O Patriarca da Igreja Ortodoxa de Alexandria e toda África, Teodoro II, esteve na Rússia para se encontrar com o Patriarca de Moscou e toda a Rússia, Kirill. No encontro o patriarca russo fez uma declaração afirmando que “a cada hora é assassinado um cristão no mundo. Esta é uma estatística terrível. São assassinados através de motins políticos, e da tensão da luta entre as religiões. Os assassinatos por causa da palavra de Cristo apresentam um desafio esmagador sobre a condição moral do mundo”.
O patriarca ortodoxo disse ainda: “Hoje oramos pelos os cristãos da África, especialmente no Norte, onde o sangue inocente é derramado. Mas mesmo nos países da África Central, particularmente na Nigéria, os cristãos e aldeias inteiras são massacrados somente pelo fato de que, para alguns, a presença da pregação cristã parece perigosa”.
De acordo com a agência Noticias Cristianas a Igreja Ortodoxa Russa afirmou que irá apoiar o patriarcado de Alexandria na tarefa de evitar mais violência e morte contra os cristãos na África. Assim, o Patriarca de Alexandria e de toda a África, Teodoro II, visitou Moscou, pela quarta vez em oito anos de sua primazia.
“Para mim é muito importante o apoio da Igreja Ortodoxa Russa na missão em que me comprometo”, disse o patriarca Teodoro II, que afirmou ainda que “não é a primeira vez que os patriarcas de Alexandria estavam decididos a salvar o cristianismo na África, e sempre procuraram o ajuda da Santa Rússia”.
Fonte: Gospel+