Centenas de igrejas e organizações Cristãs de todo o mundo irão orar pela paz este Domingo no Dia Internacional de Oração pela Paz.
Só nos Estados Unidos, quase 140 congregações e grupos Cristãos estão a organizar eventos públicos de oração a 21 de Setembro.
O dia também irá incluir um evento coordenado envolvendo diferentes países ao redor do mundo para uma corrente de oração de 24 horas. No total, nove países – Samoa Americana, Canadá, Fiji, Indonésia, Nova Zelândia, Noruega, Samoa, Tuvalu e os Estados Unidos – irão aderir ao evento de oração.
“A nossa esperança é que as congregações participantes construam intencionalmente novas ou mais profundas relações ecuménicas e inter-fé ao nível local, para que estejam numa posição mais fortalecida para abordar a violência nas suas comunidades de uma forma mais contínua,” disse Matt Guynn da On Earth Peace, o grupo organizador do dia de oração este ano.
A ideia do Dia Internacional de Oração pela Paz foi inicialmente proposta em 2004 durante um encontro entre o Secretário Geral do CMI Rev. Dr. Samuel Kobia e o então Secretário Geral da ONU Kofi Annan.
Eles acordaram que um dia global de oração pela paz teria lugar todos os anos no Domingo mais próximo de 21 de Setembro – o Dia Internacional da Paz da ONU. O dia de oração pela paz, lançado pelo CMI em 2004, é uma das iniciativas da Década para Superação da Violência do CMI.
O Conselho Mundial de Igrejas é uma comunhão ecuménica de igrejas fundada em 1948 que reúne hoje 349 igrejas Protestantes, Ortodoxas, e Anglicanas, entre outras, representando mais de 560 milhões de Cristãos em mais de 100 países.
Fonte: Chriatian Today Portugal