A campanha “Joguemos e construamos”, que a Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA) promoveu na Copa Mundial Sub-20, realizada este ano no Canadá, angariou 2,12 milhões de dólares para as Aldeias Infantis SOS, informa o serviço de imprensa da organização desportiva.
O dinheiro será canalizado para a construção de casas-lares, a criação de programas sociais voltados a crianças órfãs e abandonadas na África, e o combate às conseqüências deixadas pelo HIV/Aids na região. Novas aldeias SOS serão construídas na Namíbia e em Rustenburg, na África do Sul. De acordo com as Nações Unidas, a cada 15 segundos uma criança fica órfã na região subsaariana da África.
“A iniciativa ‘Joguemos e construamos’ reflete esse espírito de solidariedade, que faz do desporte um bastião de esperança e nela se projeta o propósito da FIFA de ‘desenvolver o jogo, emocionar o mundo e edificar um mundo melhor’”, declarou o presidente desse organismo, Joseph S. Blatter.
Os campeões da Copa Mundial Sub-20 são as crianças que vão se beneficiar dessa campanha, assinalou o secretário-geral das Aldeias Infantis SOS, Richard Pichler. A parceria da FIFA com as Aldeias SOS dura 12 anos. Durante a Copa do Mundo de 2006, na Alemanha, foram arrecadados 25 milhões de dólares, que possibilitaram a construção de seis novas aldeias SOS no Brasil, México, Nigéria, África do Sul, Ucrânia e Vietnã.
As Aldeias Infantis SOS são uma organização não-governamental, independente, fundada em 1949, na Áustria. Ela está presente em 132 países e assiste 65 mil crianças órfãs ou abandonadas, e presta ajuda a outras 600 mil e seus familiares.
Fonte: ALC