Papa Francisco diz que teorias do Big Bang e da Evolução não contradizem a Bíblia Sagrada

57

O papa Francisco fez uma declaração na última segunda-feira (27) que causou rebuliço tanto no meio cristão, quanto no meio acadêmico. Em discurso na Pontifícia Academia de Ciências, no Vaticano, o papa afirmou que a teoria do Big Bang não contradiz a Bíblia.

A fala de Francisco, que ressaltou que “Deus não é um mago”, encontra respaldo em muitos relatórios científicos que apontam o livro do Gênesis como uma narrativa condensada dos acontecimentos que deram origem à vida no planeta Terra.

Para o papa, muitas pessoas leem a Bíblia e chegam à conclusão de que Deus teria “agido como um mago, com uma varinha mágica capaz de criar todas as coisas”, e disse que esse pensamento é equivocado.

Por outro lado, o papa afirmou que a criação do mundo “não é obra do caos, mas deriva de um princípio supremo que cria por amor”. Na teoria do Big Bang, os cientistas defendem que uma explosão gerou um caos completo e que a partir dessa desorganização, os elementos se consolidaram e resultaram no universo como se conhece hoje.


“O Big Bang não contradiz a intervenção criadora, mas a exige”, acrescentou Francisco, fazendo alusão aos primeiros versículos do Gênesis.

Sobre a Teoria da Evolução, Francisco afirmou que ela também não contradiz a Bíblia, pois toda a mensagem que consta nas Escrituras prega justamente isso, segundo informações do G1.

Na Teoria da Evolução, iniciada pelo britânico Charles Darwin (1809-1882), sugere que os seres vivos são passíveis de mutações e se moldam conforme sua melhor adaptação ao meio ambiente, através da seleção natural.

“A evolução da natureza não é incompatível com a noção de criação, pois exige a criação de seres que evoluem”, disse o papa Francisco, que voltou a criticar que lê Gênesis como a narrativa de um estalar de dedos: “Não é assim”, explicou.

O papa ressaltou que o ser humano criado por Deus com uma característica especial – a liberdade – e recebeu do Criador a incumbência de proteger a criação, porém muitas vezes confundiu a liberdade com autonomia e terminou por destruir a criação.

“Ao cientista, portanto, sobretudo ao cientista cristão, corresponde a atitude de interrogar-se sobre o futuro da humanidade e da Terra; de construir um mundo humano para todas as pessoas e não para um grupo ou uma classe de privilegiados”, concluiu Francisco.

Um grupo de cientistas já havia relatado a coincidência e concordância dos dias da Criação narrados no Gênesis com eventos importantes descritos na Teoria do Big Bang. Alguns teólogos acham perfeitamente plausível que a noção de tempo descrita no primeiro livro da Bíblia não seja a de 24 horas, o que aproximaria ainda mais as duas linhas distintas de crença.


57 COMENTÁRIOS

    • Não há espaço para dinossauros na bíblia. Naquele tempo, Abraão e seus descendentes não sabiam distinguir um fóssil pré-histórico de uma rocha. Este trabalho coube aos cientistas ateus milhões de anos depois dos dinossauros e milhares de anos depois dos patriarcas bíblicos. Por isso eu estou com os cientistas e não dou valor nessas lendas.
      .

      .

      • O ponto que queria chegar é, que a criação não necessariamente precise ser ao pé da letra, ex nihilo, “a partir do nada”, sendo uma transformação de algo preexistente.

        Isso gerou muitos questionamentos, e inclusive um dos meus se pusera a respeito do tempo. Muitos querem ver na bíblia um livro científico, como se o mundo e seus componentes tivessem sido feito em dias. Jogando a lógica do mago que faz tudo, porque ele não fez tudo num instante? ou seja, essa noção de dias não deve ser levado a sério por se tratar de ser simbólico.

        Por isso questionei, o que é mais velho, a idade da terra – segundo a bíblia mais de 6 mil anos – ou uma idade muito extensa que sobrepõe a idade dos fósseis de dinossauros?

    • PERGUNTA SIMPLES
      RESPOSTA SIMPLES A TERRA ERA SEM FORMA E VAZIA, QUEM ESTUDOU CONHECE SOBRE A ERA GLACIAL, ENTÃO SABE QUE A TERRA DEIXOU DE EXISTIR DEPOIS DELA , A VEGETAÇÃO SUMIU COM ELA OS HERBÍVOROS DEPOIS OS CARNÍVOROS E ORNÍVEROS, A TERRA SE COBRIU DE GELO E DEPOIS AGUA.
      EM ISAÍAS 14 FALA DE COMO SATANÁS QUERENDO SER IGUAL A DEUS COLOCOU EM SEU PENSAMENTO DE SUBIR AOS CÉUS, ACIMA DELES E COLOCAR SEU TRONO E SER SEMELHANTE A DEUS, LOGO APÓS DIZ QUE FOI LANÇADO SOBRE OS ABISMOS, QUER DIZER ESTA TERRA QUE AQUI ESTA COMO A CONHECEMOS, JÁ TEVE OUTRA FACE, NINGUÉM PODE DIZER QUANTOS ANOS DUROU ESTA GUERRA CELESTIAL,.
      MAS EXISTEM MUITAS OUTRAS PROVAS EM JÓ FALA DE COMO AS ESTRELAS DA ALVA JUNTAS CANTAVAM PARA ALEGRAR OS FILHOS DE DEUS SOBRE A FACE DA TERRA, MAS VEJAMOS, AS DUAS ESTRELAS SÃO UMA ERA LUCIFER E A OUTRA A ESTRELA RESPLANDECENTE DA MANHÃ JESUS, QUANDO AS VIMOS JUNTAS CANTAR, SE QUANDO APARECE JÁ O FAZ COMO SERPENTE.
      LEIA AINDA CAP. 6 DE GENISÍS E VIRAM OS FILHOS DE DEUS QUE AS FILHAS DOS HOMENS ERAM FORMOSAS E ENTRARAM A ELAS. ( FIHAS DOS HOMENS FILHOS DE DEUS, HOMEM FILHA FILHO DE DEUS, TRÊS PERSONAGENS DISTINTOS) AGORA OLHE JÓ E VIERAM OS FILHOS DE DEUS SE APRESENTAR A ELE E VEIO TAMBÉM A SATANÁS, ORA DEUS ESTA EM SEU TRONO NOS CÉUS, COMO HOMENS SUBIRIAM A ELE? ENTENDEU? MOMENTOS DISTINTOS REVELADOS NA BÍBLIA SOBRE UMA PRIMEIRA TERRA HABITADA POR PERSONAGENS CELESTIAIS QUE CERTAMENTE POR SEU TAMANHO, OS ANIMAIS QUE POR AQUI HABITASSEM DEVERIAM SER GRANDES, DINOSSAUROS, AGORA VEJA A TERRA COMO A VEMOS E SEUS 6 MIL E SETECENTOS ANOS. ESTA AI BASTA LER A BÍBLIA, SOMOS POSTERIORES AOS PRIMEIROS ACONTECIMENTOS, E EXATAMENTE POR ISTO QUE DEUS CRIOU O HOMEM, POIS AQUELES QUE O VIRAM E SENDO SERVOS SE REBELARAM , DEUS FEZ NOVA CRIAÇÃO ESTA COM LIVRE ARBÍTRIO PARA AMA-LO DE TODO CORAÇÃO SEM VELO.

  1. Parabéns ao Papa.

    Papa Francisco, um cristão que eu respeito. Quem nasceu Malafaia, jamais será Francisco.

    Que este Papa fique muito tempo no papado. Um exemplo de católico moderno, que se empenha em construir pontes ao invés de impor barreiras.

    • Concordo. Quem nasceu Malafaia, nunca será Francisco. É diferente um cristão que busca a Verdade e a Compaixão com a humanidade, de outro que estuda psicologia para fazer lavagem cerebral a fim de obter dinheiro e transformar as igrejas em curral eleitoral.

      • Francisco está sendo bem aberto em temas onde os papas antecessores foram tímidos, mas estou com um pé em respeito a ele, devido a comentários sobre profecias. Uma pena que ainda haja preconceitos por parte de fundamentalistas a cerca Dele. Querem falar que pelo simples fato dele ser católico tudo que ele disser é desmerecido de atenção, como se devêssemos botar todo crédito em qualquer pastor que seja explicitamente da prosperidade.

        Pelo menos, o que percebi até agora, Francisco não se acha santo, sem pecado, diferente de muitos que se dizem “santos” por estarem “convertidos ao evangelho” – apesar dos católicos terem 66 dos livros deles – e por Jesus estar “perdoando seus pecados” 24 h por dia, sendo isento do julgamento de Deus no dia da morte por ser “puro” e mesmo que fosse julgado, seria “puro”.

    • Slash, concordo com sua postagem. Precisamos acordar e perceber que Deus não é mágico. Em todas as passagens bíblicas, principalmente nos milagres feitos por Jesus é sempre atribuído à pessoa curada a parte do milagre que a ela cabe.

      O Papa Francisco é muito carismático e sensato ao expor suas ideias e escrever. Ele realmente, assim como João Paulo II, busca “construir pontes ao invés de impor barreiras”.

      Repito: “Quem nasceu Malafaia, jamais será Francisco.”

      É preciso se render à realidade, tirar as vendas dos olhos e, sobretudo, da alma, para ver o que realmente é e não da parte de Deus e ao que nós cabe fazer.

      • Você nunca se deu ao trabalho de estudar biologia para entender a teoria da evolução. Inicialmente surgiu o DNA/RNA da combinação dos aminoácidos, provocados pelos raios da atmosfera. A célula surgiu porque este DNA passou a ter uma membrana. E foi uma longa jornada passando pelos estromatólitos que oxigenaram a atmosfera, passando pelos primeiros cordados, peixes, répteis, aves e mamíferos, até chegar a nós. Não foi algo “mágico”. A “mágica da criação” do universo está em níveis muito mais profundos da realidade do que a simples evolução. Vocês estão obcecados com a ponta das folhas, mas nunca estudaram os galhos, muito menos a raiz, muito menos a terra. Falta a vocês a vontade e a determinação para estudar e entender a realidade tal como ela é.

        • não! nunca me deu ao trabalho de estudar a fundo sobre biologia.

          estudei primeiro história, me graduei, pós graduei e doutorei em história antiga.

          depois quis estudar direito, e sigo os mesmos passos.

          sobre a sua maravilhosa explicação sobre biologia, gostaria de advertí-lo de que ESTAMOS FALANDO DO OVO E DA GALINHA e não dos humanos.

          ou seja, de acordo com a evolução, a galinha veio primeiro, pois ela é fruto da evolução.
          abçs.

        • senhor João em primeiro lugar como o senhor pelo que fala e entendido em arqueologia e em historia , sabe de certeza que cada vez mas a bíblia esta correcta como historicamente e culturalmente, mas isso não deve ser novidade para sim, em relação, ao dinossauros e biblia não poe em causa a sua existência , se leu a biblia ve que eu estou correcto, se leu como a terra era ante do diluvio ve que era uma terra que havia mas oxigénio por isso os animais eram maiores e os homens vivam mais, e a biblia foi escrita com inspiração so espirito santo, e um verdadeiro cristão não acredita nessa teoria do evolução, e como pode me explicar como foi encontrado fóssil de dinossauro com tecido mole, e como gravuras de dinossauros a ser usados para realizar trabalhos pelos humanos , obrigado

    • que pergunta mais idiota, vc usa esse cérebro pra que, tudo que existe sobre a face da terra foi criação de DEUS, então é claro que DEUS criou primeiro todos os animais irracionais e os racionais pra depois começar a evolução das espécies .

  2. Houve um tempo (idade média) que ao contrariar a igreia se era ascendido contra o opositor a fogueira da santa inquisição. Hoje, no entanto, a igreja se curva, a sacro santa ciencia. A filosofia me ensinou, que tanto a ciencia como a religião, e outros aspectos da representação e dos sentidos humanos, sobre o qual, a filosofia se debruça, são algo que se faz no devir, no tempo no espaço. E especificamente, o fenômeno religioso, raiz de toda a especie de mal, haja visto todas as guerras que esse opio do povo fomentou, não há se ser uma coisa boa…

    • isso mesmo Robson , é isso que o diabo faz, usa as pessoas pra enganar, como tem usado esses papas que quer dar uma de sabido mais na verdade não passa de uns ignorantes porque sábio é quem aceita que JESUS é o senhor é unico salvador só JESUS salva e mais ninguém;

      • Se o papa está errado, crês que a terra só tenha uns 6000 anos? Nossa, agora essa é boa, agora todos os demônios possuem o papa só porque desmistificou o fundamentalismo ingênuo dos 6 dias fixos.

        Muito controlador de mentes e calculista e ao mesmo tempo ignorante por colocar a frase “só Jesus salva e mais ninguém” como se católicos pensassem que o papa salvasse alguém na sua insinuação negativa.

        Nem eu concordo com todo pensamento dele, mas também estudo a religião para não escrever comentários que mereçam correção.

        • RUBEM, para de idolatra esse papa e aceita JESUS,se vc quizer ser salvo, esquece o homem pecador misseravel cego e nu.
          o único que salva é JESUS, esquece o papa é os santos de cera.

          • Cara, eu nada a ver tenho com o Papa, e vocÊ vem falando de idolatria? ou você é ignorante ou é troll.

            Mas perdoo você por ainda não ter atingido ciência dos outros e ingenuamente ataca-os com julgamentos sem fundamento, você nem me conhece, você nem me salva, como você diz, só Jesus.

      • Hugo, o luciano falou de teorias, e não de registros arqueológicos como recurso cognitivamente palpável.
        Teorias não podem serem provadas, por isso são teorias. Se não podem ser reproduzidas em experiências científicas, não podem se tornar Leis.

    • O Papa está certo. Quem acha que Teoria da Evolução abala a fé é porque não tem fé. A Bíblia não foi escrita para as pessoas de hoje, e sim para nômades do deserto que viviam em comunidades pré-agrícolas. Nosso mundo e sobre o universo evoluiu, nossa visão sobre a religião precisa evoluir também. Santo Agostinho era tão avançado para a sua época que até hoje é citado pelos astrofísicos. Por que não foi dado mais crédito a estas pessoas inteligentes? Por que insistir em visões defasadas que em nada contribuem para o progresso científico e da fé das pessoas?

      • vc é o papo precisam se converter, aceitar JESUS como senhor é único salvador, isso sim, a bíblia é o livro mais antigo é o mais atualizado DEUS é o mesmo DEUS do passado do presente e do futuro aprenda isso.
        essa papa quer dar uma de sabido estuda tanto pra nada, usa a inteligência pra ficar consagrando santo de cera comedor de feijão e abóbora ….
        quem criou tudo que existe sobre a face da terra foi DEUS, e mais ninguém, nenhuma comedor da abóbora que tem o fiofó cheio de bosta e fidido pode afirma que não nascemos das mãos de DEUS.
        foi DEUS que sobrou nas narinas do barro e esse mesmo barro se tornou alma vivente, como pode um representante de uma igreja ir ao contrario do que esta escrito na bíblia.
        só sendo papa mesmo. e seus seguidores pra ir ao contrario da bíblia, segue papa pra ver aonde vc vai parar não siga a JESUS não pra ver.

          • kkkkkkkkkk MARCELO E QUEM GOSTA DE QUEIMAR O FIOFÓ, DANDO A RODELA FIDIDA É O QUE? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

          • Esse ZEZE não parou para refletir que antes de Adão e Eva havia outros humanos, então nada que contradiga o fato da criação e nem da vinda de hominídeos por aquilo que é chamada evolução que é a contínua adaptação das espécies como forma de sobreviver aos ambientes antes da criação do Homem.

            O Francisco segue a Jesus, senão não seria Papa, obviamente, representante da religião cristã chamada “catolicismo”. Não existe na catequese católica, até onde já procurei, onde diga que Papa salva alguém, senão o Filho de Deus. Você precisa de humildade para pesquisar antes de falar da religião alheia…

            Para um cristão que critica outros, inclusive os que fazem parte da coluna de comentários aqui do site, nem precisava usar de vocábulos de baixo calão, até demônios falam blasfêmias, no caso do ZEZE, contra irmãos, isto é, caso ele os considera irmãos.

  3. Sempre tive esse pensamento!!!
    Ademais, na Biblia consta que o TEMPO do homem não é o tempo de Deus.
    A teoria do Big Bang e Deus, são na verdade na mesma coisa.
    O evento que deu origem a tudo, a explosão é Deus.
    E, claro que não foram em sete dias, isso é licença poética!
    Já há mutios anos os padres admitem que os sete dias decorrem da necessidade daquele humano que escreveu o texto, de deixar um dia consagrado ao Senhor e ao descanso.

  4. MATERIA SENSACIONALISTA.

    A Bíblia nos conta história da Humanidade do modo que precisamos conhecer, não é um livro cientíco para falar de célula por célula, da criação.
    Independente da forma, sabemos que fomos criado por Deus, sua obra é maravilhosa, um universo inteiro com tudo se interligando não é obra do acaso.

  5. Claro, ele está derrubando e criando ecumenismo até entre a religião e a ciencia. Vai acontecer, ira surgir antes do fim uma RELIGIAO MUNDIAL onde será permitido todo o tipo de abominações contra o Senhor Jeová. Pessoal não se enganem: a Palavra de Deus diz que vira a APOSTASIA e será revalado o filho da perdição( o anticristo). É triste que muitos deixam a sua Fé na Palavra e só nela para dar ouvidos a esse impostor que distorce a Palavra de Deus. Jesus Vem!!!!!!!

  6. Eh triste e lamentavel saber que existem pessoas que creem nessa teoria. A igreja catolica demorou mais se revela. Mais gracas a Deus perde fieis a cada dia. E pra quem acredita na teoria do big bang. tbem nao existe o demonio. mais nesse vcs nao precisam crer, pq crendo ou nao. terao provas que ele existe. assim como tbem terao provas que Deus e o unico criador de tudo. vao se converter!!!!!!!!

    • Você é mesmo otário. Além de ser ingnorante em relação áh Bíblia, é também ignorante em relação áh ciência. Ateu é você. A Evolução está incluída na Criação. É só mais uma forma de Deus criar as coisas. Estude Ciência!!! Esses religiosos como voçe que pensam que a Evolução vai contra a Criação são completamente ignorantes e irracionais. Deus deu-nos a Razão para a usar-mos!!!

  7. O cristianismo não é contra a teoria da evolução, desde que seja entendido que esta evolução foi querida por Deus, programada e executada por Ele. E também não abre mão de que a alma humana, imortal e racional, é criada diretamente por Deus e colocada na pessoa no instante da sua concepção, quando o óvulo feminino é fecundado pelo sêmen masculino. Dentro dessa ótica, aceitamos a teoria do início do mundo a partir do Big Bang, a grande explosão que teria dado inicio ao universo hoje conhecido.

  8. A evolução é muita loucura. Já imaginou uma casa se forma do nada sem ajuda de uma mente inteligente. E do nada se forma o tijolo o concreto e todos materiais necessarios em uma construção. e depois no processo de milhões de anos se forma uma casa? É assim a evolução e ainda tem gente que acredita e chama crente de louco por acreditar que Deus criou todas as coisas. E o pior que esta é apenas uma das varias teórias que alguns cientistas inventaram. Tem que se muito idiota pra acreditar nisto.

  9. se vc é o papo seguisse a JESUS faziam o que JESUS mandou fazer, JESUS disse , quem mim ama guarda as minha palavras,,mais a religião faz tudo ao contrario do que JESUS mandou fazer, JESUS mandou se batizar nas águas , pra nos da o exemplo se batizou depois de adultos , mais a religião batiza criança.
    JESUS não divide a glória dele com ninguém, mais a religião do papa dão gloria ao santos de cera, que não anda, não falam nem veem salmo 115.
    JESUS disse, quem beber do meu sangue e comer do meu corpo indignamente como e bebe pra sua propria condenação, o padre da a hóstia que dizem ser a santa ceia, acabam de sair da missa ja toma um copo de cachaça em cima.
    JESUS disse não satisfazei as obras da carne, mais os religiosos vivem no pecado, na patifaria na imundicia, nas festas da carne como o carnaval por exemplo. ainda tem a cara de pau dizer que segue a JESUS.
    essa é de rir kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkksó mim faltava essa, não tem conversa meu caro, ou vcs aceitam JESUS como senhor é único salvador e esquecem esses bonecos de cera ou do contrario o fim será o lago de fogo e enxofre junto com o diabo e seus demonios.
    nenhum idolatra herdará o reino dos céus, não sou quem disse foi DEUS.
    quer discordar, discorda de DEUS.

  10. Aqui mesmo eu falei sobre isso, que o Big ben representa o “haja luz” de Deus. Tudo começou, e Deus foi criando tudo, sendo que o homem foi o último, do sexto para o sétimo dia. Basta lê que Deus cria isso, cria aqui, sendo que por último, o homem.

    • levi, sendo explícito, essa ideia dos dias deve ser levado no sentido literal? Essa noção de dias deve ser levado no sentido das 24h ou é uma metáfora sobre a organização do mundo pelo tempo divido em “dias”?

      Claro que não acho que Adão e Eva vieram dos macacos, mas é contraditório ter crença de que já existiam outros “seres humanos” antes deles? na bíblia de todas as denominações deixa implícito de que Caim achou civilizações…

      • Rubem.

        É bem possível que houvesse sim.

        Deus via a bíblia, do que eu percebo, quis apresentar uma síntese da história.

        Ora, se for explicar tudo dentro de um livro, e este escrito a papiro, por favor não caberia e não teria condições ao homem para efetuar tantas digressões, registros, em síntese, Deus estaria até hoje esperando terminar toda a história.

        Outrossim, comungo da ideia que os dias são ciclos e como o homem conhecia a semana, Deus fez escrevê como se fossem sete dias para que houvesse a compreensão que teve um tempo para tudo, e que o homem foi o último a ser feito, basta lê, o homem vindo por último.

      • CAIM NAO AXOU CIVILIZACAO. A BIBLIA DIZ QUE QUEM O ACHASSE OU TENTASSE MATAR, ISSO É REFERENTE A ANIMAIS DE TODOS OS TIPOS QUE AVIAM NAQUELE TEMPO OU OS ANJOS CAIDOS QUE FORAM ENGANADOS POR LUCIFER.

      • Rubem, levando em consideração que Adão viveu mil anos, é fácil perceber que ele teve outros filhos além de Caim, Abel e Sete (quem sabe com um pouco de esforço podemos ver mulheres também…) Quando Caim foi expulso, ele pode muito bem ter se casado com uma irmã ou sobrinha… A bíblia é a Palavra de Deus e Ele não mente: repare que os dias da Criação são expostos de forma subsequente, e que neles há tardes e manhãs o que pressupõe que são sim dias literais de 24 horas!!!

  11. PARECE-ME que entre alguns irmaos ocorre a falta de inteligencia para interpretacao de texto, ou simplesmente gostam de colocar palavras na boca das pessoas…Em primeiro lugar, o senhor Papa em nenhum momento afirmou que o homem evoluiu do macaco, ele afirmou que o homem atual eh fruto de uma evolucao, como continua evoluindo… evolucao aqui no comportamento, nas concepcoes, na organizacao na estrutura… Em segundo, ele diz e com prudencia que nao devemos ver Deus como um magico com uma varinha na mao… e que ele eh sim o principio de tudo, ou seja, ele provocou o Big bam… Terceiro, quem estuda a biblia, vê generos literarios… e compreende que nao devemos ser radicais nas interpretacoes desses textos, caso contrario, sejamos tb quando a palavra nos manda cortar os membros que nos levam a pecar… imagine ai todo mundo sem lingua, sem mao, sem olho… parece-me mais ainda que alguns preferem atacar a Igreja do que seguir o evangelho, Cristo ACOLHEU PECADORES, ENFERMOS,PROSTITUTAS, ladroes, o que o papa disse eh que devemos acolher os gays, ou cmo queiram chamar, pois eles da mesma forma sao filhos de Deus, e uma vez que acokhesse um pecador, abresse a porta para o processo de conversao.., Cristo foi persrguido, criticado por acolher… saiam do mundo de vcs e vivam cmo Cristo deseja que vcs vivam.. salvando, nao condenando… deixem de ser hipocritas, lindos por fora e detro sepucros caiados… fariseus… deixem de fantasiar o demonio na pessoa do papa e enxerguem ele detro de vcs e pecam destruidores da unidade dos cristaos…

  12. Sou evangelico há 25 anos,e também estudo á bíblia á historia á geográfia á arquiológia, e algumas coisas sobre descobretas cientificas,em fim hoje pela primeira vez na minha vida tenho de afirma que sobre esse assúnto eu concordo com o papa.

DEIXE UMA RESPOSTA