Jornal faz duras críticas ao conservadorismo da bancada evangélica no Congresso: “Inquisidores”

44

A postura conservadora da bancada evangélica – e do Congresso Nacional, como um todo – foram alvo de uma dura crítica do jornal Folha de S. Paulo em um editorial publicado no último domingo, 14 de junho.

A Folha, publicação de postura francamente liberal – costuma apoiar a legalização do aborto, por exemplo – usou o livro “Submissão”, do autor Michel Houellebecq para traçar um paralelo com a situação política do país.

No livro, a aliança entre grupos políticos moderados e fundamentalistas religiosos na França obtém expressiva vitória eleitoral, estabelecendo o predomínio da repressão, do obscurantismo e do preconceito em um país que até então, era conhecido por suas tradições laicas e liberais.

“O Brasil por certo não é a França retratada nesse romance, e se o fanatismo de alguns grupos traz perigo à sociedade ocidental, não há sinais de sua atividade em São Paulo, no Rio de Janeiro ou em Brasília. Um espírito crescente de fundamentalismo se manifesta, contudo, em setores da sociedade brasileira –e, como nunca, o Congresso Nacional parece empenhado em refleti-lo, intensificá-lo e instrumentalizá-lo com fins demagógicos e de promoção pessoal”, introduziu o editorial.


O jornal afirma que existem “visíveis sintomas de reacionarismo político, prepotência pessoal e intimidação ideológica” entre senadores e deputados, e que “tornou-se rotineiro, nos debates do Congresso, que este ou aquele parlamentar invoque razões bíblicas para decisões que cumpre tratar com racionalidade e informação”.

Numa crítica aos princípios religiosos que muitos seguem como norte de vida, a Folha diz que a Bíblia Sagrada “pouco tem a contribuir para a coexistência entre indivíduos numa sociedade civilizada e plural”, e acrescenta que muitas decisões tomadas pelos políticos são um “evidente aceno a parcelas crescentes do eleitorado”.

“Uma verbiagem religiosa toma conta do Congresso”, acusa o jornal. “Nos tempos de Eduardo Cunha [PMDB-RJ, presidente da Câmara dos Deputados], mais do que nunca a bancada evangélica se associa à bancada da bala para impor um modelo de sociedade mais repressivo, mais intolerante, mais preconceituoso do que tem sido a tradição constitucional brasileira”, opina.

Reconhecendo que “o conservadorismo sem dúvida é forte no Brasil”, o editorial versa sobre questões que seguem os desejos da maioria: “A pena de morte, a redução da maioridade penal, a rejeição ao aborto e à liberação das drogas têm apoio em larga parcela da população –e diante de tais assuntos, naturalmente, cada pessoa tem o direito de se posicionar como lhe parecer melhor. Mas nossa sociedade também é, felizmente, mais complexa do que pretendem os mais conservadores”, argumenta o jornal.

Citando a Reforma Política em andamento no Congresso e o recente protesto de deputados cristãos contra a Parada Gay em São Paulo, a Folha a firma que “há espaço para que o Legislativo comece a transformar-se numa espécie de picadeiro pseudorreligioso, onde se encenam orações e onde se reprime, com gás pimenta, quem protesta contra leis penais duras e sabidamente ineficazes”.

A conclusão do editorial traz, em tom pejorativo, adjetivos usados de forma simplista para se referir aos setores da sociedade que se portam de forma contrária à do jornal: “Os inquisidores da irmandade evangélica, os demagogos da bala e da tortura avançam sobre a ordem democrática e sobre a cultura liberal do Estado; que, diante deles, não prevaleça a submissão”.

44 COMENTÁRIOS

  1. que moral tem um jornalista que em tese tem 3 grau, que é graduado para expressar pensamentos e formar opinião, sendo apoiador de abortos, enquanto nossa sociedade vive em dias de muitos contraceptivos e até a pilula do dia seguinte, que explicação tem uma mulher esperar tres quatro meses para fazer um aborto, assassinar um inocente e ainda arriscar sua vida, este idiota que se diz jornalista esta prestando um desserviço a esta nação, porque então não produz reportagens alertando sobre as maneiras de se proteger, de que gays produzem muitas doenças ( dsts ), porque não forma opinião sobre gays e suas vidas promiscuas que os levam a morrer nas mãos dos seus pares, que geralmente são drogados e bandidos, que permeiam estes antros. é apenas um idota que coloca a cara a tapa em prol de uma mentira.
    ABORTO E LIBERDADE PARA GAYS MANDAREM NESTA SOCIEDADE

      • MAURO
        VEJA BEM PODEMOS VIVER TODOS EM PAZ, NÃO HAVERÁ NECESSIDADE DE BRIGAS NEM DISCUSSÕES, SIGA O EXEMPLO DE CLODOVIU, RECEBA E FAÇA USO DOS DIREITOS QUE TODOS OS CIDADÃOS TEM,NÃO EXIJA O FIM DA FAMÍLIA TRADICIONAL DA QUAL VC. TAMBÉM VEIO, TENHA TEUS COMPANHEIROS CONSTRUA UM PATRIMONIO FAÇAM UM CONTRATO DE DIREITO, SEJA FELIZ.
        EM CONTRAPARTIDA NÃO COLOQUE MORDAÇA NA IGREJA, NÃO EXIJA PRISÃO OU DIREITOS ACIMA DE MULHERES CRIANÇAS E IDOSOS BEM COMO OS NEGROS, SEJA UM TRABALHADOR EXEMPLAR, SE DESTAQUE EM ATIVIDADES QUE TE TRAGA PRAZER E FELICIDADE, MAS NÃO AS IMPONHA A NÓS, SE CADA UM DE NÓS OU DE VOS SE MANTER NO SEU QUADRADO DA TUDO CERTO.
        AS AGRESSÕES DE ATIVISTAS ATEUS GAYS SÃO INTOLERANCIA QUE GERA MEDO E TAMBÉM CONTRA AÇÃO A INTOLERANCIA PENSE NISTO, TERÁ NÃO SÓ MEU RESPEITO E ADMIRAÇÃO BEM COMO DE TODOS AQUI DO SITE QUE SÃO CRISTÃOS, CLARO SABES QUE VAI ENFRENTAR DURAS CRITICAS DE TEUS PARES., MAS SE TIVER CARÁTER VAI DAR TUDO CERTO

        • Da mesma forma que o evangelismo tem que conhecer seus limites. Não enfiar sua doutrina goela abaixo pq nem todos querem se converter. Muitos até tem uma fé, diferente e que precisa ser respeitada.

          O evangelismo perdeu o respeito quando INSTITUCIONALIZOU UMA CONDUTA DISCRIMINATÓRIA. Criticar uma lei exagerada NUNCA DEVERIA TER SIDO USADO PRA SE ESQUECER O ASSUNTO. Esse foi um erro muito grave do evangelismo no Brasil e ele terá que arcar com as consequências.

          Não cristãos, descrentes, mulheres e outros grupos, queríamos e ainda queremso debater certas questões. E se o evangelismo não tem nada a acrescentar nesses debates, façam um grande favor para o país. NÃO SE METAM. Podem fazer isso?

          Homofobia tem que virar crime SIM. Pq É CRIME. Quem lhes deu o direito de chamar pessoas de ABERRAÇÕES, DOENTES E ABOMINAÇÕES? Quem?

          Quem lhes deu o direito de FICAR DEMONIZANDO TUDO E TODO MUNDO? FICAR TAXANDO PESSOAS DISSO E DAQUILO?

          CLAMANDO. Eu não sou contra o direito das pessoas de ter fé. Mas TEM QUE TER LIMITES. O EVANGELISMIO CUSPIU NA LAICIDADE DO NOSSO ESTADO E TERÁ QUE PAGAR POR ISSO. OU TEREMOS MAIS MENINAS DE 11 ANOS SENDO APEDREJADAS NA CABEÇA POR NÃO SEREM EVANGÉLICAS.

          PODEMOS TER NOSSAS DIFERENÇAS. OU VC ACHA QUE ATEUS/AGNÓSTICOS(EU), GAYS, MULHERES E PESSOAS NÃO CRISTÃS, CONCORDAMOS 100% UNS COM OS OUTROS? MAS TODOS QUEREMOS A MESMA COISA. RESPEITO.

        • Clamando,
          Nunca pensei que iria dizer isso, Parabéns! Seu comentário traduz muito do que penso hoje. E viva a democracia, a liberdade e o direito de todos!
          Os conservadores contem os libertinos e os liberais dão o meio termo aos conservadores. Só assim todos terão voz e vez!
          Deus me livre viver mancando, numa perna só e num pensamento único!
          jornal Folha de S. Paulo seu editorial publicado no último domingo, 14 de junho, ESTÁ EQUIVOCADO!

    • falso pastor clamando pelos dízimos:Um jornalista só não,mas o editorial do maior
      jornal do Brasil e que tem poder de eleger todos os Governadores e também os
      Presidentes.As pesquisas são deles,viu.E derribam também.O seu falso pastor candidato
      a presidente foi destruído ao ter apenas 0,75 dos votos válidos a nível de Brasil.Isto
      prova que os evangélicos sérios rejeitam vocês,suas lais,suas lacraias e toda corja
      podre.Mas sonhar e falas asneiras qualquer pode fazer.Incauto e derrotado.

      • E mais: Milhares e milhares de falsos evangélicos já se orquestraram com seus
        líderes,entraram com processos tentando calar este conceituado veículo de
        comunicação,mas os tiros sairam pela culatra e quem entrou foi derrotado
        processado e condenado por má-fé cujo objetivo visava usar o judiciário para
        usar a imprensa e também dinheiro.Uns demônios.

        • E mai 2:Ai do mundo se não fosse os cristãos.Mas cristãos sérios e não
          fariseus fanáticos fundamentalistas que sempre geraram guerras e só
          destruições,e tudo por não amar e nem respeitar ao próximo.Hoje,o mundo
          não confia mais nestas víboras.

  2. “quem protesta contra leis penais duras e sabidamente ineficazes”.

    O jornal deve ter ciência que todas as vezes em que se aumentou o índice de crimes, os legisladores no mundo inteiro produzem leis mais duras, então…precisa que o jornal procure ser mais ávido pela verdade histórica do mundo;

    “Sabidamente ineficazes”, ora, qual o estudioso do direito que concluiu que ao diminuir a maioridade é um ato ineficaz?

    A lei não visa apenas punir,mas e principalmente educar.

    Educar quem? Esses jovens que, por libertinagem, praticam o primeiro, o segundo, o terceiro… crimes, mas fingimos que não vemos.

    Lei mole, no caso o ECA, colocou na cadeia milhares de jovens ao inteirarem 18 anos.

    Ou seja, não repelimos a criança cedo, eis que esta permaneceu no erro, e uma vez com o coração enduro, findaram todos errantes, consequentemente detentos.

    Mentira a estatística quanto ao percentual dos menores que não voltam a errar após completar 18 anos, pois quando não presos, são mortos ainda crianças.

    Um estado que não prende suas crianças para evitar a promiscuidade com o crime, então como crer num estado desse tipo e com esses números?

    O ECA não prende, espera o desajustado completar 18, lançando-o no inferno por completo,

    Belos instrumentos legais que o Brasil possui, é de dar vergonha este país. Não acredito que país algum do mundo possua tanta violência praticada por crianças.

    País de m…

  3. Um editorial fanático, ilusório, cheio de ódio e preconceito da Folha. O fundamentalismo ideológico dessa mídia radical é assombrosamente rasteiro. Eles são reacionários: querem retroceder o que está certo e querem impedir o conserto/evolução do que está errado. Eles estão incitando contendas que não existem, estão com sede de sangue inocente. Eles possuem aparência de piedade, mas são enganadores, vencidos pelo pecado, trocaram a fé em Deus pela paixão dos prazeres antinaturais e irracionais, traíram a razão e a ciência, vivem no obscurantismo cultural e político que os leva à infelicidade estampada no rosto, mas alojada no coração. Para essa imprensa, a vontade popular é o algoz da democracia. Eles se acham moralmente superiores aos religiosos de todas as espécies. Se dependesse desses órgãos de mídia, milhões de brasileiros religiosos não teriam direito ao voto. Pois, quando a mídia desfere golpes contra a democracia representativa, propondo a anulação dos efeitos das decisões políticas que tiveram como inspiração os anseios do povo, ela deixa claro que só busca a promoção dos interesses da oligarquia que representa.

  4. Estava mais do que na hora do Brasil reagir aos fundamentalistas dominionistas instalados no Congresso Nacional. Que outros grandes veiculos sigam o exemplo da Folha de SP.

    • Sando,amo estas mídias escritas:Folha,Estadão,Veja,Época,Isto é,Carta Capital,O Globo,
      O extra e o dia.Leio todos quase todos os dias.Por enquanto,eles não estão apresentando um perigo à sociedade.No tempo certo,eles se reunem com o Clero e com
      as autoridades e eles terão o mesmo destino do falso profeta balaão,Janes e Jambrese
      outros aluciandos como está escrito em Pedro 2.

      • Deveriam agir rápido, janio, dentro do estado democrático de direito, contra os fundamentalistas dominionistas evangélicos. Quanto mais demorar, mais difícil e problemática será a defesa da democracia, da liberdade de consciência, culto e expressão, das liberdades civis e individuais, e do Estado laico.

  5. Eu venho neste site aqui quando eu vejo notícias importantes e notícias que eu sei que ficarão entupidos de comentários engraçados.
    Acho muito engraçado quando citam estes líderes religiosos:

    Pedir Maiscedo, Mamoncedo, Silas Malacheia, Milionário R$ R$ Soares.. e etc. Uma comédia!

    • A sociedade acabaria rapidamente, Bruno. Imagina esses estúpidos conduzindo as academias científicas, por exemplo: seria o caos total, a volta para a idade do bronze.

    • Luis Francisco Alves, você não vencerá o debate repetindo ou berrando, ad nauseam, seu comentário. E lembre-se: quem berra são cabritos e outros animais; seres humanos falam. É impressionante o nível de ignorância de crentes bitolados pela religião!

  6. Lá nesse jornal está cheio de comunistas, gays, esquerdopatas e outras coisas. Estranho seria se eles elogiassem a bancada evangélica. Então faz sentido essa crítica, que aliás, só a fazem porque vivem em um democracia e não em uma ditadura ou no comunismo. Isso é o exercício da democracia, os diferentes convivem, mesmo discordando em idéias. Então, não queiram impor as suas porcarias de idéias (aborto, casamento gay, etc..) à sociedade brasileira, que na sua maioria, esmagadora, não aceita!
    Agora, tenho uma sugestão para vocês, mudem-se para a China, Coréia do Norte, Cuba, Venezuela e reinvidiquem suas idéias por lá. Até porque comunista não tem pátria mesmo.

    Pensem nisso, o Brasil agradece!

  7. Isso tudo so diz uma coisa: Os espioes do Papa que trabalham la dentro, sabem muito bem que Eduardo Cunha esta fazendo de tudo para se candidatar a presidente da RepublicaE Roma odeia essa hipotese. Vai que ele ganhe as eleiçoes. Alguem ja pensou nessa posibilidade?Nimguem que um herege no poder a midia nativa sempre odiou os evangelicos e sempre ira odia-los.

  8. Acho que as ditas academias foram criadas nas universidades confessionais da Europa, não? E outra, Harvard, Yale, Oxford, Mackenzie, PUC são confessionais, não? .

    • samuel e suas asneiras,poi terão o mesmo destino da moderada irmandade mulçumana.
      Vocês são rejeitados até no meio evangélico.Mas sonhar pode.E o doce poder terão
      no dia de são nunca.Além de famigerados são fanáticos alucinados por fama,dinheiro e
      poder.

      • samuel josé,o destino e o futuro não muito longe de grupos de fanáticos religiosos
        envolvidos na política serão os guetos,ou prisão com seus asseclas mais exaltados.O Egito,a Argélia já fizeram a limpeza:França,Estados Unidos,Suiça….. já
        estão a caminho.Aqui também fará.

    • Será de vocês uma ova! Não ultrapassando 30% da população, vocês são minoria numérica – um dia foram minoria social, até que se tornaram intolerantes -, e teriam o mesmo destino que o movimento fundamentalista religioso no Egito, expulso que foi pela população apoiada pelo exército daquele país. E se Deus se metesse em política, Ele livraria cristãos e outros religiosos das mãos sanguinárias dos radicais islâmicos!

  9. Nem vou escrever nada sobre o Assunto, Clamando meu Irmão já o fez por mim alias o fez com muita sabedoria, É ISSO AI CLAMANDO COMO SEMPRE ESTAMOS DE ACORDO, porque sera? porque sera? ora nossos pensamentos estão em Cristo Jesus e unidos Pelo Santo Único e Verdadeiro Evangelho Do Senhor Da Gloria, [ Á BIBLIA ]

    • STUDEBAKER
      É SIMPLES O MESMO ESPIRITO ANTO QUE OPERA EM UM É O MESMO QUE OPERAQ EM OUTRA, POR ISTO A SIMILARIDADE, CRISTÃOS EVANGÉLICOS SE FUNDEM ATRAVÉS DE CRISTO JESUS, É ISTO AI EU DISSE E PRONTO NÓS É CRENTE

  10. Do site pragmatismopolítico, trancrevo o texto contendo as duras palavras de Boechat ao Silas Malafaia. As palavras foram tiradas do vídeo que segue abaixo:

    “Ô, Malafaia, vai procurar uma rola, vai. Não me enche o saco. Você é um idiota, um paspalhão, um pilantra, tomador de grana de fiel, explorador da fé alheia. E agora vai querer me processar pelo que eu acabei de falar, porque é isso que você faz. Você gosta muito de palanque, e eu não vou te dar palanque porque você é um otário”, afirmou.

    A resposta do apresentador não parou por aí. “Em nenhum momento – é pegar as minhas falas que estão todas gravadas – eu disse qualquer coisa que generalizasse esse comentário. Até porque, diferente de você, não sou um idiota. Você é homofóbico, uma figura execrável, horrorosa, e que toma dinheiro das pessoas a partir da fé”, adicionou.

    “Eu não sou rico porque tomei dinheiro das pessoas pregando salvação depois da morte. O meu salário, meus bens, meus patrimônios vieram do meu suor, não do suor alheio”, completou Boechat. “Você é um charlatão, cara, que usa o nome de deus, de cristo para tomar dinheiro de fieis. Você é tomador de grana, você e muito outros.”

    Para finalizar, o âncora do Jornal da Band garantiu não temer represálias orquestradas por Malafaia. “Não tenho medo de você não, seu otário. Vai procurar uma rola, repetindo em português bem claro.”



    Assine o Canal
    • Ricardo Boechat sofre de diarréia cerebral, é um jornalista em fim de carreira, que sem nenhuma expressividade apresenta uma caricatura xenofóbica aos evangélicos. Já teve que pagar três mêses de serviços cumunitários por falar demais, certamente não foi suficiente quem sabe pelo seu histórico ele pegue um tempinho de cadeia pelas falas com auto teor de ignorância e preconceito contra os evangélicos.
      Espero que lhe custe caro esses momentinhos de holofotes….kkkkkk

  11. Conservadorismo é melhor que pior portanto quem dera que sempre fossemos com servadores, não estaríamos enfrentando por essa tão grande crise de violência que estamos passando. devemos lembrar dos tempos de nossos bisa-vos em que não existia tantas violência de assassinatos, drogas, violência de transito, corrupção etc. como hoje e porque? por causa da falta falta da Fé isso porque nesses tempos as pessoas tinham mais fé mesmo pertencendo a Igreja Católica mais como a fé foi acabando e hoje apesar de termos muitas Igreja Evangélica que são aquelas que toleram menos o pecado tanto dentro da Igreja como fora, estamos em maior nível de violência.

  12. A inteligencia passa longe de quem acha que uma bancada evangélica em qualquer parte do mundo deve ser liberalista (que não é liberal, mas vota em projetos liberais). Mais ainda, Achar que deve seguir na mesma mão do ante cristianismo. O discuso liberal ganhou muito coro nos últimos tempos, mas há de respeitar também o povo evangélico, o povo católico tradicional e as pessoas que não comungam com certas ideologias. Não tem nada a ver com teocracia, tem a ver com a cultura de mais de 500 anos que certos seguimentos e grupos agora desejam jogar na lata do lixo. Quanto ao exemplo dado, a parada gay, faltou a este redator do jornal F. de SP, ler a Constituição sobre símbolos religiosos, o ato de ofender a fé alheia, etc. Falta muito ainda para ele e a todos que dão pitaco em sites evangélicos sem ser, fazer comparação entre discriminação e discriminação, pois parece que evangélico dar opinião contra qualquer coisa soa como preconceito e discriminação. Ofender a fé em pleno espaço publico, a pessoa, seus símbolos sacros, entrar de penetra em sites de conteúdo religioso, twitters, Facebook, Blogs e disparar ofensas e trolar pessoas, até dignas de todo repeito, é apenas liberdade de expressão.
    Nesse caso, que sejam ou não bons exemplos, é sempre aconselhável e obrigatório ter uma bancada conservadora e zelar para que ela só aumente em número e em grau de influência, e quem estiver muito incomodado que se retire, que se isole ou ache outra solução!

  13. Eu voto nos Evangélicos, nos Ruralistas e nos Delegado, Militares, Policiais e Bombeiros. EU quero ver o Brasil lavado de liberais libertinos, comunistas e vagabundos de todos os naipes. Parabéns para a Camara Federal que está executando um trabalho bom neste sentido.

DEIXE UMA RESPOSTA