O primeiro-ministro da Malásia, Abdullah Ahmad Badawi, pediu que as publicações do país respeitem todas as religiões, depois de um jornal tâmil publicar polêmicas caricaturas com a imagem de Jesus Cristo.
Badawi não disse se o Governo tomará alguma medida contra o jornal. Mas opinou que o desenho, na primeira página, no qual Jesus Cristo está fumando e aparentando ter bebido muita cerveja, é um “insulto” e pode “ofender aos cristãos”, segundo informa hoje a imprensa local.
O diretor do jornal “Makkal Osai”, S.M. Periasamy, pediu desculpas e acrescentou que a imagem foi publicada por erro. Segundo ele, o montador, que foi suspenso, “não viu o charuto nem o outro objeto, que parece uma lata ou um livro, na outra mão”.
O arcebispo de Kuala Lumpur, Murphy Pakiam, tachou a caricatura de “execrável”. Mas deu por liquidada a polêmica ao aceitar o pedido de desculpas.
O Congresso Indiano Malaio, que faz parte da coalizão governamental, pediu o fechamento do “Makkal Osai”, normalmente crítico do partido.
Representantes de igrejas cristãs na Malásia lembraram ao primeiro-ministro a severidade que adotou quando vários jornais reproduziram caricaturas de Maomé com explosivos em seu turbante, publicadas antes na Dinamarca.
Os assuntos religiosos são um tema sensível na Malásia, onde 60% da população são de etnia malaia e religião muçulmana, 30% chineses (majoritariamente budistas) e 8% indianos (em sua maioria hindus).
Fonte: Último Segundo