Líder cristão diz que discurso do papa Francisco sobre o Big Bang e Evolução é retrocesso

52

As declarações do papa Francisco sobre as teorias do Big Bang e Evolução foram recebidas pela sociedade em geral como um gesto de aproximação entre a fé e a ciência. Porém, para alguns líderes evangélicos, o pontífice católico “comprometeu a autoridade bíblica em favor das ideias do homem na área das origens”.

A afirmação partiu de Ken Ham, fundador do Museu da Bíblia e da entidade pró-criacionismo Answers in Genesis.

“O papa Francisco não foi o primeiro líder religioso que endossou a teoria da Evolução e do Big Bang, mas ele é certamente um dos mais influentes”, escreveu Ham no site da entidade, explicando porque a postura do pontífice católico não teria sido positiva.

O ponto de vista de Ham é que muitas pessoas podem interpretar a fala do papa como uma recomendação de desacreditar no que a Bíblia diz sobre a criação do mundo e do homem.


Em sua fala, Francisco havia dito que “Deus não é um mágico” que fez as coisas surgirem de uma hora para outra, mas que através de sua palavra, a vida foi criada respeitando o tempo e as limitações que a biologia impõem.

“Quando lemos a respeito da criação em Gênesis, corremos o risco de imaginar que Deus era um mágico, com uma varinha de condão capaz de fazer tudo. Mas não é assim… Deus não é um mágico, mas o Criador que trouxe tudo à vida. A evolução na natureza não é incompatível com a noção de criação, pois a evolução exige a criação de seres que evoluem”, disse o papa na ocasião.

Ham comentou a frase dizendo que Deus realmente não é um mágico, mas a expressão do papa “colocou a palavra do homem acima da Palavra de Deus” e deu apoio à teoria de que o livro de Gênesis não deva ser interpretado de forma literal. “Infelizmente, essa visão sobre Deus está se espalhando rapidamente, mesmo em toda a igreja protestante”, acrescentou, segundo informações do Christian Post.


52 COMENTÁRIOS

  1. e disse Deus, haja luz e houve luz , e não disse Deus haja luz conforme seu tempo
    3¶ E disse Deus: Haja luz; e houve luz.

    Gênesis 1:3

    aqui diz que foi em um dia..
    E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro.

    Gênesis 1:5

  2. Como um lider que se diz cristao pode relativizar o cristianismo e a sua palavra?Eis a razao de uma igreja que se diz ser a igreja de Cristo,ser tao fracassada em levar os seus fieis a se parecerem com Cristo.Modelo humano,nao biblico.

    • Relativizar é o que todos os cristãos fazem a todo tempo. Hoje mulher fala nas igrejas, exercem autoridade; hoje falam em línguas dezenas de crentes ao mesmo tempo e sem tradutor presente, etc, etc, etc. Relativizaram tudo. O Papa só é mais inteligente que a maioria.

      • Cite-me apenas uma passagem bíblica onde Cristo afirma que fundou alguma igreja.

        E não me venha citar Mateus 16- 17,18. Pois está fora de contexto.

        Sendo assim:

        Cite-me uma passagem no evangelho onde Cristo nos ensina a adorar imagens.
        Cite-me uma passagem no evangelho onde Cristo nos diz que devemos batizar crianças
        Cite-me uma passagem no evangelho onde Cristo nos diz que há um purgatório.
        Cite-me uma passagem no evangelho onde Cisto nos ensina a “rezar” a Ave Maria.
        Cite-me uma passagem no evangelho onde Cristo nos ensina a “rezar” para os mortos.

        Se conseguir me mostrar isso no evangelho, jogarei minha bíblia fora e começarei a frequentar um seminário afim de me tornar padre!!!

        • ELDER, ANTES DE JOGAR PEDRAS NA CATÓLICA, ME DIZ ONDE ESTÁ NA BÍBLIA O CULTO AO DINHEIRO (DIZIMOLATRIA)?
          ONDE ESTÁ NA BÍBLIA A TAL FOGUEIRA $ANTA?
          ONDE ESTÁ NA BÍBLIA A TOALHINHA CATINGUENTA DE SUOR?
          ONDE ESTÁ NA BÍBLIA AUTORIZAÇÃO PARA VENDER SPRAY ANTI-CAPETA?
          ONDE ESTÁ NA BÍBLIA O COMÉRCIO DE MEIAS UNGIDAS?
          ONDE ESTÁ NA BÍBLIA AUTORIZAÇÃO PARA VENDER PEDRINHAS DE ISRAEL?
          ONDE ESTÁ NA BÍBLIA AUTORIZAÇÃO PARA COMERCIALIZAR O EVANGELHO?
          SE ACHAR, EU RASGO MINHA BÍBLIA, PORQUE DEVE SER FALSA.

          • Janete,

            Ótima resposta, porém, os questionamentos feitos também não foram respondidos.

            Por isso não sou Católico nem Evangélico, ambos não comungam da doutrina Bíblica e estão cheios de invenções humanas.

            Sou apenas um Cristão fiado única e exclusivamente nas escrituras.

          • Breno so os folhetins que qualquer crianca le.A diferenca e que elas nao dormem nas missas, mas nos as vezes sim, com palavras tao repetitivas e sem maiores explicacoes pois os sermoes sao desculpe horriveis.Eu nao sei para que estudar tanto para pregar palavras que qualquer um pode dizer e repetir.

          • Querida Janete quem disse a vc que este tipo de igreja tem aprovacao no meio evangelico?Vc deveria se informar mais sobre igrejas serias e saber que usar uma igreja que nao e biblica para atacar os evangelicos e bobagem.E por sinal vc ja ouviu falar de indulgencias ,cobrancas de missas e batismos,e sustento de igrejas nao por fe dos fieis e sim pelo governo que as reforma muitas como patrimonio da humanidade.Acho que vc precisa conhecer mais de catolicismo para opinar em igrejas e que revolucionam a sociedade,alem de perguntar porque uma igreja precisa de um Estado enquanto seus fieis sequer sao visistados.Abraco.

          • JANETE.

            Realmente,

            Essa história de toalha suada é fogo. Fogo também é cuspe.

            Explique que coisa feia Cristo fez, heim?

            Depois os discípulos Dele veio com umas histórias de roupa para levar milagres, etá evangélicos danados esses, heim? Também, veja os líderes deles, pondo areia nos olhos do povo, como seja, duas fontes de bactérias: areia do chão onde todo mundo pisa e cuspe da boca dele. Qual médico acredita nisso?

      • agora falar a verdade e perseguir? de fato igreja existe uma so a fundada por jesus entretanto ela nao e uma instituiçao humana com personalidade juridica e propriedadesem seu nome. ela e invisivel formada por crentes de diversas denominaçoes essas igrejas que voce se refere sao so instituiçoes que se dedicam a proclamar o evangelho.

      • Emanuelle vc diz a minha igreja.Eu so conheco igreja que seja verdadeira a que realmente leva as pessoas ao encontro de cristo e nao aquelas que apenas pregam religiao.Espero que vc entenda que religiao nao e relacionamento com Deus e nem religiosidade,e intimidade com o mesmo.

  3. Será que Deus fez Adão dormir por “milhares” de anos até evoluir Eva (a partir de sua costela) pra ter com quem ele tenha descendentes ? Detalhe… Adão teve 930 anos e não milhares.

    Até agora estou tentando entender a “teoria” do papa…

  4. "Desacreditar no que a Bíblia diz" é o que os exemplos de vida da maioria dos líderes evangélicos fazem a quem os observa. Amor ao acúmulo de dinheiro, vaidade, falta de respeito aos que creem e são diferentes é o que sempre vemos nesses "grandes líderes" (mantidos e aplaudidos pelos evangélicos).

  5. No mesmo livro conta que havia serpentes falantes. Onde foi parar aquela espécie tão comunicativa? Nesse mesmo livro, Deus é mostrado precisando mandar anjos para CONFERIR se as informações sobre Sodoma que chegaram até Ele eram verdadeiras. Entendeu? Simbolismo, alegoria, meus colegas.

  6. Na minha opinião, o Sr Francisco tem muito receio, pra não dizer medo, de apoiar questões bíblicas que geram polemicas tais como o homossexualismo, o criacionismo, celibato obrigatório(que deveria ser extinto), e etc.

    É muito “bonzinho” e tal, mas na hora de se posicionar a favor da palavra de Deus e contrariar os que são anti-cristãos, ele “treme na base”!

        • Eldelina querida,a sua leitura de bíblia nunca valeu de nada para você.Mas
          para desmolalizar o evangelho de JESUS com seu falso testemunho de vida.
          De de vale dizer que conhece a bíblia toda e ser convertido a fariseu hipócrita.Prefiro ser convertido a doutrina da santa igreja milenar católica.A sua é uma seita que tem dono,que brigou na seita maior e criou a propria seite,
          e que também dela surgirão outras seitas e mais seitas.No brasil mais de
          15 mil placas de igrejas Facções,seitas…) e todas com um único objetivo: O
          rono papal.Até as menores de fundo de quintal.Existem as sérias,mas a
          grande maioria está em busca de fama, dinheiro e poder e poder.E se
          possível o trono de JESUS como desejava lúcifer em seu íntimo.E asseclas de lúcider aqui na era não falta.: elder,dell,clamando,ta serto,léllison,itamar e outros debilóides fanatizados e lunatizados da
          paranóia gay.

          • Corrigindo:Todas as seits e heresis querem o trono papal,ou seja,o trono do Sumo Sacerdote,que vocês,falsos crentes fanatizados e
            lunatizados queira ou não.LIGOU NA TERRA É LIGADO NOS CÉUS
            Ele é o líder maior e não o dono da seita que você frequenta.Fanático.

          • “Prefiro ser convertido a doutrina da santa igreja milenar católica”

            kkkkkkkkkk!!!!!!!!!!!!!!!!!

            Ok, mas se não te disseram, eles não aceitam viadinhos!

            Então, primeiro pare de queimar a rosca, aprenda a ser homem pra depois querer dar uma “bom cristão”!

  7. Cada um vai dar conta do que semeou, e das suas obras , não se colhem uvas de amoreiras, o quer quer dizer , nem todos que chama pelo meu nome entrara no gozo eterno. Por isso Cristo disse guarda o que tens para ninguém toma sua coroa , isso o galardão m porém tem muito negligenciando a lei de Deus , e não ficara por inocente . o que semear vai colher. Shallon Adonai.

  8. Por que não ocorrem milagres convincentes, como crescerem de volta uma perna ou um olho perdidos? Por que as curas se limitam a doenças que poderiam regredir mesmo sem intervenção divina? por que a única outra alternativa seria o milagre?

  9. A que ponto estamos chegando… só vemos ódio, inveja, orgulho, os que pegam a biblia e a interpleta do seu jeito,. É o relativismo e etc,etc. Galera vamos buscar mais a Deus e amar o proximo com suas diferenças. Enquanto perdemos tempos em ficar debatendo de forma agressiva sobre varias noticias , onde que algumas nem tem verassidade. Sou Católico e fico triste cm tanto Ódio e falta de Amor, Paz!

    • mas o que sim e fato comprovado e que o papa francisco e um frouxo na hora de se posicionar a favor da verdade biblica e da santidade sempre tentando fazer graça para todos os lados se tornando personalidade do ano numa revista gay .

      • Ivana,querida, é que você queria que o dono da seita que você frequenta fosse
        capa da revista,mas oas vocês,falsos crentes,bastar ter 100 reais de aumento no
        orçamento familiar para se corromperem por se acharem agraciados e
        merecedores das graças de DEUS.Você,falsos crentes dos rabos quetes,não são
        convertidos a JESUS ,mas a fariseus,pois é assim que são chamados os donos
        de seitas e heresias.Pistoleiros,nenhuma seita tem moral ara falar de gays e nem de
        ninguém.Rabosde palhas.É só meter fogo.

  10. A teoria do Big Bang confirma o relato de Gênesis que diz que: do nada Deus criou os céus e a terra. Ora, se Deus teve poder para criar o universo do nada, não teria Ele poder para criar a vida nesse mundo sem a necessidade da evolução das espécies? A coisa tá feia mesmo, porque, nos dias atuais, até os cristãos têm dificuldade para acreditar na bíblia.

  11. Kae Pastore Stefanini , a bíblia diz que Deus é eterno, que é um ser não criado, algo incompreensível a mente humana! Essa é a resposta teísta! Mas essa questão também precisa ser respondida por quem não acredita em Deus. Portanto diz aí, a matéria é eterna? Lembro que os cientistas acreditavam que sim, depois da Teoria do Big Bang dizem que não. Se não é eterna, como ela surgiu? Do nada? Como o nada pode ter criado a matéria?

  12. Eduardo Dú , não sei! Há mais coisas que também não sei. Como foi que surgiu a vida no nosso planeta? Porque só nós, seres humanos, desenvolvemos a capacidade de pensar? Porque até hoje ainda não temos as respostas para as perguntas: de onde eu vim, o que estou fazendo aqui e para aonde vou?

  13. Cara eu não reprovo o que o Papa diz mas também não concordo com sua afirmação, eu acredito que tudo teve um tempo pra surgir, e que Deus é o Criador, e que o livro de gênesis não é um conto de fadas, mas precisamos observar que o Livro de Gênesis que vem do Torá do povo de Israel escrito a muitos e muitos séculos atrás cujo fortes indícios apontam que Moisés o escreveu, então foi escrito com o entendimento do homem daquele tempo!
    Basicamente eu acredito que a ciência não é nada mais e nada menos que a grande criação de Deus vista de uma forma matemática!
    Essa é minha opinião apenas meu amigo! ^^

  14. Sabem por que os padres não pedem para os fieis lerem a Bíblia na hora da missa? E nem insistem para que também não a leiam em suas casas ou no dia a dia? porque se assim o fizerem elas vão começar a se questionar sobre muita das coisas que a igreja católica não pratica ou não segue, as pessoas irão abrir seus olhos e começar a enxergar a luz da verdade, e isso seria muito ruim para eles porque elas ia começar a abandonar o lugar que sempre escondeu delas a verdade porque sempre estiveram interessados apenas em dinheiro. eis a verdade e dura mas e verdade.

    • Fernando, não sei quais das igrejas católicas você se refere. Mas a Romana lê a bíblia em toda missa em sua liturgia: uma ou duas leituras de Paulo ou outro livro católico; o evangelho, um salmo. Em grupos de oração, lê-se mais ainda.

      • Breno so os folhetins que qualquer crianca le.A diferenca e que elas nao dormem nas missas, mas nos as vezes sim, com palavras tao repetitivas e sem maiores explicacoes pois os sermoes sao desculpe horriveis.Eu nao sei para que estudar tanto para pregar palavras que qualquer um pode dizer e repetir.

        • Sabe quando você assiste um filme varias vezes até ficar enjoado e enfadado?assim é a missa,os padres enrola enrola e não sai nada,são lata vazia,o espírito santo não usa eles e so ficam no lenga lenga com os fiéis,estes dias vi um padre na tv jogando água no povo com um balde e o povo adorava,parecia mais um circo do que uma missa.

    • FERNANDO, ANTES DE JOGAR PEDRAS NA CATÓLICA, OLHE A PRAGA DA DIZIMOLATRIA QUE INVADIU AS IGREJAS EVANGÉLICAS. OLHE A TAL DA TEOLOGIA DA PROSPERIDADE EM AÇÃO EM NOSSAS IGREJAS. HOJE LOUVA-SE MAIS AS RIQUEZAS E O DINHEIRO, DO QUE O SENHOR. SEM FALAR NA VAIDADE DA POLÍTICA.

      • Janete,

        Dízimo sempre foi pago pelos evangélicos. Praga de agora? Ora, você está se sentindo incomodada com o crescimento deles, aí vem tocar no assunto que mata a míngua, o dinheiro.

        Use outra tática, pois essa é pouco inteligente e indefensável.

        • Janete,

          Vaidade política dos evangélicos?

          Alguém tem que tomar as rédias deste país, pois os teus católicos acabaram com o país, de tanto não nos garantir de volta o que pagamos.

          500 anos de políticos católicos e veja o buraco em que nos encontramos.

          Sem água, sem luz, sem saúde, sem segurança, sem educação, sem estradas, sem esgotos, sem rios limpos, sem matas, Talvez o capeta regesse melhor essa país mesmo que não assim interessasse a ele, mas por astúcia teria mais cuidado.

          Meu caro, será que vamos ter que importar muçulmanos para governar este país, importar budistas, aliás, estes últimos estão dando lição em cima de lição, basta vê os resultados dos tigres asiáticos.

          • Segundo a ONU o Brasil tem níveis de assassinatos elevadíssimos,A europa toda em 2012 teve 12.000 assassinatos,enquanto no Brasil teve 5 vezes a mais,isso é oque da uma igreja não ter doutrina e por muitos seculos os fieis não tiveram ensinamentos da palavra,o negócio da catolica é so fazer procissão e puxar cordinha no sirio de Nazaré,folhetinhos onde o povo não entende nada etc…
            Também uma igreja que abençoa carnaval só pode da nisso mesmo,um país mediocre descoberto por pessoas mediocres.

          • quanto mais cresce o protestantismo, mais cresce a criminalidade no Brasil!!!

            motivo?

            preguiça de trabalha!!

            o povo protestante sai desanimado da seita católica e entre no protestantismo achando que vai ficar rico.

            são esfolados por pastores e ficam mais pobres.

            veem na criminalidade uma maneira de ganhar dinheiro sem ter que trabalhar duro.

            pronto, está ai a razão do aumento da criminalidade.

            quanto mais o protestantismo cresce, pior o Brasil fica.

            é só ver o congresso nacional, quanto mais protestantes na camara, mais corrupção aparece.

          • Nostafora.

            Acertou na mosca.

