O furacão Helene, que atingiu a região de Big Bend, na Flórida (EUA), antes de varrer a Geórgia, as Carolinas, a Virgínia e o Tennessee, deixou mais de 60 mortos e milhões de pessoas sem energia. Entidades cristãs mobilizaram voluntários e estrutura de ajuda humanitária para oferecer assistência às famílias afetadas.
As entidades cristãs Samaritan’s Purse e o Exército da Salvação se mobilizaram rapidamente para entregar ajuda humanitária crítica em todo o sudeste dos Estados Unidos após o furacão Helene, que inicialmente era uma tempestade de categoria 4.
O furacão trouxe ventos devastadores, chuvas pesadas e enchentes, impactando particularmente os estados da Flórida, Geórgia, Carolina do Norte e Tennessee. Os danos foram catastróficos, de acordo com informações do portal The Christian Post.
A tragédia deixou pelo menos 63 mortos em cinco estados, até o início do domingo. O pastor Franklin Graham, líder da Associação Evangelística Billy Graham e da Samaritan’s Purse, usou as redes sociais para pedir orações: “Esta tempestade é enorme. Ore pela segurança de todos aqueles em [seu] caminho”.
As duas organizações estão oferecendo ajuda física e apoio espiritual às comunidades afetadas. A Equipe de Resposta Rápida Billy Graham enviou capelães para as áreas mais afetadas, incluindo Tampa e Perry na Flórida, Valdosta na Geórgia e High Country na Carolina do Norte.
Esses capelães estão oferecendo mensagem de conforto e encorajamento em abrigos, além de oferecer apoio em hospitais sobrecarregados pelo desastre.
Josh Holland, diretor internacional da BG-RRT, descreveu as cenas nos estados como “quase insondáveis”: “Nós frequentemente nos preparamos para tempestades, e vimos o furacão Helene chegar à costa. Mesmo assim, o impacto desse desastre pegou muitos de surpresa. As cenas que estamos testemunhando em vários estados são quase insondáveis”, disse Holland.
Da mesma forma, a Samaritan’s Purse iniciou o envio de pessoal e equipamentos à cidade de Perry, Flórida, onde o furacão atingiu a costa pela primeira vez com ventos de 225 km/h.
Bases adicionais foram criadas em Valdosta, Geórgia, e no High Country da Carolina do Norte, incluindo Boone, onde a Samaritan’s Purse está sediada: “A Samaritan’s Purse responde para ajudar com tempestades e crises ao redor do mundo todos os dias, mas agora a tempestade atingiu nosso próprio quintal”, disse Graham, destacando a conexão pessoal com o impacto da tempestade.
Ver essa foto no Instagram