Pais devem ter cuidado na hora de escolher brinquedo para os filhos no Natal
Escolher brinquedos adequados para cada idade é um dos muitos cuidados que os pais devem ter |
A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo montou um guia com algumas dicas para os pais comprarem presentes de Natal seguros para seus filhos. O primeiro cuidado é escolher brinquedos adequados para cada idade. Por lei, os fabricantes devem transmitir essa informação no rótulo.
Mas a secretaria recomenda também cuidados com brinquedos com ruídos excessivos, que podem causar danos à audição; evitar brinquedos com formas e cheiros que imitem alimentos, para diminuir o risco de as crianças colocarem na boca e engolirem as peças. A secretaria também pede atenção em relação aos brinquedos com partes cortantes ou pontiagudas, que podem ocasionar ferimentos, brinquedos com peças pequenas, cordas ou balões, que podem causar sufocamento, e produtos que podem provocar choque elétrico.
Segundo a secretaria, o consumidor, em hipótese alguma, deve adquirir brinquedos compostos por substâncias tóxicas ou de fácil combustão. Todos os brinquedos devem ter o selo de segurança fornecido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). É importante também verificar o prazo de validade e as condições de garantia do brinquedo e se a embalagem traz informações sobre o fabricante.