Na Nova Zelândia, uma igreja espalhou pelas ruas da cidade de Napier vários outoors com a frase, “Jesus Cura o Câncer – Conheça uma igreja diferente”, os anúncios foram proibidos pelo Advertising Standards Authority, que é o órgão regulador do país, após a denúncia da mãe de um garoto com câncer, que considerou o outdoor uma propaganda enganosa.
“Sendo mãe de um menino de três anos que passou os últimos 18 meses lutando contra a leucemia, achei o cartaz ofensivo e perturbador. Ele não demonstra nenhuma compaixão e compreensão aos que enfrentam um câncer ou perderam entes queridos para essa doença”, citou Coldin, a mulher que fez a denúncia.
Ela ainda disse que o anúncio instiga falsas esperanças, podendo atrair pessoas vulneráveis, “Eu ficaria mais feliz se o outdoor dissesse ‘Jesus cura’, algo que poderia ser interpretado como cura espiritual ou emocional, o que eu acredito estar mais de acordo com o que a igreja pode oferecer”, disse a autora da denúncia.
Os responsáveis pelo anúncio explicaram que jamais tiveram intenção de ofender alguém. Eles retiraram o outdoor e substituíram por outra frase, um versículo bíblico, dizendo “Jesus cura todas as enfermidades e doenças – Mateus 4:23”.
Outro representante da igreja afirma que creem nos relatos bíblicos sobre as curas que isto já aconteceu com membros da igreja, “nossa crença é justificada pelo fato de que seis pessoas de nossa congregação testemunharam que Jesus as curou do câncer”. Mas, na análise da Advertising Standards Authority, o outdoor violou o código de ética da publicidade, por ser uma declaração contundente de algo que é apenas a crença específica daquela igreja.
Fonte: Gospel+