A entidade cristã HaYovel foi fundada para se dedicar a ajudar Israel a restaurar as terras do território do país, que foi restabelecido como estado em 1967. Dessa forma, seus integrantes esperam contribuir para que a profecia de Isaías 61.5 se cumpra.
Após a criação do Estado de Israel pela ONU em 1967, a retomada de fato de Jerusalém e regiões como a Judeia e Samaria tem sido um desafio, mesmo que para muitos estudiosos todo esse contexto faça parte da providência divina sobre os israelenses.
Muito desse território havia sido perdido há centenas de anos, sendo que essas terras são parte central na história judaica e ainda hoje o país lida com propaganda antissemita, terrorismo e ataques de governos hostis.
O cristão norte-americano Tommy Waller é um dos que entendem que o retorno dos judeus ao território ancestral é mais do que uma conquista política, mas sim parte do cumprimento de profecias bíblicas.
Há dez anos ele está atuando com a entidade HaYovel para ser um canal de ligação entre os cristãos que desejam ver a comunidade judaica plenamente restaurada em Israel. Sua motivação é participar do que define como “Palavra de Deus acontecendo agora”.
De acordo com informações do portal Israel 365 News, Waller vendeu sua fazenda no Tennessee e se mudou para Israel com a família para apoiar o povo judeu em seus esforços de restauração, cultivando terras: “Eu quero fazer parte da Bíblia. Quero fazer parte da palavra de Deus”, explicou.
Todo esse esforço chama atenção para o texto de Isaías 61.5, que diz “gente de fora vai pastorear os rebanhos de vocês; estrangeiros trabalharão em seus campos e vinhas”.
De acordo com a colunista Zahava Schwartz, do Israel 365 News, os apoiadores cristãos se tornaram aliados solidários que seu povo precisava há muito tempo: “Para os cristãos, o relacionamento oferece uma oportunidade de servir, abençoar o povo judeu e participar do que eles veem como o cumprimento da profecia bíblica”.