Entre o domingo, 27, e a segunda-feira, 28 de abril, será realizada a “Jornada de Ação e Oração pela Colômbia”. A iniciativa representa uma oportunidade para que igrejas de diferentes denominações da Colômbia, Estados Unidos e Canadá orem pela paz do país.
“Este ano, consideramos importante seguir orando por aquelas pessoas defensoras da vida, dos direitos das pessoas e da construção da paz. Também acreditamos ser conveniente pronunciar-nos a respeito do tratado de livre comércio entre a Colômbia e os Estados Unidos, bem como sobre a ajuda militar dos Estados Unidos para Colômbia”, disse a diretora de Justapaz, Jenny Neme.
Em anos anteriores foram promovidos atos litúrgicos, ações públicas e redigidas cartas a partir da Colômbia para que as igrejas nos Estados Unidos e no Canadá pudessem utilizá-las como ferramenta para a incidência política diante de seus Parlamentos e Governos.
Em Bogotá, estão sendo organizadas várias ações, disse Neme. Será realizado um debate sobre o tratado de livre comércio e seu impacto em assuntos alimentares, agrícolas e de meio ambiente. A expectativa é de que sacerdotes, pastores, religiosos, líderes eclesiais, diretores de organizações eclesiais possam assinar carta que sairá da Colômbia para os Estados Unidos chamando a atenção sobre o tratado de livre comércio e a ajuda militar à Colômbia.
Convidam a estas ações as igrejas Menonita, Episcopal Anglicana, Evangélica Luterana, Irmandade em Cristo, e os organismos JUSTAPAZ, Ação Permanente pela Paz, Fundação SERCOLDES, HEKS, Comitê Andino de Serviços, Seção V.J.P. Secretariado Nacional de Pastoral Social, Conferência de Religiosos da Colômbia, em irmandade cristã com as igrejas dos Estados Unidos e do Canadá.
Fonte: ALC