Após jogar por doze temporadas seguidas na Europa, o zagueiro Lúcio, pentacampeão do mundo em 2002 com a Seleção Brasileira, foi apresentado pelo São Paulo como nova contratação para a temporada 2013. O último clube defendido por ele no Brasil havia sido o Internacional.
Conhecido por suas diversas manifestações de fé durante comemorações de títulos e gols nas partidas, com camisas que portavam dizeres como “I Love Jesus” (Amo Jesus), o jogador afirmou que nada abala sua fé.
Em entrevista ao portal IG, Lúcio comentou as restrições da FIFA sobre manifestações religiosas durante as partidas: “Vou respeitar [a determinação], até porque a Fifa é a instituição maior do futebol, e as regras precisam ser respeitadas. Mas, com certeza, a forma de agir dentro de campo não vai mudar. Vai ter o momento certo para a gente passar nossa mensagem [de fé]”, afirmou.
Na campanha vitoriosa da Seleção em 2002, o zagueiro contava com a companhia de outros atletas evangélicos, como Edmilson e Kaká, que se reuniam para ler a Bíblia e fazer orações.
Lúcio, que citou Deus por quatro vezes em sua entrevista coletiva após a apresentação, terá a companhia de outros evangélicos no clube paulista, como o lateral esquerdo Cortez e o meia Paulo Henrique Ganso.
O vínculo com a fé, segundo o jogador, vem de família: “É difícil prever o futuro, até porque, no futebol, as coisas acontecem muito rápido. Mas, graças a Deus, venho de uma escola muito boa, onde meus pais me ensinaram bastante a me cuidar, a ter uma vida saudável e sempre procurar melhorar”, declarou o jogador, já apelidado de Xerife pela torcida.
Por Tiago Chagas, para o Gospel+