A cantora gospel Isadora Pompeo se envolveu numa polêmica e terminou acusada de ser racista por aparecer nas redes sociais usando tranças e com uma maquiagem escura, o que remete à aparência de mulheres negras e não foi bem vista por muitos internautas.
A artista foi acusada de praticar “apropriação cultural”, uma tese que prega que certos adereços, roupas e penteados só devem ser usados por pessoas pertencentes à etnia.
Como consequência, Isadora Pompeo também foi acusada de racismo porque o escurecimento da pele com maquiagem foi entendido como “black face”, uma prática que foi usada nas artes no passado, para que atores brancos interpretassem personagens negros, o que impedia que profissionais dessa etnia tivessem oportunidades no mundo artístico.
“Querem ter a nossa estética, mas não sofrer o que a gente sofre”, afirmou uma internauta ao se deparar com a imagem. “Chocada com isso, af! Apropriação cultural e o pior de tudo é que ela ainda corre o risco de roubar lugar de um negro em alguma publicidade agindo dessa forma, enfim… lamentável”, escreveu outra.
“Essa cantora evangélica Isadora não se contentou em fazer tranças e agora ela faz blackface e coloca o Instagram privado, ou seja, mas uma vez a branquitude tentando se mostrar superior usado de apropriação cultural e racismo”, teorizou mais uma.
“A Isadora nera branca? Enquanto nós pretos sofremos racismo por usarmos tranças, por manifestar nossa cultura, somos assassinados por causa da cor, uma branca é aplaudida e vista como descolada! E ainda ousa encher a cara de base para pele negra, achando q ser negro é moda”, desabafou outra pessoa.
No entanto, outros usuários das redes sociais viram excesso nas críticas: “Onde isso é racismo? O que Jesus anunciou?”, questionou uma pessoa em uma publicação feita por um internauta de ascendência asiática que escreveu: “Isso é racismo e acabou. Não tem meio termo não, o que jesus anunciou fica aonde na pratica?”.
Onde isso é racismo ? O que Jesus anunciou ?
— Blue Fierce _ BLACK IS KING 7/31 Disney+ (@blueivydeluxe) July 7, 2020
Isadora Pompeo antes de colocar trança//Isadora Pompeo depois de colocar trança pic.twitter.com/Bj3sy2JUnO
— Julia é uniter (@JuliaNa04852845) July 7, 2020
Isadora Pompeo ficou preta da noite pro dia é???
Black face que chama? pic.twitter.com/jrriJU22lh— diamante negra 💎 (@babycaah_) July 7, 2020
Essa cantora evangélica Isadora Pompeo não se contentou em fazer tranças, bloquear os comentários da foto, e agora ela faz Blackface e coloca o Instagram privado, ou seja, mas uma vez a branquitude tentando se mostrar superior usado de apropriação cultural e racismo. pic.twitter.com/5dHZHkc6KZ
— vamos escurecer as coisas (@vamos_escurecer) July 7, 2020
Abriram a inscrições pra o SISU e a Isadora pompeo já tá pronta.#VidasNegrasImportam pic.twitter.com/e8TEkcbR7Q
— Júlio César 🪐🇧🇷 (@DasiJulioCesar) July 7, 2020