Fundada a Associação Brasileira de Cristãos na Ciência

0

No dia 18 de novembro desse ano, na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, ocorreu a I Conferência Nacional de Cristãos na Ciência, a qual marcou a fundação oficial da Associação Brasileira de Cristãos na Ciência, com a presença de cientistas, professores universitários, teólogos, estudantes em geral e 150 associados.

Durante o evento, onde estiveram presentes nomes nacionais e internacionais, como Roberto Covolan, Andrew Briggs, Guilherme de Carvalho, Ted Davis, Filipe Fontes, John Walton, Tarcízio de Carvalho, dentre outros, e com participação em vídeo do renomado autor Alister McGrath. Foram abordados temas como:

  • Ciência, inteligibilidade e coerência: a visão cristã da realidade;
  • Por que o cristianismo é bom para a ciência;
  • O Logos Divino e o caráter teotrópico do universo;
  • Teologia Natural;
  • Diálogo x Antítese: pilares teológicos fundamentais no diálogo entre fé e ciência no mundo contemporâneo;
  • A fé e a inteligibilidade do mundo: aproximando McGrath de Dooyeweerd;
  • O mundo perdido de Adão e Eva;
  • A função literária dos elementos da Criação apresentados em Gênesis 1: estrutura, ordem e direção.

Dentre outros assuntos que foram discutidos e diálogos ao longo da programação. Também houve o lançamento do livro “O Mundo Perdido de Adão e Eva”, do autor John Walton, um dos palestrantes do evento, assim como entrega de prêmios e cadastro dos associados.

Associação Brasileira de Cristãos na Ciência
Associação Brasileira de Cristãos na Ciência é oficialmente fundada durante a I Conferência Nacional de Cristãos na Ciência, em novembro desse ano, em São Paulo.

Segundo a associação, o objetivo da instituição é “promover a comunicação e a integração entre a comunidade cristã e o campo científico no Brasil”. Para isso, eles contam com o apoio da Associação Kuyper para Estudos Transdisciplinares (AKET) e da Templeton World Charity Foundation (TWCF), ambas com os mesmos propósitos, sendo a última de atuação internacional.

“A Missão da futura ABC2 será, portanto, operar como uma embaixada de sentido entre o universo da fé cristã e o universo da ciência. (…) buscando o avanço do conhecimento integral acerca do homem e sua relação com Deus e a natureza, a partir de uma perspectiva cristã.”

Quem tiver interesse de obter mais informações, poderá entrar no site oficial da associação para acompanhar sua agenda de atividades, publicações e pessoas engajadas.

Iniciativas como essa, que visam desmitificar a ideia de que ciência e fé não se comunicam, só tem a contribuir para o amadurecimento e propagação da fé cristã. Aos cristãos que desejam se aprofundar no tema “fé e ciência”, essa é uma ótima oportunidade para buscar referenciais teóricos e, quem sabe, se tornar um atuante na área.

Abraço e até a próxima.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA