Os membros da 1ª Igreja Uniedas em Campo Grande comemoraram o Dia do Índio, no sábado (19/04), com danças típicas e também com cânticos e pregações na língua terena. A vereadora Magali Picarelli (PMDB) participou da celebração, que contou com aproximadamente 60 pessoas.
O conselheiro de jovens da igreja, Weiner Bondarczuck, informou que no local congregam 58 pessoas, dentre elas vários índios. Na Capital são cinco igrejas, contudo, no interior do Estado de Mato Grosso do Sul, 26 igrejas estão espalhadas em diferentes aldeias indígenas. Por ser uma igreja voltada para evangelização de povos indígenas, cabe ressaltar que várias pessoas que não são índias também participam dos cultos e comungam dos ensinamentos no local.
O pastor Jonathan José, indígena, acrescenta que quem se interessa pela cultura indígena e pela importante evangelização deste povo, pode visitar a igreja, situada na Rua Jaguaribe, 913, Jardim Imá. Apesar de não falar terena ou qualquer outro idioma indígena, Magali Picarelli ressaltou a participação feminina na igreja e também falou da importância em se preservar essa cultura tão rica, principalmente no Brasil. “A mulher sempre foi maioria em qualquer lugar e aqui não é diferente, parabéns ao empenho das mulheres em trabalhar na obra missionária nesta igreja. Quando eu vejo comemorações para os povos indígenas, percebo que as diferenças estão na cultura e costumes, mas, perante Deus, somos todos iguais. Eu creio na integração social do índio à sociedade, no entanto, esse povo deve conservar sua cultura que é muito bonita”, explicou.
O deputado estadual Maurício Picarelli acompanhou a vereadora no local e foi homenageado no fim da dança masculina, além de ter arriscado falar algumas palavras em terena, durante seus cumprimentos.
Fonte: Cantares de Canaã