Brasil

“Lei do Pai-nosso” gera polêmica em Ilhéus: Ministério Público pede cancelamento após representação da Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos

Comments (31)
  1. Desde que não seja forçada, nada contra…tem que ter permissão dos pais, muitos não professam fé cristã, mesmo sendo minoria existem. não podem ser forçados
    PAZ
    Paulo Agnóstico

  2. Lia Santos disse:

    eu acho interessante sim, e não vejo contrariações pq o "pai nosso" é orado por quase todas religiões, e quem não cre em DEus não ora…ex num time de futebol antes de entrar em campo todos jogadores oram o Pai nosso, todos oram, quem não cre em DEus fica quieto e quando oram a Ave Maria, os Protestantes se calam e os Catolicos Oram…qual o problema?!O respeito e tolerancia acima de tudo…

    1. os filhos de mulçumanos, os budistas, hindus, ateus, agnósticos… são minoria, mas existem, e não oram o pai nosso.
      desde que os pais autorizem, ai não veria nada contra.
      PAZ
      Paulo Agnóstico

    2. Lia Santos disse:

      eu acredito que se não tivessem autorização poreiam então não orarem..

    3. É bem típico achar que quase todas as religiões (que não sabem nem quantas e nem quais, muito menos o que fazem) oram o pai nosso! Faz parte de seu projeto hegemônico de dominação cristã! Vc ia gostar de um satanista ficar gritando no seu ouvido e obrigando vc a ouvir a liturgia maldita todo dia antes da sua aula? Presta atenção, mulher! Deus lhe deu neurônios!!!! não caia na bobagem dos machistas que lhe dizem que vc só tem dois!!!

    4. Eder Baum disse:

      Mais de DOIS TERÇOS da polulação mundial NÃO É CRISTÃ.

    5. Lia Santos É esse tipo de pensamento que gera revolta. Eu não acredito em Deus muito menos que Jesus foi algum messias. Se eu ficar gritando na porta da sua casa ou na porta de sua igreja, que Jesus era um golpista charlatão acho que você se ofenderia e provavelmente iria me confrontar, não?
      Pois é, orações são pessoais reze na sua casa, no templo de seu Deus, ou reze calada em locais públicos.

    6. Leo Hise disse:

      Lia Santos Mesmo que quase todas as religiões rezassem "pai nosso" (tá muito longe disso sua ignorante!), seria ridículo e humilhante ter uma lei que torna OBRIGAÇÃO rezar o "pai nosso". Não sei se vc leu a notícia, ou se a sua cegueira não deixou, mas a lei diz que o aluno seria OBRIGADO a rezar o "pai nosso"! Então não tem essa de "não faz quem não quer". Todos seriam obrigados, e quem não quisesse (por ter outra religião, ou por qualquer outra coisa), certamente ia se sentir mal com isso, poderia ser mal-visto ou até punido.

    7. Leonardo Freitas Dos Santos disse:

      Qual maioria que ora o pai nosso? SÓ o cristianismo hora o pai nosso, você esta bem desinformada… E outra, o aluno que não quiser orar podera ser vitima de bullying por ser de uma crença diferente, pensi nisso…

    8. Lia Santos disse:

      No Brasil a Maioria são Cristã sim…e oro para que Deus abra os olhos dos "mal educados", pois infelismente esse é o papel de pessoas como vcs que escreveram aqui, "não é defender o que creem,mas sim ofender as outras pessoas", Eu Lia Santos em nenhum momento ofendi ninguém e nem religião nenhuma, apenas fiz um comentário meu, particular…que acho que não há mal nenhum…e por mim poderia um satanista gritar na minha orelha dia e noite falando de maldições, que não me influenciariam…ou vcs são muito mal educados e intolerantes ou morrem de medo de se renderem há Jesus!!!VCS TEM TODO DIREITO DE DEFENDER SUAS OPINIÕES…MAS TENHAM UM MINIMO DE EDUCAÇÃO…OU SERÁ QUE NEM ISSO VCS TEM?

    9. Lia Santos disse:

      todo debate ou opinião publica requer um minimo de respeito, E eu Disse Sobre RELIGIÕES,e o Busdista,islamismo, Hinduismo é uma das religiões sim, em Maioria nos paises Muçulmanos e não no Brasil, aqui a maioria são de Cristão, e por favor Ateismo não é Religião, é justamente o contrário, a Falta de uma religião…e seja qual for eu a respeito, tenho amigos Ateus, Catolicos, Espiritas e Cristãos… mas continuo achando que o pai nosso não mata ninguém…o que mata mesmo é o desrrespeito com o ser humano…seja qual for sua crença ou descrença…defenda aquilo que acha com dignidade e respeito!!!

    10. Lia Santos Mas ai é que está o problema, a falta de respeito, orações não faz mal a ninguém mas se existe um local especifico para tal coisa (igreja/templo/sua casa), porque fazer em um local (escolas/locais públicos em geral) que não tem nada com religião. Isso é uma afronta aos que não praticam determinadas religiões. Por exemplo se eu for na igreja e vou ouvir orações, se não quiser ouvir não vou a igreja, agora como faço em um local publico tapo os ouvidos?
      É uma falta de respeito quando alguém entra em um local publico ouvindo som alto sem fones ou uma pessoa atende o celular e começa a falar alto, não é verdade? Não incomoda?
      Porque com orações é diferente? Uma pessoa falando ao celular incomoda, outra falando sozinha não?
      Raciocina!

    11. Lia Santos disse:

      Flavio eu entendo o que quer dizer e respeito, eu não mudo o que eu penso pq na escola onde minha filha estudou não é uma "escola Religiosa" e as crianças oram na hora do lanche, e nunca ouvi dizer que teve algum problema, por isso que eu concordo, mas não quero dizer que quem pensa ao contrário esta errado, eu acho justo que as pessoas se pronunciem, afinal vivemos em uma Democracia Né?!Tanto que já entraram com uma liminar pra ver se derrubam a tal da lei, ou seja são os que não concordam.Eu Flavio tenho poucos amigos…mas são pessoas que eu tenho algum tipo de convivencia são 251 entre eles há varias religiões diferentes e tbem aqueles que não tem nenhuma religião, de todos esses eu só tenho 1 Amigo Ateu Assumido, e eu respeito muito a forma de pensamento dele, mesmo não concordando, eu não concordo mas respeito, até pq ele é uma das pessoas que defende seus pontos de vista com Educaçaõ, bom senso, e respeita o próximo, ele na verdade defende a visão dele sem denegrir as outras visões, e eu fico feliz tbém pela sua vida, pois foi o UNICO que defendeu seu PONTO DE VISTA de maneira Educada, temos que ter bom senso em tudo, defender sempre o que cremos, más sem ofenças, e o que eu mais sinto é que muitos tem pensamentos assim como de alguns colegas aqui, por estes pensamentos expressados com tanta grosserias e intolerancia que o mundo esta em Guerra…Eu gostaria de viver num Mundo onde houvesse mais TOLERANCIA, política, religiosa,e com as pessoas fosse qual quizesse ser a opção sexual desta…Respeito acima de tudo e o Mundo seria bem melhor.Abraço Flavio.

    12. Lia Santos disse:

      Leo…Vc disse que meu problema é BURRICE, MAS NÃO SOU EU QUE ESCREVO "NUM" É NEM IGNORANCIA, E "NUM" TEM CAPACIDADE "PRA" ENTENDER…

    13. Lia Santos disse:

      Leo Hise Quando quizer DEBATER seu ponto de vista, faça isso com um minimo de Educação, e INTELIGENCIA, já que vc gosta tanto de cobrar este quesito das outras pessoas….

    14. Lia Santos disse:

      Laffayete Alvares Jr. poderia eu passar o dia com o satanista gritando na minha mente que não me influenciaria…poderia eu morar na Coreia Do Norte onde lá existia um Ditador Ateu Kim Jong-II que recem faleceu e hj tem um sucessor seu filho caçula Kim Jong-un, que eu tbém não me influenciaria,lá Os Cristão não poder professar sua fé, e nem por isso eles deixam de fazer, Eu continuo crendo que quem não quizesse Orar, fizesse como Os Nortes Coreanos Cristão, Ficassem quietos na hora de Adorar o Ditador, Mas como já disse e repito esta é minha opinião que eu não vou mudar GOSTE E RESPEITE vc ou não, e Machista é o seu comentário Ridículo, Pois quem mostra não ter Neuronios é Vc que fáz um comentário INtolerante desse…"Liturgia Maldita"….e quando eu falei sobre "religiões" que oram o Pai nosso, eu quiz dizer Exatamente Religiões, que são poucas, e Não SEITAS que são Muitas!!!DEFENDA seu PONTo DE VIsta Com Educação, TOlerancia e Respeito, Sé é que Ao Menos isso você tem?!!!

    15. Lia Santos disse:

      Eder Baum Nós estamos falando de uma cidade no Brasil, e aqui sim a maioria é Crista.

    16. Eder Baum disse:

      Este argumento de que por que a maioria é assim deve ser assado é completamente falacioso.
      Na Alemanha Nazista a esmagadora maioria apoiava Hitler.
      Como diria Arnaldo Jabor: "Coma merda, um bilhão de moscas não podem estar erradas".

      E por falar em Nazismo. Dá uma olhada na biografia do fundador do protestantismo (Martinho Lutero). Vai lá descubra por si só. Quem foi o responsável de verdade pelo anti-semitismo Hitlerista.

    17. Lia Santos disse:

      Cada um SEja Responsável por aquilo que causa ao próximo e a si mesmo seja aqui na terra ou se tiver como eu Creio que haverá de ter "um Juizo", cada um responderá segundo tudo quanto fizeras aqui, perante DEus.

    18. Lia Santos E daí que a maioria é cristã? Nós vivemos numa democracia, e não numa ditadura das maiorias. Se fosse assim, nem precisava de Legislativo para criar as leis, era só decidir tudo com base em plebiscitos…

    19. Maria Aragao disse:

      concordo plenamente com vc , a vida é simples a gnt é que complica ela..

    20. Eder Baum disse:

      Tá bom Lia Santos…. Fechem as delegacias, tribunais e presidios. Afinal Deus vai julgar a todos no fim mesmo né. Que se faça a sua justiça divina então…. Topas?

    21. Lia Santos disse:

      Filipe Albuquerque então, pra esta lei ser aprovada alguém votou…eu não tenho nada contra, e tb não me oponho a quem tem…apenas debato a minha opinião.

    22. Lia Santos Mas essa lei é inconstitucional, não deveria nem ter sido votada. Tanto é que vai ser barrada rapidinho.

    23. Eder Baum disse:

      Cumpra-se a Lei!

      Estabelece o artigo 19, incisos I e III da Constituição Federal:
      Art. 19. É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:
      I – estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvenciona-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança, ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público.

    24. Lia Santos disse:

      Eder Baum Não fui eu quem criei a Legislação, e muito menos a Lei do Pai Nosso, a CULpa dela existir, não é minha eu Apenas Concordo Com Ela, e eu tbém não sou Divindade nenhuma, pra que seja feita a MInha vontade, como vc disse logo mais acima, e eu creio sim em um Julgamento de DEus, mas tbem disse que cada um responderia por aquilo que cometer aqui na terra…ou seja pela nossa Legislação, que é muito falha…másssss vamos vivendo ela. Os que se opoem que se manifestem contra…afinal em uma democracia, eu concordo e vc pode discordar…ou não? será que eu teria que concordar com vc? cada um age e pense o que quizer…liberdade de Expressão lembra?

    25. Lia Santos disse:

      Filipe Albuquerque eu acredito que ela possa ser barrada…estamos em uma democracia, as pessoas precisam aprovar, mesmo ela ja tendo sido sancionada…mas isso pode acontecer, nem todos são a favor…mas eu sou e não nego." opinião minha, eu não sou dona da verdade, mas aqui ninguém é".

    26. Eder Baum disse:

      Defender a proibição de liberdade de credo é ser contra a liberdade de expressão, fere a constituição, proibe a liberdade de expressão.

      Não vou ser tolerante com a intolerãncia, não darei liberdade a quem é contra a liberdade, não permitirei que grite quem queira calar vozes. Este é meu pensamento.

    27. Eder Baum Essa Lei já foi revogada. Agora tem que processar a corja que elaborou e votou a favor!
      Alguém que apoia qualquer coisa que vai contra nossos direitos previstos na constituição, não poderia estar representando o povo de forma alguma.

    28. Lia Santos disse:

      Eder Baum, vc devia voltar ao meu Topico, já que gosta tanto de exercer sua opinião, e entender o motivo pela qual sou a favor…mas como eu acredito que vc não se importe com meus argumentos, na verdade vc quer me IMPOR sua Opinião, ao inves de apenas publicar a SUa num Topico Seu, Mas enfim…Vamos combinar que "eu sou uma Atleta Protestante, e quando vou entrar em campo,minhas companheiras oram o Pai Nosso, eu sigo, elas continuam a orar a ave Maria, eu paro por ali, eu vou sair da roda?Não! Pq eu sou tolerante, Vamos combinar que muitas nem creem e nem descreem em uma ou mais divindades, são Agnosticas…A diferença é o Respeito e a Tolerancia, nos Vestiariarios geralmente se tem muitas imagens de santos …vou eu quebrá-los? Não! Respeito com os Que creem em deuses diferente de mim…por isso que eu concordo, pq se eu tivesse que escutar um Ditador dizer que DEus não existe, e que Jesus é um Charlatão, eu iria Ouvir, calada, Pq EU CREIO QUE ELE EXISTE E QUE É O MEU SALVADOR, E ISSO NÃO MUDARÁ", A não ser que eu não tivesse Certeza daquilo que creio, ai sim eu me influenciaria. Nada e nem ninguém me influencia.Será que o KIt Gay vai influenciar as crianças a ser Gays e lesbicas? NãoAcredito nisso, acredito que Os pais ensinam seus filhos o caminho que devem andar, e se eles se desviarem daquilo que lhe foi ensinado é pq esta no caminho dele, cada um traça o seu caminho segundo sua mente…eu fui crianda dentro dos Costumes Catolicos, depois de adolecente passei a ser protestante, crio minha filha dentro do Protestantismo, e se ela quizer mudar de opinião quando crescer? se um amiguinho falar pra ela que DEus não existe, vou por ela na rua? pelo amor de Deus…Só muda de opinião que não tem certeza de que é aquilo que ela quer pra vida dela.

    29. Eder Baum disse:

      Tive o trabalho de procurar o diário oficial do Municipio de Ilhéus e encontrei a dita lei LEI Nº 3.589, de 12 de Dezembro de 2011.

      "Art. 1º – Fica obrigatório as Escolas do Município de Ilhéus orar o Pai Nosso antes das aulas."

      Me explique por favor, pois estou cego, e não consigo ver nesta lei a parte de liberdade de expressão que tanto defende. Ou eu entendi a palavra "obrigatório" de forma errada?
      Uma coisa é Permitir que pessoas rezem, outra é obrigar que rezem.

      Em caso de duvida segue a lei -> http://www.diariooficialdosmunicipios.org.br/sitesMunicipios/temp/2011_12_12693003271.pdf?CFID=47678&CFTOKEN=70460733

    30. Eder Baum disse:

      Vamos ao inicio do tópico então

      "eu acho interessante sim, e não vejo contrariações pq o "pai nosso" é orado por quase todas religiões, e quem não cre em DEus não ora…"
      1 – Existem não cristãos no Brasil e em Ilheus (Morei na Bahia e não sou cristão)
      2 – A lei Nº 3.589 é clara. É OBRIGATÓRIO rezar. Não sendo permitido "Não orar".

      "ex num time de futebol antes de entrar em campo todos jogadores oram o Pai nosso, todos oram, quem não cre em DEus fica quieto"
      A lei Nº 3.589 é clara. É OBRIGATÓRIO rezar. Não pode ficar quieto.

      " e quando oram a Ave Maria, os Protestantes se calam e os Catolicos Oram"
      A lei Nº 3.589 é clara. É OBRIGATÓRIO rezar. Não pode se calar.

      "O respeito e tolerancia acima de tudo…"
      Finalmente algo que concordo, mas não do seu jeito.

    31. Lia Santos disse:

      Eder Baum eu vou escrever de novo " Eu não vejo problema algum quem não concorda…não concorde e pronto…Julgue quem criou, votou e sancionou a Tal da Lei….

    32. Lia Santos disse:

      A lei é realmente Arbitrária, se è que não poderia "se calar" coisa que realmente eu não acredito, não existe professor, ou qq outro funcionario da escola para fiscalizar todos alunos pra ver se eles estao orando…esta lei devia de ser igual aquelas que somos obrigados a cantar o Hino Nacional,no meu colégio tinha isso…ficar em fila pra cantar o hino, e vou ser bem sincera na época eu nem sabia cantar nada…hj é claro que sei e quase todos jogos de futebol tem, e vou te falar, só canta quem quer, mesmo sendo uma lei Paulista…

    33. Lia Santos disse:

      Leo Hise vc não merece atenção, até pq se vc tivesse um minimo de vontade de debater sua opinião, vc deixaria um comentário a respeito do tópico ao invés ficar discutindo a MINHA OPINIÂO PARTICULAR", teve uma moça que disse que EVangelicos e politicos junto só dá merda, sabe que atenção eu dei pra esse comentário? nenhum, pq a opinião dela não me influencia e nem tem crédito pra mim…se minha opinião não tem credito pra ti, ao inves de ficar me denegrindo e postando seus JULGAMENTOS aqui, melhor é vc postar uma mensagem dizendo que é contra a Lei…não é mais simples :)

    34. Lia Santos disse:

      Leo Hise Julgando eu? Não vai peder o Auto-Controle Hem querido, vc esta parecendo Mulher barraqueira, não tem INTELIGENCIA para debater um assunto e ai cai no barraco, nas ofenças, ha Leo não precisa ficar bicudinho, quem sabe com os anos vc se torna uma uma pessoa melhor e mais culta….. :)

    35. Lia Santos disse:

      Leo Hise "Sabe o que mais me impreciona nos Fracos?E que eles precisam humilhar os outros pra se sentirem Fortes". Mahatma Gandhi

    36. Lia Santos disse:

      Leo Hise E foi vc quem disse que iria julgar mesmo…concerteza vc deve saber o significado da palavra, não preciso te explicar, não se estresse com isso, fica td certo entre a gente, não tenho nada contra vc, só acho que vc precisa de "ajuda". . . ou parar de se incomodar comigo. vai postar algo legal que dê Hibope…aqui vc perdeu a credibilidade quando disse que "nós julgaresmo sim"…Graças a DEus nem todas pessoas são como vc. beijo e desliga querido, vai postar algo legal no face, fazer amizades, manorar que vc ganha mais. bjo xau.

    37. Leo Hise disse:

      Lia Santos Você definitivamente não sabe o significado de JULGAR. Se soubesse, saberia que julgou tanto quanto eu. JULGAR é avaliar, dar conceito… Coisas que todos nesse página fizeram, inclusive você. Não to querendo dar ibópe. Só perdi a credibilidade com aquela frase pq você não sabe o significado da palavra JULGAR. Tanto não sabe, que nem quis responder.

    38. Lia Santos disse:

      Leo Hise não sou mandada por vc, vc não tem ibope comigo meu rei…O DEus que eu sirvo e obedeço é muito melhor que vc e eu .Já que vc gosta tanto de comentar…porque não posta algo legal pra gente comentar tbem…ou será que vc só sabe, Avaliar, e dar Conceito dos conteudos de outros? de a sua opinião sobre os link da reportagem, quem sabe vc consegue algumas curtição, as vezes isso vai te fazer bem. :)

    39. Lia Santos disse:

      Leo Hise acho que vc esta querendo resenha neh.??? quer resenha vai na Hebe, e eu não julgo ninguém e eu fiz um comentário sobre a noticia, e as outras pessoas se acharam no direito de dar opinião sobre a minha, como se eu fosse mudar o que penso, eu não dei minha opinião no poste de ninguém, e vc quer dar opinião no meu…comente a Reportagem e não se sou BURRA, Idiota, e outras coisas que vc me chamou…olha vou te dar uma dica já que vc quer resenha…faça um comentário neste post aqui ó…http://noticias.gospelmais.com.br/lei-permitira-oracao-escolas-estados-unidos-31333.html, vc vai ser o primeiro, olha que legal. :0)

    40. Leo Hise disse:

      Lia Santos Por que você me mandou esse link, se eu já disse que não quero comentar? Não é um ato muito inteligente né… Então você está dizendo que você tem direito de dar a sua opinião, mas as outras pessoas não tem? Julgar é opinar, dar conceito, avaliar… Ainda acha que não julgou ninguem? Vou ter que de dar definição do que é AVALIAR tambem ?

    41. Lia Santos disse:

      Leo Hise Já disse pra vc, quer resenha vai na Hebe. :)

    42. Lia Santos disse:

      Leo Hise por isso que eu disse que tolice sua ficar debatendo a minha opinião, porque eu não vou mudar a minha e nem vc a sua.e volto a dizer melhor fosse vc dizer que não concorda e deu…ao ives de ficar querendo resenha.

    43. Lia Santos disse:

      Leo Hise agora sim vc mostrou quem realmente é… messa as palavras pode ser que além de gostar de "resenha" vc tbém se interesse por um processo…querido vc não tem suporte piscologico para entrar e sair de um debate com dignidade e respeito…acabei de crer que vc precisa de atenção, e quando não tem se desespera…parte pra agreção verbal…Isso é falta de Equilibrio viu, procura ajuda bem.FICADICA ;)

    44. Lia Santos disse:

      Leo Hise pode ser que sim…ser tolo é uma opção,ser chamada de vadia é agração verbal, eu ao contrário de vc não estou rindo da sua cara, até pq não dá pra rir de uma pessoa a qual eu entendo que precisa de ajuda, eu tenho pena de ti, vou orar pela sua vida querido, Deus há de tirar esse rancor de seu coração, e pra parar de discutir é facil…só vc parar de me xingar…tenho uma lista salva , já esta na hora de parar mesmo por aqui, afinal vc parou de discutir a minha opinião e passou a me agredir verbalmente…vc é realmente uma pessoa muito pobre, não tem NADA de bom pra passar pra ninguém…

    45. Lia Santos disse:

      Leo Hise ao menos vc se mostrou esperto retirando todos insultos que fêz a minha pessoa, lógico que salvei todos, afinal a gente nunca sabe se esta falando com uma pessoa normal, ou um Criminoso…cuide sempre o que escreve povo, nunca se esqueça que o Respeito é acima de tudo.

    46. 'PAI NOSSO É ORADO POR QUASE TODAS AS RELIGIÕES' ??? KKKKKKKKKKKKKKK

    47. Se o pai nosso não mata ninguém vamos colocar as orações principais de cada religião no começo das aulas senhorita.

      'BOM DIA ALUNOS, VAMOS COMEÇAR COM O SATANISMO ^^'

      Satan, ó poderoso satan que está nas redondezas do inferno
      Nossa alma clama pela tua maldade
      Venha com o teu circulo de fogo diante de nós e mostre o teu verdadeiro poder
      Que assim seja feito pelo lorde do mal'

      PRONTO CRIANÇAS AGORA BUDISMO ^^
      ….

      Vai se fuder, vai.

    48. Leo Hise disse:

      Lia Santos Não retirei nada. Só de bloqueei. Nem você retirou os seus insultos. E eu salvei tudo tambem.

    49. Leo Hise disse:

      Lia Santos Agora sim apaguei tudo. Deixei só o primeiro e mais alguns outros. O resto que não tinha nada a ver com a matéria eu exclui. Fica só o print de recordação pra você. Vlw, chega dessa merda dessa discussão. Tchau!

    50. Lia Santos disse:

      Leo Hise nem te insultei e nem te respondi a Altura que vc merecia, pq vc é muito baixo…~tenha uma cópia de sua baixaria, pode ser que algum dia vc precise dela pra sua defesa.

    51. Lia Santos disse:

      Guilherme Moreno outro que não sabe defender seus interesses sem Ofenças, e pra ti que pelo geito não leu meus comentarios … eu disse quantas vezes quizer ver, que eu não me importaria nem um pouco com os Satanistas, nem qualquer outra pessoa que professe fé diferente da minha falar algo ou não, que importa pra mim é que minha oração estava sendo executada…Esta é minha opinião, GOste vc ou não…eu não gosto da sua, mas respeito, porque eu tenho educação até com quer nunca espero cruzar na vida.abç

  3. Kadu Ayres disse:

    Está correto o MP, o Estado não pode jamais eleger qual oração de qual religião será adotada por lei… Essa lei é inconstitucional, eu como Protestante sou contra, o Estado deve ser neutro, a lei não foi feita para converter ninguém… há os que não tem religião…. Escola é um lugar público ! Isso é intolerância em pele de tolerância… Pior ainda gastou-se dinheiro público com isto, o dinheiro deveria sair do responsável por esta lei, o por quem a sancionou !

    1. Parabéns ao vereador. Envergonhando o nome de Deus.

    2. Maria Aragao disse:

      Parbens, dr. protestante, o mundo ja esta uma droga por falta de temor a Deus.. a biblia é clara quando nos diz :Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.Marcos 16. Daqui q pouco seremos uma naçao sem Deus, pois nao se escuta mais falar sobre Deus, e voce como um fiel servo do Senhor ainda diz uma asneira dessas..ha qual é , vai ler mais sua biblia..Vai lá servo fiel, e se junta aos ateus p defender com eles.

    3. Kadu Ayres disse:

      Maria Aragao Asneira diz você, o ide não é através da lei do Estado, mas sim através de pessoas, Jesus nunca usou o Estado de Israel, antes disse 'meu reino não é deste mundo'… 1º nossa carta constitucional proíbe o Estado se envolver com assuntos religiosos, 2º abre precedentes pra fazerem leis umbandistas, budistas, islâmicas, e etc… Eu leio a bíblia apenas tenho cérebro e inteligência, o que é um diferencial, para não falar asneiras !!!

    4. Kadu Ayres disse:

      Maria Aragao Sou Protestante e morrerei assim !!! Pregando sempre a separação entre igreja e Estado…

    5. Kadu Ayres disse:

      Maria Aragao Quer rezar, orar o pai-nosso matricula o filho numa escola confessional católica, ou batista, ou metodista, ou adventista… etc..etc… Escola pública NÃO… nome diz PÚBLICA.

    6. Maria Aragao Você é tola, deveria ir viver em algumas das maravilhosas teocracias como o Irã ou arabaia saudia … o Brasil é um estado LAICO ou seja não pode ter peso para lado religioso algum , seja ele do diabo , de deus, do g-zuis, do preto velho e de qualquer outros ser de mitologia . Muitos não ligam com o que diz a biblia. A constituição está acima de qualquer livro religioso seja a Gi-biblia , livro do capeta, livro do satanas , livro do deus crocodilo azul e etc…

    7. As pessoas confundem as bolas, dá até nojo de ver…Já não basta ter q aguentar o fanatismo, eles querem obrigar ainda por cima.

      Já não bastam os anos de idiotice desses merdas cristãs, agora até em pleno século XXI vai ter uma pra defender as ignorâncias!
      Gente assim é burra. Falo com todas as letras. B-U-R-R-A. Pq acha que é única do mundo, acha que pq tá lá no mundinho fechado da retardadice religiosa o mundo inteiro tem que ser igual!

    8. Guilherme Moreno Isso ae , não sou contra a pessoa ter seu deus pessoal, seu direito a credo e etc … eu particularmente não tenho deus algum , mas tentar impor a outras pessoas suas crenças é o cumulo e usar o estado como mecanismo de proselitismo religioso é no minimo criminoso.

    9. Maria Aragao a bíblia é clara Deus não escreveu uma palavra sequer, os homens sim, e homens mentem desde que aprendem a falar. Imagina numa época que poucos sabiam escrever…
      Porque não temos messias e profetas nos dias de hoje onde suas palavras alcançariam o mundo inteiro em 1 dia? Vez ou outra aparece um tentando, mas é desmascarado pela ciência.

    10. Kris Odara disse:

      Voce é contra, como Protestante, meu filho?

      Farinha do mesmo saco !!!!

    11. Kris Odara disse:

      Maria Aragao , quando o Brasil for um País sem Deus, seremos um País superior, desenvolvido social e intelectualmente.

      E nao um antro de violencia. Por causa do seu Deus, milhares de pessoas morrem no mundo, todo ano.

    12. Kadu Ayres disse:

      Toda polarização é burra… no novo testamento não há sequer uma palavra que incite violência, ou mande matar alguém… pelo muito contrário, ordena que sejamos obedientes as autoridades públicas, amar o próximo, e se for necessário morrer, mas nunca pegar em armas pra ferir o próximo… o problema está no fanatismo, qualquer ideologia misturada com o fanatismo é perigoso…. Vide a China: Comunismo Ateu + fanatismo = violência e milhões, milhares de mortes… Podemos ver pessoas boas como Martin Luther King, Madre Teresa de Calcutá, Mahatma Gandhi, todos eles crentes em algum tipo de divindade… todos eles exemplo de humanidade !!! O problema não é religião, o problema é o que o homem faz dela !

    13. Kadu Ayres disse:

      Kris Odara Três dos maiores genocidas da história da humanidade eram ateus: Josef Stalin, Mao Tsé Tung e Pol Pot.

    14. Kadu Ayres ___ Faz as contas dos cristãos… e não deixa de contar as mortes encomendadas por Jeová…

    15. Kadu Ayres, a "santa" inquisição matou, durante quase 400 anos, entre 16 mil e 40 mil pessoas.
      Mao Tsé (60 milhões) e Stalin (25 milhões) ainda são idolatrados por certas pessoas.

    16. Kadu Ayres disse:

      Jaqueline Perla Rondon Eu estou falando de Novo testamento, é ele que deve regrar a vida cotidiana de quem se diz cristão…. leia sem compromisso, e tire a conclusão do ensinamento que pode ser extraído de lá, eu só encontro coisas boas…. mas se alinhar ao fanatismo nada é bom. Seres humanos erram, há os bons e os ruins, não podemos condenar todos por erro de alguns, como diz o ditado: não se joga o bêbê fora junto com a água suja… já citei pessoas crentes em algum tipo de divindade que são exemplos de humanidade, como Mahatma Gandhi, Madre Teresa de Calcutá, Martin Luther King, o Cristianismo como instituição seja do ramo católico romano, ortodoxo, ou protestante cometeram suas atrocidades sim, não nego… mas dizer que a religião é o mal de tudo, não, não é… e não posso concordar, assim como encontro atrocidade tb no comunismo ateu de joseph stalin, mao tsetung, sei tb que todos os ateus não podem ser condenados ou dizer que o mal está em não crer em algum 'deus', pq sei, pq tb conheço ateus que sao pessoas de bem…. o mal está no homem, o homem é o problema, sua ambição desenfreada na busca do poder ! Não é Deus e nem ausência dele…. dizer que o mundo se tornará ateu é uma utopia…

    17. Kadu Ayres disse:

      Jaqueline Perla Rondon Uma coisa que eu concordo, é a separação não só da igreja do Estado como de qualquer religião… isso é histórico no protestantismo de linhagem batista, a qual, sigo…

    18. Maria Aragao ,Será se vc é minha parenta? tens origem no Maranhão? minha familia é de lá,tenho alguns parentes morando em Bras´lia.

    19. Carlos Wong disse:

      Maria Aragao NÃO E UM VEREADOR Q TEM DIREITO DE DECIDIR A RELIGIÃO Q DEVEMOS SEGUIR CERTO, ??? SE RELIGIÃO DEFINISSE CARÁTER, NÃO EXISTIRIA TANTA NOTICIAS DE PEDOFILIA E ROUBO NO MEIO DAS RELIGIÕES NÃO ACHA ???

  4. Cris Leal disse:

    esses crentes em vez de fazerem leis uteis só fazem leis bestas…daqui a pouco o brasil tá igual a paises islamicos que obrigam as pessoas a estudarem seus livros sagrados e a seguirem sua fé pela força.

    1. Iris Rossi ___ Vai cobrar explicações do vereador Alzimário Belmonte Vieira que é evangélico… estúpida…

    2. Cris Leal disse:

      Iris Rossi o pai nosso foi a oração que Jesus ensinou…só que não se deve obrigar ninguem…quando falo de crente não falo de evangélicos e sim de fanáticos.

    3. Cris Leal disse:

      Iris Rossi informe-se antes de comentar querida.

    4. Cris Leal disse:

      Iris Rossi
      se você acredita leia mateus 6 , lá vai ensinar como você deve proceder e de quebra tem essa oração.

    5. Marco Antonio disse:

      Iris Rossi – Perdão irmã mas está em Mt. 6: 9-13. Ensinada pelo proprio Cristo.

    6. Leo Hise disse:

      Iris Rossi Crentes são todos que tem fé religiosa. Consulta o dicionario que vc precisa pra ser menos ignorante… Ainda chama a outra de desenformada, pqp…

    7. Dona Albertina Sabe oq é pior, o sujeito chega na TV e fala assim a minha filha ta com câncer estava muito debilitada e tal. Mas ai oramos muito e depois da quimioterapia ela apresentou melhoras, graças ao nosso pai Jesus… ¬¬ Se por orações Jesus ia curar ela pra que raios fez uso da ciência.
      A pessoa é curada pelos médicos e Jesus leva o credito!

    8. Leo Hise disse:

      Flavio Tasaka Filho É isso mesmo… E o pior é que eles são tão cegos, que não conseguem enxergar isso…

    9. Leo Hise disse:

      Iris Rossi Crentes são todos que tem fé religiosa. Consulta o dicionario que vc precisa pra ser menos ignorante… Ainda chama a outra de desenformada, pqp…

    10. Andre Renan disse:

      Iris Rossi catolica ou nao, é contra a lei, pois o estado é LAICO, e um muçulmano tem que rezar o pai nosso agora tambem?

    11. Leonardo Freitas Dos Santos disse:

      Iris Rossi Crente significa aquele que crê… Não significa que ele esteja se referindo a evangelicos…. Você quer dar lição de moral em todo mundo mas suas proprias palavras te passam vergonha…

    12. Iris Rossi ___ Aposto que nem se olha no espelho então… porque mais torpe que você… impossível… mentirinha… tem gente mais idiota que você sim… hehehehe

    13. Cris Leal ___ Mais precisamente, Mateus 6:9… hehehehehe…

    14. Cris Leal disse:

      Jaqueline Perla Rondon eu falei pra ela ler o capitulo todo porque nele tem uns ensinamentos muito bons mas acho que a maioria dos cristãos não sabem.

    15. Cris Leal ___ A maioria repete o que leem para eles… é como o jogador de bingo que repete as dezenas cantadas durante as rodadas… não sabem a íntegra do manual que colocam debaixo do braço… dose…

    16. Cris Leal disse:

      Iris Rossi com catolicos faço isso o tempo todo…fanatico é tudo igual.

    17. Cris Leal disse:

      Iris Rossi você disse que é uma oração catolica e que antes de eu comentar teria que me informar…mas no caso a desenformada é você

    18. Cris Leal disse:

      Iris Rossi eu sei que é chato reconhecer que não sabia e que errou ao fazer o tal comentario tentando ridicularizar alguem mas o tiro saiu pela culatra…beleza fica assim.

    19. Iris Rossi ___ Não foi isso que você disse… você disse que o pai nosso é único e exclusivo da igreja católica… deixa de ser mau caráter… assuma as coisas que fala…
      Mas para que fique imortalizada a sua "grande" contribuição para o debate eu vou colar a sua pérola com data e tudo:

      Iris Rossi – Se informe querida antes de criticar,a igreja evangelica não segui o Pai-Nosso…..
      Responder · Curtir · há 18 horas

    20. Cris Leal ___ Agora me explique como essas pessoas podem dizer que seguem a Cristo se nem a oração deixada por eles como modelo essas pessoas conhecem? Como pode?

    21. Iris Rossi ___ Se católicos e muçulmanos aparecerem aqui com essa argumentação sua… pode deixar que a gente debate da mesma forma… não suportamos estupidez religiosa, pois nada mais é do que o berço de todos os preconceitos e violência cometida contra quem não segue a dita cartilha… defendemos um estado laico… e não só contra o evangelho, mas qualquer orientação religiosa que ameasse a liberdade de todos os cidadãos… portanto pare de cavar falta… robusta teu argumento… vá buscar conhecimento ao menos do manual que você segue… pelos menos isso… tristeza, viu!

