que é feito pelas religiões, as que vocês e os demais ateus alegam que serve apenas para guerrear.

    Sejam mais profundos nas suas pesquisas.

DEIXE UMA RESPOSTA