            Quanto mais cresce o número de protestantes, mais os católicos ficam com raiva e cometem mais crimes, pois todos que estão mantando e roubando continuam como sempre sendo católicos, embora depois se convertam na prisão, único lugar que ouvem falar de Cristo, antes era de apenas papa e padres e santos e imagens.

            Quanto aos parlamentares evangélicos, coitados, pois chegam com boa vontade, mas aí tem o problema das más companhias católicas, conduzindo os evangélicos, se bem que nem todos vão nesse linha, vez que uns vendo a coisa como funciona, preferem faltar, modo único de se resguardar.

            Entendeu agora, nostafora?

    • Tenho que Rirrr… A pessoa falar que os padres ou a Igreja nao incentiva os fiéis a ler a Biblia…Só nao sendo Católico para afirmar isso. Na minha Paróquia e Arquidiocese nao vejo isso ese tem em outras q pena. E outro falar que o Papa está na controversa por até sair em Capa de revista gay….Jesus tambem foi criticado por ir na casa dos na época cobradores de impostos e vistos pelos sacerdotes ímpios… Jesus prega o amor ao proximo, para primeiro o trazer a Deus e nao ser “Radicais, sem formaçâo profunda na Palavra e na Tradicâo Cristã.” como Vcs… Viva Nossa Senhora de Guadalupe..Hoje comemoramos o aparecimento dela…Amem.

      • Jose Claiton nao e isto que vemos ao lidar em salas de bate papo ,nas ruas. redes sociais enfim em todo lugar.O indice de conhecimento biblico de catolicos e irrisorio e conhecem mais a respeito de concilios e de pessoas canonizadas do que de biblia.Eu ja perguntei muito a eles sobre biblia e olha se achei uns dois que soubessem alguma coisa foi muito.De religiao sao bons pregadores, pois pregam a igreja a todo instante porem quanto a jesus,a rocha angular ,a pedra de esquina sobre o qual todo edificio bem alicercado cresce para a gloria de Deus isto nao vejo.So gritos vazios Deus nao ouvira.

    • Fernando Rodrigues, muito pelo contrário. Quando se lê e entende a Sagrada Escritura, é que se sabe que Jesus fundou apenas uma Igreja (Mateus 16,18) e que Ele quer a unidade e não o que está acontecendo depois de Lutero: milhares de igrejas pelo mundo, cada uma com a sua doutrina! Muitos está descobrindo isso e estão voltando à Igreja Católica. Não sei se você tem conhecimento, mas Lutero, com as 95 teses, não queria se separar da Igreja Católica, mas apenas denunciar os erros cometidos no uso das indulgências. Veja a teste 71 e verás que Lutero diz que seja excomungado que for contra a autoridade do Papa.

  15. Eduardo Dú , eles creem em Deus e em Jesus, mas também em todos os demais santos com poderes de intercessão, curas e milagres, mediante o uso de imagens de escultura, o que caracteriza idolatria. Está escrito: Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5

  16. Amauri Oliveira , você acredita na Bíblia, na história de Adão e Eva, e tem dúvidas quanto a "de onde vim, para onde vou e o que estou fazendo aqui"? Ou você não está defendendo a exatidão da Bíblia? Não entendi muito bem… Sobre a Bíblia, tenho a dizer que todo cristão acredita apenas na parte que aprova da Bíblia. Na verdade, atualmente, o que se prega é um Deus que não honra a própria Palavra (o livro), etc.

  17. Amauri Oliveira "a bíblia diz que Deus é eterno, que é um ser não criado, algo incompreensível a mente humana!" Desde quando a Bíblia é prova de alguma coisa? E se você aceita que a existência de um deus é incompreensível, porque não aceitar que o universo possa ter surgido espontaneamente?

    "Portanto diz aí, a matéria é eterna?" A matéria possivelmente não, mas a energia pode muito bem ser eterna, e ter dado origem ao Big Bang, que por si só foi o inicio da matéria mas talvez não da energia. Na física quântica é comum elementos subatômicos surgirem espontaneamente.

    "Como foi que surgiu a vida no nosso planeta?" Surgiu através de matéria inorgânica que através de processos químicos s transformou em matéria orgânica, que gerou a base para o surgimento dos primeiros seres unicelulares. Veja mais em: http://goo.gl/FMDrQY

    "Porque só nós, seres humanos, desenvolvemos a capacidade de pensar?" Afirmação sem fundamentos! Todos os animais com sistema nervoso pensam! Até macacos criam ferramentas! Este ano foi publicada uma pesquisa que afirma que plantas possuem uma espécie de consciência. Isso sem contar de todas as outras espécies de hominídeos que já habitaram o planeta, como Neandertais e Denisovas. Veja mais em: http://goo.gl/HaHL4R e também em: http://goo.gl/C5ILyl

    "Porque até hoje ainda não temos as respostas para as perguntas: de onde eu vim, o que estou fazendo aqui e para aonde vou?" Somos resultado de milhões de anos de evolução, estamos vivendo, e vamos continuar vivendo por mais alguns milhares de anos! Se esta vida tem algum sentido ou objetivo…não. Somos apenas animais que filosofam.

  18. Mas aos insipientes a bíblia; porque , a ciência já falam em provas na escritas e a mídia tanto comenta no fim do mundo?,. e Já esta em fase a muito tempo a Nova Ordem Mundial.
    Este é o último sistema econômico q o mundo vai atingir.
    Com tudo isto posso concluir, em informações marqueteiras de uma mídia popular, mas da informação da raiz, q todos estes planos econômicos e governamentais foram elaborados por grandes interesses de ganâncias de poder e pelos iluminattes.

  19. Eduardo Dú, eu acredito em dois pressupostos: existência de Deus e inspiração da bíblia, portanto tenho as respostas para estas perguntas. No entanto, relendo o que escrevi, dei a entender que não tinha a resposta e por isso peço desculpas. Na verdade queria dizer que não tinha resposta para a primeira pergunta e que gostaria que você respondesse as demais.

  20. Amauri Oliveira , eu também acredito nesses dois pontos básicos. Mas inspirada não é ditada. Costumo dizer que os crentes tratam a Bíblia como se ela tivesse vindo por fax, sedex, e-mail. Não foi. Inspiração é algo muito diferente. Ela está longe de ser exata e de não conter erros humanos. Basta você ler o Antigo Testamento e verá que muita coisa lá corresponde à mentalidade violenta e cruel dos homens daquela época (Até Jesus confirma isso ao explicar porque Moisés criou o direito masculino ao divórcio). Lembre-se que no Velho Testamento Deus manda (MANDA mesmo) guardar rancor dos inimigos, permite espancamento de escravos, etc. Deus é mostrado LIMITADO, precisando mandar anjos ou "descer pessoalmente" à Terra para conferir se era verdade as notícias que chegaram a Ele sobre Sodoma (Absurdo!!!). Tudo contaminação humana ( no meu entendimento ). Voltando à história de Adão e Eva, ela me parece inspirada e serve para ilustrar o início do pecado ( que é a culpa ). A culpa só passou a existir a partir do momento em que o homem conseguiu o "conhecimento do bem e do mal", ou seja, ele passou a julgar e a condenar as coisas. Ele deixou de ser como as crianças. Mas disso sair dizendo que literalmente houve só um casal no início e que Deus temia que aquele casal se tornasse eterno se comece de outro fruto, me parece inadequado.

  21. E podem até ler! mas não seguem ou não obedecem o que a Bíblia ensina, por exemplo: em Êxodo 20 diz: não adoraras imagem de escultura nem se prostrara diante dela pois e abominação aos olhos de Deus em Apocalipse também fala que os bebereis não herdarão o reino do céu, e o que vemos quando passamos em frente de um leilão! pessoas bebendo, fumando, pessoas se pegando etc agora me digam do que adianta ler a Bíblia sagrada e não obedecer seus ensinos.

  22. Kae Pastore Stefanini, passarei a responder as suas perguntas e a comentar algumas de suas respostas:

    1) Desde quando a Bíblia é prova de alguma coisa?

    A bíblia não é um livro de ciências portanto não tem a intenção de provar a criação do universo e da vida, apenas relata a criação do universo e da vida.

    2) E se você aceita que a existência de um deus é incompreensível, porque não aceitar que o universo possa ter surgido espontaneamente?

    O que afirmei foi que é incompreensível a mente humana o atributo de Deus de ser "eterno" e não a sua própria existência.

    3) A matéria possivelmente não, mas a energia pode muito bem ser eterna, e ter dado origem ao Big Bang, que por si só foi o inicio da matéria mas talvez não da energia.

    O uso de palavras como possivelmente, pode e talvez demonstra que a ciência não tem certeza da origem da matéria e da energia, ou seja, acredita-se nisso ou naquilo. No entanto, se a energia é eterna e você acredita nisso, qual a diferença entre você que acredita em "energia é eterna" e eu que acredito num "Deus eterno"? Agora, se a energia não for eterna, de onde ela surgiu?

    4) Surgiu através de matéria inorgânica que através de processos químicos s transformou em matéria orgânica, que gerou a base para o surgimento dos primeiros seres unicelulares.

    Desculpe-me, mas afirmar que a matéria inorgânica deu origem a orgânica e esta a vida, por processos naturais, é pura especulação, principalmente pela complexidade que é o mais elementar dos seres unicelulares! Porque até hoje não conseguimos reproduzir isso em laboratório? Não acredito que apenas o tempo possa ter feito isso.

    5) "Porque só nós, seres humanos, desenvolvemos a capacidade de pensar?" Afirmação sem fundamentos! Todos os animais com sistema nervoso pensam!

    Acredito que seja incomparável a nossa capacidade pensar para a dos animais que mais chamamos de instinto. Mas deixa eu reformular a questão: Por que só nós, seres humanos, desenvolvemos a capacidade de pensar, a ponto inventar uma máquina para ir até a lua e voltar e os outros animais não, se tivemos o mesmo tempo para evoluir?

    6) Somos resultado de milhões de anos de evolução, estamos vivendo, e vamos continuar vivendo por mais alguns milhares de anos! Se esta vida tem algum sentido ou objetivo…não. Somos apenas animais que filosofam.

    Epa, isso aí é visão de mundo (= fé) viu, não é ciência! Tudo de bom amiga!

  23. CONCORDO com o escritor Ken Ham, autor de excelente livro sobre o Gênesis. O Papa Francisco é um homem simples, mas parece que está encantado com sua popularidade. E adotou o "evangelho politicamente correto" como marca de seu pontificado. Quer agradar a gregos e troianos. Dizer que o Gênesis é apenas uma alegoria, é contribuir para desacreditar toda a Bíblia Sagrada. Se alguém põe em dúvida as origens, todo o relato bíblicos deve ser jogado no lixo. O Papa defende a "evolução teísta", ou seja. Deus fez a primeira célula, E SÓ. Ele , o Criador, teve que esperar BILHÕES DE ANOS PARA QUE o homem surgisse, por um processo evolutivo natural. Ora, onde está o Deus Onipotente, Onisciente de que fala a Bíblia. Deus não precisa fazer um ser criado passar por fases evolucionistas , ser um MACACO e, por fim, tornar-se HOMEM INTELIGENTE!! Ou se crer na Bíblia, que diz que que Deus disse: "FAÇAMOS O HOMEM À NOSSA IMAGEM, CONFORME A NOSSA SEMLHANÇA" (Gênesis 1. 26), ou acreditamos que o homem surgiu de uma ameba, CRIADA POR DEUS (SIC) (organismo unicelular), e, por acaso, evoluiu para invertebrado, vertebrado, anfíbio, mamífero, MACACO e, sempre por acaso, DEUS DEIXOU TUDO EVOLUIR NATURALMENTE. É isso que o Papa diz! A ameba precisou de bilhões de anos para chegar a ser homem. E Deus ficou no céu, assistindo tudo!! Não é esse o Deus da Bíblia. O Deus da Bíblia é esse: "O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens. Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, a respiração e todas as coisas; E DE UM SÓ FEZ TODA A GERAÇÃO DOS HOMENS para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados e os limites da sua habitação" (At 17.24-26). Crer ou não crer. Eis a questão. Criação é diferente de evolução ao acaso. Deus não precisa esperar bilhões de anos para ver sua vontade se materializar. O Big-Bang, uma tremenda explosão, só pode ter resultado em um COSMO (UM TODO ORGANIZADO, diferente do CAOS), se cremos que Deus controlou o processo. Mas o universo foi fruto da energia sobrenatural de Deus, que disse: 'HAJA LUZ, E HOUVE LUZ"!

  24. Muitos cristãos têm medo de confrontar o gênesis com a ciência, temendo que a ciencia nos faça de palhaços e nos ridicularizem. Isso é uma grande ignorancia da parte destes cristãos, pois estamos com a faca e queijo na mão para desmascarar os ateus e ficamos cheios de preconceito e torcemos o nariz para conhecer certas teorias como a do design inteligente. Veja um conceituado cientista cristão falando a respeito dessa nova teoria: https://www.youtube.com/watch?v=s1h3DH0hHz4

  25. Amauri Oliveira , resumindo. Você está defendendo que a Bíblia é um livro religioso e que as teorias da ciência sobre o surgimento do universo não têm maior valor, porque precisamos "acreditar" nelas, pois não há (ao menos ainda) como prova-las? Se for isso, tudo bem. Concordo! Mas defendo que a Bíblia não é capaz de refutar a ciência, já que nem os crentes todos ela convence; e, analisando o livro com lógia, notamos que a história do Gênesis é uma alegoria e não um relato fiel.

  26. Nós somos muito limitados mesmo, e aí medimos Deus pelas nossas limitações.

    Ora bolas, partindo da tese que Deus criou o mundo em seis dias eu pergunto.

    O que eu faço em 24 horas é o mesmo que Deus? Preciso responder?

    Segundo, vão ler a carta de Pedro, pois apesar de homem rude e sem estudos, mas chegou a uma conclusão que põe a discussão no centro de tudo. qual seja? Ele diz que para Deus mil anos vale como um dia. Preciso explicar.

    Eu mesmo já havia falado sobre isso, afinal Deus deixou pra criar o homem no último dia. Deus faz como quer. Em algumas coisas ele faz já concluído, outras ele permite que se amoldem com o tempo.

    Exemplo desse último é o próprio universo, pois os todos os dias nascem centenas de estrelas e com elas, todos os tipos astros, como planetas, satélites…

    Nós fomos os últimos, e ao que tudo indica, viemos depois da extinção dos dinossauros, tudo sabedoria de Deus. Já imaginou a gente sempre correndo com medo de figuras cem vezes maior quando comparada com o ser humano?

  27. Kae Pastore Stefanini querido tudo é pela fé, a biblia não é um livro cientifico não tem esse proposito, a biblia existe pra eu e vc sabermos que há um DEUS e pra sabermos tbm que somos pecadores e que o pecado não faz parte de DEUS, e o mais importante ela aponta do começo ao fim para JESUS CRISTO que veio pra que pudéssemos ter vida, ELE se doou por mim e por vc, não percamos o nosso tempo em tentar provar isso ou aquilo, é pela fé, se vc quer crer na ciencia creia se vc quer crer em CRISTO o que tem a perder?

  28. Deivid A Fernandes, se a serpente não era uma serpente, então isso já é prova de que aquela história não é literal (Porque a Bíblia diz que era uma serpente, o animal mais astuto). Não entendi foi esse negócio de fogo em pedra e sair água. Do que está falando?

  29. Eita resposta porreta,essa foi de lascar!
    elder lima pega leve com os catolicos que eles não entende da bíblia,só entende de santos e de suas fábulas,de jesus sabe muito pouco.

    • E vocês evangélicos entendem muito é da verdadeira idolatria. A idolatria do dinheiro.
      “Ou da ou desce” “trízimo”, “toalhinhas suadas” (vendidas é claro), etc, etc, etc
      Hipócritas.

      • “E vocês evangélicos entendem muito é da verdadeira idolatria”

        Concordo que muitos dos ditos “envangelicos” idolatram o $$… sim… e é problema dele e pra onde ele vai depois….. muitos são idolatras a $$.. mas não todos, como vc generalizou!!

        Que bom vc ter escrito isso…. mostrando que culto a Mariazinha (vai na freeeenteeee) é FALSA idolatria… ou reza a Santo Antônio, São Paulo, Corinthians, Palmeiras.. etc tbem é falsa idolatria…

        Afinal, qual é a desculpa mesmo?
        Ah, sim… “não é idolatria.. é uma reverencia… igual a quando vemos uma foto”

        Ta Serto!!!!

        diferente dos católicos, não somos ensinados a ajoelhar para estatuas que não ajudam, falam ou veem… que seguem a um papa que encoberta crimes hediondos…
        “Mas esse papa Chiquinho vai pegar pesado com os pedofilos”…. SIM… mas e os “representantes de Pedro” anteriores a ele? era festa da criançada com o tio de batina??

        Quer ler uma coisa para refletir?
        “esse Papa é tão bom que trocou o trono de ouro dele por um de madeira.. como é humilde”
        Digo a vcs o seguinte: EU bateria palmas a esse papa Chiquinho, se dissesse que essa cadeira de ouro foi despedaçada e distribuída para as pessoas que precisam … E NÃO GUARDADA NO QUARTINHO DO FUNDO, À ESPERA DO PROXIMO QUE IRÁ SENTAR NELA!!!!

        Caso vc não se enquadre nesse texto que digitei, então esqueça… pq então vc é somente um viadinho querendo atenção e dar o brioco.

        Abraços, amigão

  30. Acho que mesmo o Papa compreende isso. Se "para Deus um dia corresponde a muitos anos" e "muitos anos para Deus correspondem a um dia" . Deus continua omnipotente, omnisciente e nada perde do seu Ser nem da sua soberania. infelizmente estas coisas apenas a quele que acredita aceita (só a fé compreende). Quem julga que veio do macaco igual aquele que se encontra no jardim, acredita ser igual ao macaco, quem nega ter vindo do macaco, acredita em Deus criador. Acredito que haja mudanças na vida do homem que determinaram a sua condição actual. O homem actual não é macaco, mas o homem evolui em si mesmo sem perder a sua origem, a do jardim do Éden. Negar a evolução no seu todo é hipocrisia, porque a evolução existe e se tem manifestado mesmo em nossos dias. Para mim entendo que a fé não se preocupa em dar resposta a tudo o que Deus fez, porque isso só no final com Deus nos céus.

  31. Witnere DV H Antes de tudo você precisa entender que a bíblia antes de ser um livro religioso, primeiramente é um livro histórico e o mais historicamente correto da face da terra, precisamos separar as coisa, para nós cristãos a teologia sobrepões o lado histórico.. todo aquele que estuda a bíblia precisa fazer uma análise do contexto principalmente da época que em qualquer civilização seria normal. É uma tanto desonesto querer fazer comparações de regras (só enxergam as que interessam) de 3 mil anos atrás e comparar com os dias de Hoje. Meu caro, será mesmo que a bíblia não tem nada de bom? Historicamente o cristianismo mudou o curso da história da humanidade. Abrs!

  32. Deivid A Fernandes Você diz: "tudo é pela fé, a biblia não é um livro cientifico não tem esse proposito, a biblia existe pra eu e vc sabermos que há um DEUS e pra sabermos tbm que somos pecadores" Fé significa acreditar sem prova alguma, sem qualquer critério. Logo, você não pode afirmar que "a biblia existe pra eu e vc sabermos", pois sem provas, não há como saber! O certo seria dizer "acreditarmos".

    "se vc quer crer na ciencia creia se vc quer crer em CRISTO o que tem a perder?" Não é questão de querer ou crer. E sim de saber! A ciência prova! E o mais legal que na ciência, verdade é verdade, mesmo que você não acredite. E o que eu tenho a perder? Bom, prefiro SABER do que acreditar cegamente (fé), desta maneira não perco meu tempo em igrejas, não perco 10% do meu salário, não me privo de diversos prazeres, não me prendo a dogmas ultrapassados, não falo sozinho, não tomo decisões baseado em esperança vã e sim na lógica, não preciso mudar minha personalidade para me enquadrar, não preciso ter medo de "demônios", e como diria Nietzsche, não preciso de muletas metafísicas.

  33. Amauri Oliveira

    1)"A bíblia não é um livro de ciências portanto não tem a intenção de provar a criação do universo e da vida, apenas relata a criação do universo e da vida."

    Se a Bíblia não tem a intenção de provar, então não a use como argumento.

    2) "O que afirmei foi que é incompreensível a mente humana o atributo de Deus de ser "eterno" e não a sua própria existência."

    Como um deus eterno pode criar um ser que não compreende a eternidade, e ainda sim oferecer a eternidade em suas promessas?

    3) "O uso de palavras como possivelmente, pode e talvez demonstra que a ciência não tem certeza da origem da matéria e da energia, ou seja, acredita-se nisso ou naquilo. No entanto, se a energia é eterna e você acredita nisso, qual a diferença entre você que acredita em "energia é eterna" e eu que acredito num "Deus eterno"? Agora, se a energia não for eterna, de onde ela surgiu?"

    A diferença está em formular hipóteses para a origem do universo e acreditar sem nenhum fundamento que um ser inteligente criou tudo do nada! E antes deste ser criar tudo, onde ele habitava se não havia nada? Se a energia não for eterna, podemos teorizar, que assim como admite a física quântica houve o surgimento espontâneo.

    4) "Desculpe-me, mas afirmar que a matéria inorgânica deu origem a orgânica e esta a vida, por processos naturais, é pura especulação, principalmente pela complexidade que é o mais elementar dos seres unicelulares! Porque até hoje não conseguimos reproduzir isso em laboratório? Não acredito que apenas o tempo possa ter feito isso."

    Mesmo você não acreditando esta é uma teoria aceita e difundida. Se para você é mais provável que um ser mágico tenha criado, tudo bem. Agora, afirmar que este ser mágico é o deus judaico-cristão é bem incoerente.

    5) "Acredito que seja incomparável a nossa capacidade pensar para a dos animais que mais chamamos de instinto. Mas deixa eu reformular a questão: Por que só nós, seres humanos, desenvolvemos a capacidade de pensar, a ponto inventar uma máquina para ir até a lua e voltar e os outros animais não, se tivemos o mesmo tempo para evoluir?"

    Não é só questão de tempo. Também de adaptabilidade. Tartarugas existem desde o tempo dos dinossauros e continuam com a mesma forma básica, pois é uma forma que obteve sucesso. Do mesmo modo diversos hominídeos evoluíram junto com o Homo Sapiens Sapiens (humanos modernos), só que nós os matamos! =)

    6) "Epa, isso aí é visão de mundo (= fé) viu, não é ciência! Tudo de bom amiga!".

    Como eu disse, filosofia! Fé é outra coisa. Mas como pelo visto você não consegue sequer diferenciar gêneros, ou ao menos dar um click para saber com quem se está falando, eu não deveria esperar muita coisa, mesmo. Tudo de bom amiga!

  34. Eduardo Dú, penso que o debate aqui não é apenas científico, mas teológico também, até pq este é um site evangélico. Concordo com você que a bíblia não pode refutar a ciência pq ciência só se refuta com ciência.
    No entanto, é preciso diferenciar o que é ciência e o que é filosofia da ciência, é preciso diferenciar o que é algo que foi provado cientificamente com o que a ciência acredita seja a verdade. Por exemplo, a lei de ohm é indiscutível, mas a teoria da evolução é até hoje muito questionada.
    Assim, quando um ponto de vista bíblico é colocado aqui, muitos ateus querem refutar, não algo cientificamente provado, mas com algo que a ciência acredita que seja. Tudo de bom meu brother!

  35. Amauri Oliveira , é questão de ponto de vista. Eles não acreditam da mesma forma. Para eles só há um Deus, embora, como Jesus mesmo reconheceu, somos "deuses". Se é verdade que Jesus é nosso mediador, também é verdade que devemos orar uns pelos outros, ou seja, somos intercessores também. A Bíblia está cheia de histórias de homens que intercederam por outros perante Deus e foram atendidos. Como intercessores é que eles veem os seus santos. Sobre imagens, embora tenha ponto na Bíblia que as condene, Deus também é citado mandando confeccionar imagens de querubins, de serpente. Eu não gosto de imagens e não as adoto, mas creio que não podemos julgar quem considera aceitável ou útil ( Romanos 14 ).

  36. Elder,sou respeitado na minha igreja católica.Ela se chama igreja de Santa Terezinha.JESUS
    CRISTO me ama.Ama porque sei respeitar o meu próximo.Não respeito você porque acompanho
    os seus terríveis comentários e sei a que espécie de espíritos você perternce e, com espírito
    zombeteiros não se brincam,não se trata com amor.Então, o tratamento que eu dou é o correto.
    Você,dell aberração, tá serto,léllisson,itamar,velho pistoleiro pastor clamando,ivan e outros
    perturbados da paranóia gay estão com a mesma lepra espiritual dos fanatizados e lunatiados fundamentalistas que lutam por um estado islâmico.Aqui vocês lutam por um
    estado evangélico.Coitados.Um bom conselho:Homofobia tem cura:educação e a criminalização.

  37. Retrocesso são estes criacionistas querer que toda a humanidade engula uma teoria não cientifica. Fé e Ciência não necessitam serem inimigas, cada uma tem sua esfera. Quando os religiosos querem se envolver em uma esfera que não conhece, não dominam, erram e erram feio! A Igreja Cristã já cometeu muito erro agindo assim. A Igreja Católica já se desculpou em ter combatido a teoria de Galileu Galilei e a Igreja Anglicana te ter combatido a teoria de Darwin! A Bíblia não pode ser lida literalmente, isso é um absurdo. A Bíblia relata verdades intrínsecas, mas não literais! As estórias de outros povos e religiões chamamos de mitologia as nossas realidades! É esse tipo de “religioso” que quando tem o poder na mão age violentamente, combatendo todos os que pensam diferentes de si! Mais uma vez me rendo as palavras e pensamentos acertados do Papa Francisco! Que o Catolicismo possa ser influenciado de forma muito positiva pelos pensamentos do Papa Francisco. Quanto a este tipo de pensamento também ter influenciado as Igrejas Protestantes este Lider Religioso está enganado, este tipo de pensamento aberto nasceu dentro do Protestantismo, e tem influenciado até os católicos romanos. Realmente temos muito mais coisas em comum do que o que nos separa! Que o Cristianismo continue a se abrir para o pensamento moderno, sem medo da verdade! O Mestre Jesus nos ensina que a Verdade nos Libertará!

  38. Thiago Neves meu caro, historicamente se quer houve a escravidão dos judeus pelo Egito, e olhe que os egípcios adoravam escrever e mantinha amplas datações e marcações de eventos, o rei salomão é outro personagem que se quer tem evidencias de sua existência, acredita-se que ele seja um ajuntamento de alguns reis da época e que foram postos em uma historia só, a bíblia pode ter algumas coisas boas, para mim eu ajo com base em evidencias e fatos, portanto o que não presta da biblia poderia ser jogado fora que não faria mal algum.

  39. Witnere DV H Entendo sua posição, mas você tem que levar em consideração que Israel simplesmente era odiado pelo Egito Antigo(Ainda existe uma certa rincha), Moisés mesmo foi um dos que teve o nome riscado de todos registro pelos próprios Egípcios. Exemplo de um outro detalhe que historicamente acontece, é que quando um rei assume um trono, dependendo de como isso aconteceu, tudo que é referencia ao Rei antigo era banido dos registros(isso não é uma regra apenas casos que se deu em conflito), imagina Moisés que NÃO era Egípcio? Entende o que eu quero dizer? Depois de uma pesquisada sobre uma pedra, a ESTRELA DE ROSETA ou Estela de Merneptah , uma coluna comemorativa escrita por volta de 1207 a.C. que conta as conquistas militares do faraó Merneptah. É a mais antiga menção do nome “Israel” fora da Bíblia. Alguns céticos insistem em negar a história dos Juízes dizendo que Israel não existia como nação naqueles dias. Porém, a Estela de Merneptah desmente essa afirmação ao mencionar Israel entre os inimigos do Egito. Sobre Davi, Salomão, aqui mesmo no portal foi noticiado hj uma descoberta arqueológica sobre Davi. Dê uma olhada por ai.. Abrs!

  40. Thiago Neves pode até ter sido odiado pelo Egito, mas não só no Egito não ha evidencias, em todos os reinados a volta na mesma época não ha nenhuma menção desse ocorrido ou desse personagem e isso que eu escolhi apenas esses dois pontos, meu caro esse trabalho arqueológico foi publicado onde que eu não pude ver? pois até agora na comunidade arqueológica a ideia de se fazer um trabalho baseado na bíblia foi abandonado no seculo 19, simplesmente por não bater o que a bíblia afirma com a realidade encontrada, a bíblia é somente um livro religioso dentre todos os outros, no mesmo site que lhe mandei o link ha essas outras incongruências históricas.

  41. Luis Gustavo Maia Novaes Não creio que um tribunal seja um bom lugar para se decidir sobre o que é científico ou não. Advogados nunca são imparciais e são capazes de fazer absorver até criminosos.
    Eu pensei que iria assistir uma grande explanação refutando a teoria do design inteligente, mas o que eu vi foi mais uma novela cheia de teoria da conspiração, apelos emocionais e uma crítica visivelmente tendenciosa.
    Mas gostei do final do filme quando afirma que a DI ainda esta forte nos EUA e que a discussão de forma alguma terminou. A jovem DI ainda tem muito chão pela frente, visto que os argumentos científicos apresentados no filme são muito fracos.
    Vou lhe sugerir outro documentário onde vemos a apresentação da DI refutando Darwin da forma mais correta e adequada: https://www.youtube.com/watch?v=Eocvc_UWnLU

DEIXE UMA RESPOSTA