Sociedade

Governo de SP veta uso de verba na Marcha para Jesus

Comments (1)
  1. Mauro Oliveira disse:

    TODO O ESTADO DO AMAPÁ MARCHARÁ PARA JESUS EM 2009!

    Há 17 anos o Estado do Amapá tem sido o palco para realização da Marcha para Jesus. Desde 1993 um trabalho progressivo tem sido desenvolvido visando despertar a sociedade para os benefícios em reconhecer JESUS como SENHOR DO ESTADO DO AMAPÁ. Tal atitude é salutar no sentido de que, comprovadamente, a fé ativa em Jesus equilibra as relações e destrói toda prática contrária ao bem-estar da pessoa humana. Quando iniciou em 2003 a Marcha para Jesus reuniu aproximadamente 1000 pessoas, na sua 10ª Edição em 2002 mobilizou 20.000, já no ano de 2008, a 16ª Marcha reuniu cerca de 120.000 (cento e vinte mil) cristãos nas ruas de Macapá, Santana, Oiapoque, Amapá, Tartarugalzinho, Porto Grande, Mazagão, Laranjal do Jari e Cutias do Araguari. Tendo um crescimento extraordinário na participação da população amapaense, neste que é o maior evento sócio-cultural e turístico da comunidade cristã-evangélica no Estado do Amapá. Para 2009, a Coordenação pretende reunir 180.000 participantes, com a realização de marchas em todos os 16 municípios do Estado. A Marcha para Jesus configura-se como um Evento Sócio-Cultural e Turístico incluído no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Amapá através da Lei nº 1.084, de 26/04/2007, como também nos Calendários Oficiais dos municípios de Macapá, Santana, Oiapoque, Tartarugalzinho, Porto Grande e Amapá. A Entidade Marcha Liberta Amapá, organizadora da Marcha para Jesus, é declarada de Utilidade Pública Estadual e Municipal em Macapá e Santana. Tudo isso devido ao reconhecimento pelo importante trabalho social desenvolvido pelo segmento evangélico em todos os recantos do Estado do Amapá, pois se acredita que onde houver uma pessoa ali deve ser o campo de atuação da igreja.
    Para 2009, a temática anual EM QUALQUER TEMPO, BUSQUE A JESUS!, convida todos a se aproximarem de Cristo em qualquer circunstância da vida, seja na tristeza, seja na alegria, pois apesar do tempo de crise mundial a mensagem do Evangelho pode transformar qualquer situação.
    A MARCHA PARA JESUS consiste numa manifestação de unidade e harmonia dos segmentos evangélicos e não-evangélicos afirmando a fé em JESUS CRISTO, ponto em comum para todos os participantes. A marcha faz refletir sobre o papel dinâmico das instituições cristãs-evangélicas na prevenção e restauração da pessoa humana, fragilizada pelos males sociais. Pode-se afirmar que a igreja é a instituição que, mesmo sem publicidade, desenvolve as atividades de maior alcance e eficácia na recuperação de alcoólatras, drogados, etc., além de realizar um notável trabalho de cunho educativo e preventivo junto aos jovens e membros em geral.
    Como parte das conquistas da Entidade Marcha Liberta Amapá para este ano, o Deputado Federal Jurandil Juarez apresentou proposta de realização de Sessão Solene no Congresso Nacional para homenagear a Marcha para Jesus. Como parte do reconhecimento ao meritório trabalho do povo evangélico está apresentando também o Projeto de Lei instituindo o DIA NACIONAL DA CULTURA CRISTÃ-EVANGÉLICA. Essa solenidade reunirá lideranças evangélicas de todo o país em Brasília prevista para o dia14 de maio próximo. O Amapá será representado por uma caravana composta de lideranças de todos os municípios.
    A Coordenação da Marcha Liberta Amapá, sob a Coordenação Geral do Pr. Mauro Oliveira, que coordena a Entidade desde 2004, reuniu autoridades civis, militares, legislativas, judiciárias, eclesiásticas, bem como empresários, imprensa e Coordenações Municipais (vindas de todos os municípios) no Coquetel de Lançamento da Marcha para Jesus 2009. O evento ocorrido no último dia 28 de março (sábado), lotou o Anfiteatro do SESI/Macapá. Na oportunidade, o Governo do Estado reafirmou o compromisso de apoio à realização da marcha em todos os municípios. O Senador Gilvan Borges se pronunciou sobre a mobilização da bancada federal a fim de garantir a estrutura do evento para o ano de 2009. O Deputado Jurandil Juarez se emocionou ao referir-se a sua participação, em 2008, na marcha em Tartarugalzinho e informou o público presente sobre a apresentação de Emenda Federal no valor de R$ 200.000,00 (duzentos mil reais) visando a aquisição de transporte para as ações da associação Marcha Liberta Amapá na Capital e no interior. O Deputado Sebastião Bala Rocha expôs seu enlevo espiritual experimentado com sua participação na última marcha, o que impulsionou-lhe a apresentar Emenda Federal no valor de R$ 100.000,00 (cem mil reais) que será investida na estrutura de sonorização e palco de pelo menos 7 das 16 marchas das marchas deste ano. Tais recursos deverão ser executados pelo Governo do Estado, através da ADAP e SETUR, cabendo à Entidade realizadora apenas o recebimento e a manutenção dos bens e da estrutura adquiridos pelos órgãos governamentais.
    As lideranças presentes, especialmente aquelas provindas de todos os municípios do Estado despediram-se do evento de Lançamento satisfeitas com a publicidade da Prestação de Contas apresentada pela Coordenação Geral, que forneceu esclarecimentos sobre os percentuais de cada fonte de recursos destinados ao financiamento das marchas do ano passado. A parceria do Governo Estadual, através do comprometimento do seu titular Waldez Góes, garantiu o patrocínio da metade da estrutura (50%); e, os outros 50% coube às prefeituras, empresários, etc; além das camisetas que foram postas à disposição do público, necessárias à complementação das despesas, já que a entidade realizadora não possui fins lucrativos.
    O casal de professores Reginaldo e Almira Furtado, idealizadores e fundadores da Marcha para Jesus no Estado, conduziram o cerimonial de lançamento e manifestaram satisfação em ver, este ano, a totalidade dos municípios sendo alcançada com a realização das marchas, pois nestes 17 anos de atividades, a motivação tem sido em ver centenas de pessoas sendo transformadas pelo poder de Deus, vindo, com isso, as mudanças sociais produzidas pela ação evangelística em cada recanto do Amapá.

    Contatos: Pr. Mauro Oliveira (9963-6168); Profª Almira Furtado (9119-2254); Pb. Reginaldo Furtado (9903-9290)

    CRONOGRAMA DE ATIVIDADES DA ENTIDADE MARCHA LIBERTA AMAPÁ / 2009

     28-03 – Cerimônia de Lançamento da Marcha para Jesus 2009
     01-05 – Fest Marcha
     14-05 – Sessão Solene em homenagem à Marcha para Jesus no Congresso Nacional em Brasília
     13-06 – Marcha para Jesus em Macapá
     04-07 – Marcha para Jesus em Santana
     11-07 – Marcha para Jesus em Laranjal do Jari
     25-07 – Marcha para Jesus em Vitória do Jari
     08-08 – Marcha para Jesus em Ferreira Gomes
     15-08 – Marcha para Jesus em Tartarugalzinho
     29-08 – Marcha para Jesus em Pracuúba
     05-09 – Marcha para Jesus em Amapá
     12-09 – Marcha para Jesus em Calçoene
     26-09 – Marcha para Jesus em Oiapoque
     10-10 – Marcha para Jesus em Serra do Navio
     17-10 – Marcha para Jesus em Pedra Branca
     24-10 – Marcha para Jesus em Porto Grande
     31-10 – Marcha para Jesus em Mazagão
     14-11 – Marcha para Jesus em Cutias do Araguari
     28-11 – Marcha para Jesus em Itaubal

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *