O rapper Kanye West é, além de músico e compositor, um empresário de altos e baixos nos negócios. Um de seus talentos para fazer dinheiro é a criação de designs de tênis, e ele acredita que o relançamento de sua própria marca, Yeezy, é uma oportunidade oferecida por Deus.
O artista norte-americano – que tem um temperamento que varia entre humildade e excentricidade, fazendo-o ser visto por muitos como alguém com transtorno bipolar – foi entrevistado pela revista Forbes e falou sobre seu crescimento pessoal e financeiro.
“O primeiro sapato que eu me lembro de desenhar foi o Jordan One que você está usando agora”, disse Kanye West, 42 anos, ao jornalista Zack O’Malley Greenburg, que o entrevistou. “Deus tem um jeito de alinhar as coisas”, acrescentou o artista.
A marca de tênis foi lançada inicialmente em 2009 pela Nike, e em 2013, ele migrou sua coleção para a concorrente Adidas. Nessa época, o rapper voltava de um tempo de auto exílio na Europa, e lançou um de seus álbuns com maior polêmica envolvida: “Yeezus”, xará de sua a marca de tênis.
À época, num de seus arroubos, afirmou que o álbum era uma obra-prima e ele, uma divindade: “Eu sou um deus”, gabou-se. Como não poderia deixar de ser, sua declaração desastrosa tornou-se alvo de numerosas críticas, o que o levou a mudar de postura.
Desde então, o rapper diminuiu sua empolgação com sua própria criatividade, tratou seu colapso mental e tem feito maiores declarações relacionadas à sua fé em Deus, além de associar seu atual momento de sucesso ao fato de “estar a serviço de Cristo” em um compromisso de “obediência radical”.
Em meio aos caóticos altos e baixos temperamentais de Kanye West, sua marca de tênis vem conquistando o mercado, e deverá superar US$ 1,5 bilhão em vendas já em 2019, e crescer amplamente nos próximos anos, conforme analistas de mercado.