    22. Iris Rossi ___ Muitos dos ensinamentos de Jesus não estão sendo usados constantemente pelos evangélicos… agora a maioria segue o que os comerciantes da fé dizem… são seguidores dos falsos profetas… idólatras de escribas e fariseus… Jesus está fora do meio evangelho… o que reina é a filosofia da prosperidade… (ao menos para os pastores muito bem pagos e felizes com sua profi$$ão… )

      http://estilo.uol.com.br/comportamento/ultimas-noticias/2011/12/09/lista-aponta-quais-as-profissoes-mais-felizes-e-infelizes.htm

    23. Cris Leal disse:

      Jaqueline Perla Rondon eles estão seguindo os pastores…mas como esses pastores agora só querem $$ , só devem pregar dizimo , ofertas , fazer campanha , se candidatar pra fazer lei besta , falar de homossexualismo e esse tipo de coisas…coisas importante como perdoar , amar , dá a cezar o que é de cezar eles não pregam.

    24. Cris Leal ___ Disse tudo minha cara, disse tudo… eles não creem em Reino de Deus… apenas condicionam os pagantes a acreditarem enquanto tiram todo o tipo de vantagem possível…

    25. Cris Leal disse:

      Iris Rossi nem preciso ir no site basta ir na igreja , ligar a tv ou o radio.

    26. Iris Rossi __ Infelizmente, no caso do cristianismo… de forma geral… falemos de algumas boas e raras exceções …

    27. Iris Rossi ___ Eu não preciso de toque de nada no meu coração… ele bombeia bem meu sangue… desenvolve bem seu papel… estamos falando de coisas ligadas à moral… a ética e racionalidade… para isso devemos usar nossa massa cinzenta… e não precisa ser ateu para olhar criticamente para algo que mereça crítica por sua imoralidade… atos comuns dos evangélicos incrustados na política… coisa do mundo de César… que Jeová ordenou seu povo a abster-se… quem é a desinformada aqui mesmo , Iris?

    28. Leo Hise disse:

      Iris Rossi Eu heiiiiin joga essa praga pra lá!!! Deus nos livre ser crente!!!

    29. Maria Aragao disse:

      Ai depois que a vida da pessoa esta uma tragedia, dao uma de pobre coitada p Deus, se lamentando e ainda chamando Deus de ruim…e esquecem que nao apoiam em nada a respeitos das coisas dele. Marcos 16 :Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.

    30. Maria Aragao disse:

      Iris Rossi , meu anjo, o pai nosso nao pe uma oraçao catolica criatura..é uma oraçao que Jesus nos deixou.entao é uma oraçao biblica..nao pertence a nenhuma religiao. evangelicos e catolicos o importante , e seguir a palavra de Deus. Mateus 16 Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.grande abraço..( respondi numa boa..)

    31. Iris Rossi disse:

      Maria Aragao Meu Deus do céu…Que saco ja estou cansada de dizer que é uma oraçao da qual é MAIS PRATICADA pela igreja catolica….Que saco…E não que seja somente de uma religiao…SACOOOOOOOO…..Chega……….

  5. Uma coisa está certa, realmente essa oração iria ajudar a formar melhores cidadãos sim. Mas impor ser obrigatório não é algo legal, e pode até causar aversão a algumas pessoas. Acho que eles tinham que sim fazer essas orações, mas deixem que os pais decidam quem pode ou não pode, para não bater de frente com quem tem uma filosofia de vida diferente. Mas acho saudavel essa atitude, e tinha sim que ser feita, mas não de forma obrigatória a todos.

    1. religiao NUNCA fez ninguem melhor, o que te faz melhor é estrutura familiar e etica pessoal.

    2. o que uma oração mudaria no caráter de um cidadão?

    3. Marina Rodrigues disse:

      Que absurdo! O fato de você simplesmente, orar todos os dias não te faz uma pessoa melhor. Há milhões de bandidos que rezam todas as vezes antes de assaltar alguém. Há milhões de políticos corruptos que oram todos os dias. Pastores que roubam crentes estão lá, orando, nesse momento, pedindo perdão pelos pecados que cometeram. Ser religioso não te faz uma pessoa melhor. Mesmo as pessoas religiosas sabem que o seu deus não julga pelas palavras e sim pelas atitudes.

    4. Hitler era COMPROVADAMENTE cristao e Chaplin ateu. Religiao torna pessoas melhores é uma premissa errada

    5. Alexandre Brandão vale a pena lembrar que não é apenas pq Hitler era cristão, que todos os Cristãos são maus, nem que todos os Ateus são bons, caráter não se define por religião

    6. Renan Vidal disse:

      o que faz uma pessoa melhor é trabalho,um bom caráter e sabedoria e isso são valores morais desligados de qualquer tipo de religião.

    7. Leo Hise disse:

      Só me diz como que orar forma melhores cidadãos. Não acredito que você disse isso… Até por que, a maioria nem sabe o que está rezando. E mesmo que soubesse, não mudaria nada na pessoa.

    8. Leo Hise disse:

      Aléxis Brasileiro Foi o que ele disse.

    9. Leo Hise concordo, estou apenas complementando, pois sempre há quem veja apenas o lado que mais lhe favorece =/

    10. Jessica Wilhelm disse:

      Marina Rodrigues Absurdo é não ter Deus no coração isso sim.

    11. Renan Vidal disse:

      Jessica Wilhelm isso é uma escolha pessoal assim como ser ateu, absurdo é alguém achar que pode opinar nesse escolha.

    12. Jessica Wilhelm disse:

      Renan Vidal Cada um faz a escolha que quer mesmo, e cada um pensa e crê no que quer, ou naquilo que lhe convém. E Cada um fala oque pensa também, e sim é absurdo a falta de amor e de Deus. Assim como para um Ateu é absurdo acreditar em Deus, pra mim é absurdo não acreditar.

    13. Leo Hise disse:

      Jessica Wilhelm Eu sou ateu e não acho um absurdo acreditar em deus.

    14. Renan Vidal disse:

      Jessica Wilhelm e quem disse que religião torna as pessoas mais amáveis ou bondosas? Isso é algo que vai de pessoa para pessoa, é fato que religiosos fanáticos matam, julgam, fazem atentados terroristas e claro sem contar pastores ladrões e padres pedófilos e todas essas pessoas tem deus no coração, ou seja, religião assim como a falta dela não influencia caráter, uma pessoa é bondosa pq faz parte de sua essência e não pq ela acredita em deus ou não.

    15. Jessica Wilhelm disse:

      Renan Vidal essas pessoas que você diz, não tem Deus no coração não Renan, pois se realmente tivessem não fariam essas coisas. Crer em Deus não faz a pessoa ter Ele no coração, ir a igreja também não, e ser religioso muito menos, até porque a biblia não prega e nunca pregou religião.

    16. Jessica Wilhelm disse:

      A religião foi inventada pelo homem, e tudo que foi inventado pelo homem não é perfeito.

    17. Jessica Wilhelm mas ele não é onisciente, onipotente e onipresente? portanto ele esteve até no coração de Hitler… Hitler fazia parte de deus… ;D

    18. Leo Hise disse:

      Jessica Wilhelm Deus foi inventado pelo homem, logo ele não é perfeito…

    19. Jessica Wilhelm disse:

      Aléxis Brasileiro Quem te disse isso? Se você pesquisar a história de Hitler vai ver que ele não era cristão coisa nenhuma, ele acreditava em Deus, mas isso não o faz um cristão. Crer em Deus e em Jesus não faz ninguém Cristão. Ser cristão vai alem de crer. Hitler era ocultista e não cristão.

    20. Jessica Wilhelm disse:

      Leo Hise, Religião foi inventada pelo homem, Deus não.

    21. Jessica Wilhelm , independentemente da religião dele, seu deus não é oni-tudo?
      realmente, o grande criador existe, mas não é Jeová, nem Alá, nem Buda
      ESSES sim foram inventados pelo homem

    22. Leo Hise disse:

      Jessica Wilhelm Deus sim.

    23. Jessica Wilhelm disse:

      Aléxis Brasileiro oque tem ele ser Oni-tudo como você disse?

    24. Jessica Wilhelm Jeová (o deus católico) é onisciente, onipresente e onipotente (isso é ensinado na catequese), portanto, falar que alguém não tem deus no coração é mentira por pura lógica (vendo do ponto de vista de alguém que crê na igreja católica ou em uma de suas vertentes ou religiões que vieram da mesma)

    25. Jessica Wilhelm disse:

      Aléxis Brasileiro Nada haver… Ser onisciente é saber de tudo, onipotente é ser poderoso, e onipresente é estar em todos os lugares ao mesmo tempo não tem nada haver estar no coração de todo mundo. Segundo que os Católicos não chamam Deus de Jeová e sim os Evangélicos, terceiro que religião como eu disse é coisa inventada pelo homem e por isso há diversas falhas, eu nem gosto de falar sobre religião porque não sigo religião, a biblia não prega a religião, quem inventou a intolerância foi a religião, e quem inventou a religião foi o homem, sendo assim há falhas. O verdadeiro servo de Deus não segue religião nenhuma, apenas a palavra dEle, quem segue religião anda no caminho contrário a Deus, por isso vocês veem tanta coisa errada feita por lideres religiosos, porque os principios de Deus não estão na religião.

    26. Jessica Wilhelm Jeová é o nome de Deus no antigo testamento
      o coração humano é um órgão, portanto, é físico, mas se vc fala das reações químicas no cérebro, bom, o cérebro tb é físico… por ser onipresente, Jeová estaría tanto em um quanto no outro
      na bíblia há em diversos pontos alusão a guerras santas, sobre como os 'infiéis' não são dignos entre outras coisas
      as cruzadas foram feitas sempre com uma bíblia a tira colo com influência da mesma
      as palavras que dizem ser 'dEle' são mais antigas que o judaísmo, se você pesquisar sobre o budismo, há os mesmos ensinamentos e muitos outros mt mais profundos datados de uma doutrina mais antiga ainda, completamente desvinculada da bíblia

      o que eu quero dizer é: Jeová foi criado pelo homem à sua imagem e semelhança (inclusive no humor) não devemos nos basear no que uma suposta entidade superior nos diz ser correto ou não, mas sim na consciência de cada um, atrelada ao bom senso

      ajudar ao próximo, além de ser um dos mandamentos, é uma regra de convivência, mencionada em diversas religiões em todos os cantos do mundo

      o próprio Stephen Hawking em um determinado momento de suas obras resgata a imagem de uma 'entidade superior criadora' mas completamente desvinculada de religião e dogmas

      fazer o bem pq é o que está escrito na bíblia só mostra fraqueza e falta de uma noção do quadro maior, fazer o bem é algo que vem de berço e não está atrelado a nenhuma religião em geral, pois há sempre pessoas boas e más em qqr religião, culto, sociedade e classe social

      mas voltando ao assunto da matéria: o ato de forçar as crianças a rezarem o pai nosso não influencia em nada em relação ao que elas recebem todos os dias em casa, se a criança vem de um lar harmonioso, com amor, carinho e bons costumes, há grandes chances da criança se tornar uma boa pessoa, o contrário é válido tb…. independentemente da crença
      mas, ao forçar, o máximo que será alcançado é o ódio, revolta e desprezo por parte da criança, a religiosidade de uma criança é algo mt delicado e familiar, imagine o filho de um judeu ou de um ateu nessas escolas… é errado, pois tira a liberdade do indivíduo

      (p.s.: não me leve a mal, não estou discutindo, não estou bravo, não quero deixar ngm bravo nem insultar ngm, meu humor é meio ácido as vzs, mas espero que não tenha se ofendido ;D
      p.s.²: desculpe o texto grande =P)

  6. Evangélicos e política só dá em merda… pqp

    1. Iris Rossi ___ Ô cretina, você leu a matéria? Vou colar aqui um pedacinho para provar o que eu afirmei quanto dá em merda a participação evangélica em políticas públicas… segue:

      "Uma Lei criada por um vereador evangélico tem causado polêmica em Ilhéus, interior da Bahia. A “Lei do Pai-nosso”, como ficou conhecida, obriga os alunos do ensino fundamental da rede pública a orarem antes das aulas. O vereador Alzimário Belmonte Vieira, criador da lei, diz-se confiante na eficácia de seu projeto e que a obrigatoriedade da oração formará “cidadãos melhores”. A lei, que foi sancionada no final de 2011 pelo prefeito Newton Lima, já está em vigor, porém, tem gerado manifestações de contrariedade." <— Primeiro parágrafo do texto…

      APEDEUTA!!!

    2. Cris Leal disse:

      Jaqueline Perla Rondon jaqueline ela se acha evangélica e não sabe uma coisa tão simples como o fato da oração do pai nosso esta no livro que ela segue…depois da explicação que dei a ela acho que nem volta mais nessa pagina kkkkkkkkkkkkkk

    3. Leo Hise disse:

      Iris Rossi Vou orar para que você seja mais inteligente…

    4. Cris Leal ____ Quando eu falo que a maioria dos evangélicos não conhecem a bíblia… eles acham ruim… hehehehe… e não foi essa a oração deixada por Jesus?… O.o

    5. Iris Rossi ___ Cretina, estúpida, analfabeta e muito mas muito imbecil… e baixa é a sua capacidade de interpretação de texto… fora o seu pífio conhecimento do evangelho… faz-me rir… APEDEUTA…

    6. Cris Leal disse:

      non só evangelicos…qualquer fanático dá merda.

    7. E DEPOIS, DIZEM QUE OS PRECONCEITUOSOS E INTOLERANTES ,SÃO OS EVANGÉLICOS.

    8. Cris Leal disse:

      Jose Gilmar de Souza isso nem é preconceito é conceito mesmo…pessoas dizem ser evangelica e nem conhece seu manual de fé e pratica.

    9. Iris Rossi ___ Então… observemos a lamentável condição argumentativa de uma "crenti"… esse é todo os seu arsenal? Vai se fazer de besta para não ter que reconhecer que és uma analfabeta em relação à bíblia? O que vai argumentar agora? Classe social? Beleza física? Hein, hein? E bancando a clarividente? Caramba… tá virando moda isso, hein?!?!… clarividência Gospel?… Ah.. mas você não está sozinha no "LigueDjá"… tem mais gente nessa área atuando aqui no Gospel +… seus concorrentes, hein? Messias, Martin e Silva. Mas como disse a eles… digo a você, não verás um centavo meu por qualquer pratica adivinhatória… nada mesmo….

    10. Jessica Wilhelm disse:

      Iris Rossi a sua igreja pode não orar, sou evangélica e na minha nós usamos o pai nosso sim. Agora essa Jaqueline pelo amor né, chamar os outros de cretina, se toca.

    11. Jessica Wilhelm disse:

      Jaqueline Perla Rondon Só porque eu disse que você é mal educada? ZzzzzzzZzZz CREDO, porque você não tem respeito pelas pessoas, fica xingando sem nem conhece-las. Sua mãe te deu educação? Se deu você deve ter esquecido…

    12. Cris Leal disse:

      Jessica Wilhelm se você lesse o primeiro comentaria do gênio chamado Iris Rossi e os seguintes da mesma diria que a Jaque e eu fomos até educadas…vai ver você leu mas sofre de dislexia.

    13. Jessica Wilhelm ___ Cris Leal respondeu a sua pergunta…

    14. Jessica Wilhelm disse:

      Cris Leal só porque ela falou bobagens não dá o direito de ninguém xingar ela de cretina, o maximo que se pode falar nesse caso é usar o termo leiga, que é chamar de burra de uma forma educada ^^ kkkk Mas eu não gosto nem de usar esse termo, quando acho que alguém falou asneira o melhor é ignorar.

    15. Ué, pra serem a favor de uma idiotice dessas diante de um país laico tem que ser cretinas mesmo, fazer o quê.

    16. Jessica Wilhelm disse:

      Guilherme Moreno quer brincar de xingar, então vamos lá… posso começar também? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      QUANTA PERCA DE TEMPOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

    17. Jessica Wilhelm disse:

      Eu posso com isso Larissa Bertocchi? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK quanta idiotisse junta e misturada!

    18. Jaqueline Perla Rondon Tenho muita pena de pessoas como você!

  7. Gisvânia Dias disse:

    Ainda bem que o MP não permiti que essa corja de políticos religiosos transforme nosso país em uma teocracia. Deus me livre de um brasil evangélico!!!!

    1. é verdade, talvez pra você , seja bem melhor, só a DIABOCRACIA, SATANASOCRACIA, DEMONIOCRACIA E ASSIM VAI , NÉHHH. ? se esse é teu sonho, ja tem um lugar preparado pra quem fizer esta escolha. os quintos dos infernos.

    2. Gisvânia Dias___ Deus te ouça… que nunca venha a teocracia aos nossos dias…

    3. Gisvânia Dias disse:

      Jose Gilmar de Souza – Só na cabeça preconceituosa de um fanático religioso surgem esses tipos de pensamentos. Então porque eu não aprovo uma teocracia eu sou adoradora do diabo. Deus me livre de um pais cristão !

    4. Maria Aragao disse:

      DEus livre vc , e seu filho minha querida dos males do mundo, o povo evangelico , como o catolico , sao os que seguem a bíblia , acreditam num Deus unico , que salva , que cura , que liberta, talvez uma dia vc precise, de uma oraçao , …ou vc é auto suficiente, e jamais precisa de Deus…eu nao defendo religiao , defendo a Deus, o meu Senhor. se essa lei tivesse sido ideia de um catolico apoiaria do mesmo modo, pois é uma forma de anunciar o evangelico a uma naçao que esta esquecendo de quem é Deus..

    5. Leo Hise disse:

      Maria Aragao Vocês acha certo um aluno de escola PÚBLICA ser OBRIGADO e rezar o "pai nosso" ? Mesmo ele sendo de outra religião, ou não acreditando em deus, ou tendo uma religião sem deus…

    6. Parabens pela sua tolerancia Gisvânia, sentiu uma ironia né amigue?

    7. Maria Aragao ___ Isso é fanatismo… nada além de fanatismo… que vivam suas crenças, mas não contaminem as instituições públicas, que assim como o estado devem ser laicas… lugar de fé é em templos religiosos …

    8. Leo Hise disse:

      Blog Verdade Ignorada, Você pode responder a minha pergunta, que fiz no seu post ?

    9. Gisvânia Dias disse:

      Blog Verdade Ignorada Intolerância é achar que sou obrigada a concordar com crenças sem sentido.

    10. Kris Odara disse:

      Jose Gilmar de Souza , você nao tem vergonha de ser um fanatico religioso, intolerante, preconceituoso, que impoe suas "idéias" sem nem mesmo saber, que o mais prejudicado com isso, é voce, seus filhos, e todas as pessoas ao seu redor, pois voce gera violencia , e intolerancia, num pais onde a constituição garante o livre arbitrio para as pessoas?

      Por acaso voce conhece aqueles cavalos, que andam com os olhos cobertos, para que possam apenas enxergar a sua frente? Pois entao, eu acho que eles tem uma visao mais ampla do que voce.

    11. Gisvânia Dias disse:

      Maria Aragao Pois eu tenho direito de não seguir divindade nenhuma, e como moradora dessa linda cidade que é Ilhéus tenho direito de me sentir afetada por uma lei que atingiria meu filho se ele estudasse em um colégio municipal. Desde quando reza melhora a vida das pessoas quando precisamos ser salvos procuramos bombeiros e quando precisamos de cura procuramos a medicina, Essa é a grande verdade.Ninguém é melhor porque reza!

    12. Maria Aragao disse:

      Leo Hise , veja se desta forma consigo te reponder sua pergunta….. Sou evangelica, e tenho uma filha pequena , que estuda em uma escola catolica, que todo santo dia no inicio da aula rezam a ave maria..vc acha que eu gosto como catolica, claro que nao..mas a escola é muito boa e queira ou nao por ser uma escola religiosa , minha filha acaba aprendendo principios basicos , de um respeito maior , de um amor pelo próximo , de um respeito …e em questao a ave maria, eu peço minha filha p que nao reze, fica calada pois essa oraçao nao pertence ao nosso crésdulo.. e essa mesma oraçao esta fazendo bem a quem acredita nela..e acredite , minha filha nao é a unica evangélica que estuda la. existem muitas outras la..mas nos respeitamos eles e pronto.. deu p entender meu ponto de vista…

    13. Maria Aragao disse:

      Jaqueline Perla Rondon , eu nao chamo isso de fanatismo, chamo de cumprir um pedido bíblico , ide e pregai o evangelho a toda criatura . fazem tanta polemica por conta de um pai nosso, acredito tambem que se Jesus cristo viessem nos tempos de hoje , cruciificariam Ele do mesmo modo , sem dó nem piedade, pois a raça humana continua a mesma…

    14. Maria Aragao disse:

      Gisvânia Dias , sua vida deve ser maravilhosa, digo ate melhor, vc nao deve precisar de Deus, mas sorte sua..mas muitas pessoas precisam..mas que bom p vc que vc acredita na medicina humana, pois assim, se um dia vc ou alguem que ama muito ficar doente, vai ter os medicos p te curarem de qualquer doença , . mas saiba que nem todo mundo é sortuda como vc..ha pessoas que estao com sua vidas totalmente destruidas, e que quando lhe falam de um Deus que podem trasformar suas vidas para melhor, elas se sentem bem sim com uma simples oraçao..vc pode nao crer nela..mas faz muito bem a muitas pessoas..nem todo mundo é auto suficiente como vc .mas pararbens mesmo viu, fico maravilhada só de saber que um dia seu corpo ficar doente vai ter um medico p cura-la totalmente , ou se se um dia tiver ruim da cabeça , vai ter um psicologo p poder deixar ela boa de novo ou qualquer coisa d tipo.

    15. Maria Aragao ___ Pedido bíblico ou sentença? E ah… Inri de Cristo alega ser Jesus… e aí crucifica ou não? hehehehehehe

    16. Maria Aragao se Jesus viesse nos dias de hoje ele seria ridicularizado ou internado num manicômio. Simples assim!

    17. Gabriel Dutra disse:

      Sou Ateu e tenho uma vida muito boa, não sei vocês. :)
      E mesmo nos momentos difíceis eu não fico rezando para que aconteça algo, eu no mesmo momento luto por mim mesmo.

  8. Marco Antonio disse:

    Se os evangelicos não desejam que seus filhos assitam aulas de religião, pagas pelo Estado, e lecionadas por padres, não devem desejar que pastores dêem aulas sobre religião também, aos filhos dos católicos. Que fique de fora das escolas, já que existem igrejas, o ensino religioso. Faça para os outros, aquilo que queres que te façam. Um político evangelico, por meio de lei, querer "obrigar" todos a rezarem, orarem o Pai Nosso nas escolas, está claramente transgredindo as regras de igualdade. Independente de adentra-se no mérito de que a oração favoreceria a formação de homens melhores, tem como resposta contrária, o caso de padres e pastores pedófilos. Quanto a pretendida "afronta"a dignidade da pessoa humana insculpida na obrigatoriedade, nada mais é que exagero semantico. O que vicia sim, é o direito de igualdade.

  9. isso é falta de liberdade de expressão, não concordo com essa lei.

  10. Cada vez mais longe de um "estado laico"

  11. ̶F̶e̶l̶l̶i̶p̶e Moica disse:

    Bancada religiosa precisa aprender MUITO sobre laicidade do Estado. Leis absurdas como essas vivem tramitando no congresso e nas câmaras municipais.

    1. também não concordo com esta lei, por que a essencia do cristianismo, é a liberdade de escolha, mas pelo peso dos comentarios sem nexo, se vê cumprir mais um versiculo da bíblia : que as pessoas desta geração, preferem o CAPETA. pois o estado só é laico, se for pra mencionar as coisas referente a DEUS, entretanto, está cheio de coisas relacionadas ao DIABO, e ninguem critica, estão satisfeito.

    2. Jose Gilmar de Souza lolwut? O que é relacionado com o diabo, criatura?

      Quer dizer que quem não acredita nesse seu deus obrigatoriamente cultua o "diabo"?

    3. Marco Antonio disse:

      Davi Koscianski Vidal – É por aí mesmo…

  12. Renan Vidal disse:

    Era uma vez um estado laico…
    Ps. É incrível enquanto eu estava digitando essa mensagem tocaram a campainha e me perguntaram se podiam ler uma mensagem da bíblia! hahahahahahahahahahha o complô já começou.

    1. Carlos Wong disse:

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  13. o cristianismo no passado foi imposto pela força bruta, hoje
    querem impor pela lei…
    eeeeeeee laicidade… cade voce, sua linda??

  14. to falando, estamos a poucos passos de vivermos um estado teocrático-nazi-evangélico!
    logo, logo vão querer proibir qualquer religião que não tenha algum tipo de ligação com o cristianismo!

    1. Cara, esses homens são malucos. Tipo eu creio em Deus e em Jesus Cristo. O NT mostra uma BOA NOVA (evangelho), que não deve de forma alguma ser forçada. Por isso as pessoas não querem mais saber de Deus, afinal esses caras só fazem porcaria em nome dele. LIBERDADE, GRAÇA, PERDÃO, AMOR, CARIDADE E RESPEITO são palavras que nem religiosos, nem nenhum tipo de pessoa que pense como esses caras conhece. Uma lei como essa é tão idiota como dizer que quem não apoia o homossexualismo é homofóbico.

  15. Com a educação precária nesse país, tem deputado que ainda quer derrubar de vez.

  16. Fins eleitoreiros, interesses próprios, resumindo: DINHEIRO & PODER! É só com isso que bancada evangélica se preocupa, nada mais.

  17. Bom saber que ainda temos órgãos público responsáveis a defender o laicismo do estado. Assim que começa uma teocracia, daqui a pouco estaremos sujeitos a frequentar cultos uma vez por semana.

    1. Felipe Rodrigues disse:

      Obrigar a rezar o Pai-Nosso?? Que horror!

  18. NO BRASIL, O CRISTIANISMO SE CONFUNDE COM A NOSSA HISTÓRIA!A LEI NÃO AFRONTA PRINCÍPIO NENHUM, POIS NENHUM ALUNO ESTARIA OBRIGADO A PARTICIPAR DA ORAÇÃO!É SÓ LER A LEI NA ÍNTEGRA!

  19. CORREÇÃO:A LEI NÃO OBRIGA NINGUÉM A PARTICIPAR DA ORAÇÃO!

    1. Leo Hise disse:

      Ela faz o q então ???????????

  20. Era só que faltava, e logo na Bahia onde os cultos de origem africana são tão fortes. Essa lei chaga a soar como piada de mal gosto. Vai trabalhar vereador!

  21. Gabriel Lima disse:

    qualquer religioso deveria ser proibido de se eleger na politica, pois de qualquer forma, eles iriam querer colocar sua religião em pratica em um governo totalmente laico

  22. Mariana Baida disse:

    "Sinhô Ne-ne-ne-ne-ne-ne-ne-ne-ne-ne-ne-ne-ne-ne-ne-ne-ne-newton Lima, co-co-co co-co-co co-co-como o Sinhô sa-san-sanciona u-ma-ma-ma-ma-ma-ma-ma-ma lei dessas? Te-te-te te-te-te te-te-te te-tem que tomar providência!" Solange, moradora de Ilhéus, sobre a Lei do Pai-nosso.

  23. cara tanta confusão por causa de um pai nosso..kk.agora entendo uma frase da biblia "O MUNDO JA ES DO MALIGNO''!!!

  24. Caraca, olha esses esquizofrênicos do caralho causando na política…

  25. Pedro Sergio disse:

    a lei do pai nosso deve ser criada em todo o brasil! é importantíssima!

    1. Quem apoia esse tipo de "Lei" é quem não estudou, se tivesse prestado mais atenção nas aulas de historia saberia que religião é o "pão" dos ignorantes. Até pouco tempo(pouco mais de 500 anos) quem dissesse que a terra era redonda era um herege e poderia ser condenado a imolação(fogueira). Se dependêssemos da religião as ciências medicas não existiriam. Tenho certeza que todos religiosos se utilizam da medicina, não?
      Quando você está doente à quem você recorre ao medico ou sacerdote?
      Agora te pergunto qual a relação em rezar e isso ter importância?!

