Um jovem brasileiro alcançou um feito extraordinário ao se tornar o mais jovem doutor brasileiro, com apenas 26 anos de idade. Sua tese de doutorado foi aprovada no dia 09 de fevereiro na Universidade de Sevilla, na Espanha. E em seu testemunho exaltou as providências divinas que o permitiram chegar tão longe.
Guilherme Lopes se graduou em biomedicina na Faculdade Maurício de Nassau, em Teresina (PI). Filho de um pedreiro e uma costureira, nasceu em Piripiri, interior do estado, e se acostumou com a distância da família para se dedicar aos estudos.
Quando concluiu a gradução, Lopes se inscreveu em um programa de bolsas de estudo no exterior mantido pelo governo federal, e após anos de dedicação, alcançou o doutorado.
“Hoje, pude olhar pelo retrovisor da vida e vi que cheguei até aqui porque nunca vim sozinho. Me lancei ao novo, vivenciei o inesperado, saboreei o doce e o amargo, mas em todo o tempo o Todo-Poderoso cuidou de mim”, disse Lopes em entrevista ao portal Meio Norte.
O recorde de mais jovem doutor brasileiro não era uma das metas de Guilherme Lopes, mas terminou acontecendo. Antes dele, a marca pertencia a um estudioso cearense, que era apenas sete meses mais velho na época que sua tese foi aceita.
O tema da tese de Lopes foi “Bioprospecção da bergenina isolada de Peltophorum dubium, com ênfase nas propriedades antioxidantes e anti-anti-inflamatórias: aporte para o desenvolvimento de novos fitomedicamentos”. Aprovado, Lopes agora leciona na curso de de Farmácia da Christus Faculdade do Piauí (Chrisfapi), uma instituição particular.