A utilização das redes sociais para diversas finalidades ganhou proporções gigantescas no mundo atual, inclusive para propósitos ministeriais. Pensando nisso, o Conselho Nacional de Evangélicos na França (CNEF) resolveu promover um encontro de influenciadores cristãos.
O objetivo foi unir forças para que os milhões de seguidores somados pelos influenciadores sejam impactados pelo testemunho cristão. A iniciativa foi marcada por um jantar oferecido pelo CNEF.
O diretor de comunicações do CNEF disse que o grupo buscou “encontrar, encorajar e honrar aqueles que dão um testemunho protestante evangélico público nas mídias sociais”, escreveu Romain Choisnet.
Campo missionário
A reunião com os influenciadores aconteceu no hotel-restaurante Le Shangri-Lall, situado na capital, Paris. Participaram vinte proprietários de perfis nas redes sociais com uma quantidade de até 2 milhões de seguidores.
Os participantes leram a Bíblia, oraram a Deus e compartilharam testemunhos. Os membros da CNEF expuseram o entendimento de que as mídias sociais, atualmente, podem ser usadas como campos missionários.
Ou seja, “um lugar para fazer discípulos e não para simplesmente criar uma aparência cristã no nosso contexto”. Para o secretário da CNEF, “o corpo de Cristo é universal […] e as mídias sociais podem alcançar pessoas em lugares que as igrejas locais acharão muito difíceis, para levá-las a estarem conectadas a uma igreja local”, de acordo com informações do Evangelical Focus.
Contexto brasileiro
De acordo com dados recentes publicados pelo G1, 84% da população brasileira já tem acesso a internet, o que coloca o país na 5° posição entre os que possuem o maior número de usuários no planeta, informou a Forbes em outubro do ano passado.
Nesse contexto, influenciadores evangélicos são alguns dos nomes mais ativos nas redes brasileiras. Segundo a pesquisa “Radar Evangélico”, divulgada em setembro desse ano, os 44 maiores influencers protestantes abordam temáticas como devocionais (45%), conteúdo motivacional (30%) e análise política (25%).
Entre esses se destacam os pastores Claudio Duarte (9 milhões no Instagram) e Deive Leonardo (9 milhões no YouTube). Os números somados, portanto, mostram que em termos de campo missionário digital, o Brasil é um país cuja seara é gigante e promissora.