      Isso quer dizer que quem reza é bom e quem não reza não é? ou quem reza tem mais chance de ser bom e quem não reza de não ser?
      Pedro Sergio por favor me esclareça (ou peça que um dos padres ou pastores pedófilos o façam)!

    2. Importantíssimo é você tomar vergonha na cara seu bosta!!!

  26. Iris Rossi disse:

    Tem muita gente aqui que deveria procurar o que fazer..Ja que não gostam do evangelho, o que fazem aki?????
    Não concordo tbm que venham obrigar alguem a fazr algo que nao é de seu costume.

  27. O grande problema do fanatismo religioso é que ele afasta as pessoas de Deus. Em que mundo este vereador vive? Ele está na Bahia, um dos estados que tem maior frequência de cultos e religiões afros. Algumas delas até são cristãs, como a Umbanda, mas nem por isso deve-se rezar antes de nada que seja por obrigação. Cada um com seu cada qual. Quer tornar a escola um lugar melhor e os cidadãos melhores, dê dignidade a eles, e acima de tudo, respeite-os completamente, principalmente as suas escolhas religiosas.

  28. Cara, escrevi um comentário aqui e toda hora pinta alguém que curtiu ele. Vejo pelas notificações do Facebook mas não acho mais o comentário aqui nem o post inicial do tal de Tiago Fernandes. Será que este cara proibiu a minha visualização do post? Né possível que ele é tão FPD! kkk

  29. Para este vereador 'ingenuo', o deus da cabeça dele é tal qual ele, surdo! Os males da humanidade se dependesse de recitação de pai nosso há tempos que ja deveriam ter sido solucionados…seria melhor viver o pai nosso que ter obsessão em recitação de pai nosso, com fins de alienar crianças e aliciá-las para um credo religioso, idiotas como esse vereador, num país em que leis fossem levadas a sério, deveria perder era o mandato mesmo, 'ingênuo'!!!

  30. Iris Rossi, o pai-nosso está na bíblia e é um modelo de oração para todos os cristãos.Não tem esse negócio de ser para evangélicos ou católicos;são para todos que leem a bíblia.

    1. Iris Rossi disse:

      Meu Deus do céu…Que saco ja estou cansada de dizer que é uma oraçao da qual é MAIS PRATICADA pela igreja catolica….Que saco…E não que seja somente de uma religiao…SACOOOOOOOO……

    2. 'tá na bíblia' QUE SE FODA PORRA!!! SE VC ACREDITA NUMA MERDA QUE MEIA DUZIA DE CARAS INTELIGENTES MANIPULARAM PRA TER O MUNDO NA MÃO E CAIU Q NEM PATINHA O PROBLEMA É SEU, AINDA EXISTEM PESSOAS INTELIGENTES NO MUNDO Q PENSAM COM A PRÓPRIA CABEÇA, NÃO OBRIGUE ELAS A ENGOLIREM ISSO.

    3. Iris Rossi disse:

      QUE MAIS PRATICAM…..Ainda tem gente que não entendeu…..

  31. Eder Baum disse:

    Estabelece o artigo 19, incisos I e III da Constituição Federal:

    Art. 19. É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:
    I – estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvenciona-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança, ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público.

    1. Leo Hise disse:

      Cadê os posts da Lia Santos ? Não consigo mais ver…

    2. Eder Baum disse:

      Leo Hise tá lá embaixo. Clica em "ver mais XXXX"

    3. Leo Hise disse:

      Eder Baum Já botei… Acho que ela me bloqueou…

  32. Sinceramente não entendo oque Ateus e esse povo que critica tanto os evangélicos vem fazer em um portal Gospel… Só vem aqui para falar asneira, isso dá tanto sono ZzzzzzzzzZzZzZzZz

    1. Dani Almeida disse:

      criticam os cristãos e blablabla…. mas os ateus de antigamente não faziam essas coisas…. o que vejo são pessoas seguindo uma "filosofia" conveniente e extremamente fanáticas, ao ponto de perderem tempo com o que foi citado no post :/

  33. Nos Estados Unidos onde o nome de Deus foi abolido das escolas, as pessoas vão poder orar novamente no período escolar.

  34. Diz o néscio no seu coração não há Deus.

    1. Quase todo dia um fundamentalista cristão tenta empurrar Jesus na minha goela abaixo,seja através de promessas de cura,paz e salvação eterna,seja através de terrorismo religioso com ameaças de ataques com a permissão de deus,inferno,doenças enviadas pelo inimigo de nossas almas e outras aberrações do tipo.Esse é o comportamento padrão de cristãos evangélicos nesse país,pastor Adenildo Santos?Se for eu vou pedir exílio espiritual na Dinamarca,país de maioria descrente.

  35. Claudio Diniz disse:

    GENTE, O VEREADOR PODE ACHAR TER TIDO UMA BOA INTENÇÃO, MAS O BRASIL É UM PAÍS LAICO, AGORA NADA OBRIGADO É BOM, QUEM DERA SE O BRASIL TIVESSE UM BOA EDUCAÇÃO PRINCIPALMENTE COM AS PALAVRAS E OS ENSINAMENTOS QUE JESUS ENSINOU.SOMOS LIVRES.SE QUISERMOS QUE NOSSOS FILHOS SEJAM BONS EXEMPLOS , NÃO VAMOS ENSINA-LOS A DANÇAR BUNDINHA, FANK, IR PRA PROSTÍBULOS VER MALHAÇÃO, REBELDE, ENSINA-LOS MENTIRINHAS, ENGANOS, COBIÇAS E AÍ VAI, DEUS ME LIVRE DE UM PAÍS CRISTÃO, PREFIRO UM PAÍS DE SERVOS QUE NÃO SABE O QUE FAZ PARA AGRADAR O SEU SENHOR.

  36. ESSES POLITIQUINHOS DE M., SÃO A VERGONHA DA DEMOCRACIA .NÃO RECONHECEM OS DIREITOS ALHEIOS
    SÃO A VERGONHA DA POLÍTICA…..

  37. Sim. O Estado é laico e não se pode obrigar ninguém a seguir um credo. Mas NÃO HÁ DE SE NEGAR QUE OS LAICISTAS E SECULARISTAS, INCLUSIVE COM APOIO DE DINHEIRO PÚBLICO, FAZEM UMA GUERRA CULTURAL E CONSTANTE CONTRA O CRISTIANISMO, APOIANDO ATEUS MILITANTES E GAYZISTAS. ENTÃO, NÃO VENHA DAR UMA DE SANTINHO NÃO, ESTADO LAICO.

  38. claudio de jesus santos disse:

    A oração do pai nosso eles são contra,mas querem aprovar o lixo do kit gay.

  39. Gabriel Dutra disse:

    Evangélicos e política só da merda.

  40. Carlos Wong disse:

    QUANTA BABAQUICE Q LI AQUI , " oração formará cidadãos melhores” ENTÃO SERÁ Q "RELIGIÃO DEFINE CARÁTER" ATÉ ONDE EU SAIBA ACHO Q NÃO NÉ ??? ONDE Q ESTÁ OQ DIREITOS DOS MUÇULMANOS, BUDISTAS, HINDUS, ATEUS E AGNÓSTICOS ??? ONDE ESTA O "LIVRE ARBÍTRIO" , ISSO SÓ PODE SER IDEIA DE UM FANÁTICO RELIGIOSO.

  41. sol disse:

    Países que optaram por estado teocrático , optaram também por restrição total ao direito
    individual, um bom exemplo é o Irã : a religião oficial é o islamismo.
    Se o Brasil optar por abrir mão do estado laico para ter uma religião oficial, ele estará automaticamente caçando o direito individual de quem não quer ter religião (ateus)
    de budistas, umbandistas etc.
    Afinal o que faz pessoa acreditar que pode obrigar crianças a rezar uma
    prece cristã? E o direito de quem ora pelo sutra budista , ou pelos cânticos de umbanda?
    E o direito individual das famílias de educarem seus filhos com outra religião ou sem religião?
    Está na hora do Brasil fazer alguma coisa quanto a bancadas religiosas, que pregam a intolerância
    e a homofobia em um estado livre de direito.

  42. Minha nossa, pelo amor de Deus como se todo mundo que orasse o pai nosso fosse verdadeiramente um cidadão melhor. Fala sério, esse autor desse projeto não soube pensar, porque orar o Pai-nosso não desse servir de obrigação para a população e sim de algo de livre e espontânea vontade, até porque o estado deve ser laico. E outra, tem gente que vive orando o pai-nosso mas tampouco é um cidadão melhor e pior, certas vezes é um criminoso. Porque até um traficante pode orar o pai-nosso e mesmo assim não deixar de ser quem ele é (eu não estou exagerando, é verdade), e eu queria ver se caso aprovasse uma lei obrigando alunos de escolas públicas a orar a Iemanjá, Ogum ou á qualquer Entidade afro-brasileira, a fazerem sessões Espíritas ou mesmo a orar para Deuses indígenas antes das aulas, desculpem estar colocando coisas que não têm muito haver, mas se uma oração pode porque não as outras? Até porque nem todos são cristãos, e outra: Pregar o evangelho é uma coisa, agora fazer isso que este político fez é outra completamente diferente, essa é a verdade.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *