A Pastoral Ecumênica de HIV-Aids, coordenada pelo pastor luterano argentino Lisandro Orlov, e organizações da sociedade civil divulgaram mensagem pelo Dia Mundial da Aids 2007, que será celebrado amanhã.
“Detenhamos a Aids, mantenhamos o compromisso. Assumamos uma liderança confiável e responsável”, conclama a carta assinada por uma centena de pessoas, igrejas e organizações de todo o mundo.
A carta assinala que comunidades religiosas e pessoas compromissos com a fé têm consciência da influência que sua voz, testemunho e exemplo exercem sobre a população. “Queremos que esta liderança se transforme numa ferramenta que permita superar os obstáculos que dificultam atingir os objetivos que esta crise mundial impôs como meta final de nossas palavras e ações. Para atingir esses objetivos, sabemos que precisamos da colaboração de todos”, admitem.
A mensagem refere-se à responsabilidade de liderar ações em relação ao HIV/Aids e ao compromisso assumido de evitar ações “meramente oportunistas”.
“Esta mensagem e compromisso expressa nossa vontade de romper silêncios e curar os estigmas que nossa ignorância e preconceito produziram, bem como renovar nossa hermenêutica teológica e confessional para transformar nossa ação educativa, de prevenção, de promoção de direitos e de acompanhamento e cuidado na crise da pandemia do HIV”, afirma a carta.
As organizações trabalham com estimativas indicando que a pandemia atingiu níveis sem precedentes em 2006, quando 4,3 milhões de pessoas contraíram o HIV. A Organização Mundial da Saúde calcula que um terço da população mundial, ou seja, dois milhões de pessoas não tenham acesso regular a medicamentos essenciais de qualidade.
Fonte: ALC