Manipulador do boneco Xaropinho, do programa do Ratinho, vira pastor e critica igrejas Mundial e Universal: “Caça-níqueis”

20

O personagem Xaropinho, um boneco de rato que há anos acompanha o apresentador Carlos Massa, conhecido como Ratinho, em seus programas, é manipulado por Eduardo Mascarenhas, que recentemente foi consagrado ao ministério pastoral.

Mascarenhas agora é pastor da Igreja Evangélica Missão Vida em Cristo, de acordo com informações do site Notícias da TV. Nos cultos, ele usa o boneco para descontrair os fiéis com piadas, mas evita os palavrões que o boneco fala na TV.

“Eu não descaracterizo o Xaropinho. Na igreja, ele continua doido, brincalhão, falando abobrinha. Não quero ficar podando meu humor por causa do puritanismo. Quando não estou fazendo humor, sou pastor Eduardo. Não vou deixar de fazer piada, mas sem falar nenhum palavrão cabeludo”, afirma.

Segundo o pastor, a ideia de usar o boneco nos cultos foi uma forma de trazer entretenimento aos fiéis, que geralmente não frequentam nenhuma atividade social fora dos cultos: “Quando anuncio o Xaropinho, claro, sempre atrai um ou outro curioso para a igreja, mas levo porque a Igreja é muito séria, sisuda, carrancuda. Pensei nas famílias que não podiam pagar para irem ao cinema, ao teatro”, comenta.


O pastor Eduardo Mascarenhas comenta que é contra o modelo de igreja seguido pelas nepentecostais Mundial do Poder de Deus e Universal do Reino de Deus: “Sou contra essas igrejas caça-níqueis que surgem a todo instante. Os caras não fazem nada útil, só fazem igreja para encher de gente, tomar grana [dos fiéis] e comprar emissoras de TV”, diz, ressaltando que se sustenta com o que recebe do SBT e usa as arrecadações da igreja para manter o Instituto Xaropinho, projeto social fundado por ele.

O propósito de ter profissão e se manter com o salário parece ser um princípio pessoal de Mascarenhas, que estuda filosofia para dar aulas em universidades: “O meu desejo é me tornar um professor de faculdade no interior para ter uma vida tranquila. Já pensou dar aula no interior para o resto da vida? Até viveria como pastor, mas depender de igreja é uma coisa meio triste”, comenta.

Ele e o apresentador Ratinho querem transformar o Xaropinho numa espécie de Mickey Mouse brasileiro, com víeis infantil. Aos poucos, o rato vai deixar de falar palavrões, mas Mascarenhas garante que não tem a ver com sua consagração ao pastorado: “Todo mundo acha que o Xaropinho é infantil, mas não é. As abobrinhas que ele fala não são para criança. Tem uma equipe reformulando a personalidade do personagem. Estou supervisionando porque a minha ideia é a mesma do Ratinho: tornar o personagem infantil para que ele seja eterno e vire um Mickey”.

No futuro, Mascarenhas quer deixar de manipular Xaropinho, e aponta questões de saúde: “Quero parar de manipular. Tenho muitas dores no braço, na coluna, no ombro. Quero reduzir meu espaço e colocar outras pessoas. No programa, sempre sou eu, mas alguns shows não faço mais”.

Leia um diálogo entre Mascarenhas e Xaropinho durante um culto da Igreja Evangélica Missão Vida em Cristo:

Xaropinho – Beleza, Brasil, vai começar o Programa do Ratinho!
Mascarenhas – Está louco, Xaropinho? Você está na igreja!
Xaropinho – Meu Deus, que povo estranho… aquele é o Maguila ou o Datena?
Mascarenhas – Não, ele é o pastor.
Xaropinho – Pastor é para pastar?
Mascarenhas – Não, é para pastorear!
Xaropinho – Pastorear o quê?
Mascarenhas – As ovelhas. Todo esse povo são as ovelhas!
Xaropinho – Nossa, tem cada ovelha feia! Sabia que ovelha faz cocô redondinho?
Mascarenhas – Você está louco! Aqui é a casa de Deus!
Xaropinho – Deus está me ouvindo? Estou ferrado!


20 COMENTÁRIOS

  1. “Quando anuncio o Xaropinho, claro, sempre atrai um ou outro curioso para a igreja, mas levo porque a Igreja é muito séria, sisuda, carrancuda. Pensei nas famílias que não podiam pagar para irem ao cinema, ao teatro”,

    Francamente a igreja não é lugar para isso, é um lugar sério, pelo menos deveria ser, família que não tem dinheiro para ir ao cinema, deve ir a igreja para se entreter? É isso mesmo? igreja lugar de entretenimento? Só porque este cara foi comediante pseudofamoso que já fazem o cara de pastor? Vamos temer mais a Deus, púlpito não é lugar de piada.

  2. Este cidadão entrou na porta errada, E PODE ATÉ LEVAR MUITOS COM ELE,não é pelo fato de termos muitos que se dizem (pastores) mas não tem a menor ideia do que é a palavra de DEUS,Estes que dizem(pastores que usam meios carnais,para levar os carnais,a um templo canal, local de apresentações,sendo obrigado a manter,o seu método carnal ,para que os carnais,não vá embora procurar outro tempo carnal,)quem por ventura colocou na cabeça desta criatura,que o templo da igreja do SENHOR É LOCAL DE APRESENTAÇÕES,QUE NÃO SEJA LOUVAR E ADORAR AO SENHOR, SOMENTE AO SENHOR,deveria ao menos verificar o significado da palavra hipócrita, e a que tipo de atividade é exemplificada de preferência Wikipedia,mais que vê,os outros fazerem e quer fazer a mesma, coisa condenando o concorrente,deve procurar a DEUS, qual a vontade em sua vida, e não querer fazer a casa de DEUS,de local de diversão,esta é uma das provas explicitas da cegueira espiritual,e ainda chamado de (pastor) fazendo palhaçada com o oficio de pastor, que É DADO POR DEUS,como se fosse,uma banalidade,para que,venha realizar as suas vontades os seus interesses,com este pensamento nunca será um pastor, mas muito mal um palhaço profanando a casa de DEUS,sem a minima credibilidade,a DEUS INTERESSA AQUELES VÃO AO TEMPLO(QUE CHAMAMOS IGREJA) BUSCAR A ELE,SOMENTE Á ELE, DIVERTIMENTO,PALHAÇADAS E OUTRAS COISAS MAIS QUE NÃO VEEM DO SENHOR., SÃO OBRAS CARNAIS,E OBRAS CARNAIS NÃO INTERESSAM AO SENHOR,OBRAS CARNAIS NA CASA DO SENHOR TEM QUE SER COMBATIDAS.

  3. “Sou contra essas igrejas caça-níqueis que surgem a todo instante. Os caras não fazem nada útil, só fazem igreja para encher de gente, tomar grana [dos fiéis] e comprar emissoras de TV”

    É isso aí. Essas organizações que se fazem de igrejas são uma vergonha ao evangelho.

  4. A grande pergunta é, quem manipula , o pastor manipula o ratinho ou o ratinho manipula o pastor, não,sei vejo a mão do ratinho ai, se é que me entendem expandindo os negócios da familia.

  5. sou contra o uso do boneco do xaropinho nos cultos em adoração a DEUS, temos que ter temor na casa do senhor,a bíblia fala que quem em cristo nova criatura È ,estão escandalizando o evangelho de cristo no qual ele pagou um preço muito alto ,para que nós fôssemos o sal da terra,temos que ser diferente o mundo tem que sentir esta diferença em você

  6. Caro Pastor,a igreja não é circo pra se usar um boneco para atrair pessoas,casa de Deus é lugar de pessoas como o pastor diz : Séria, sisuda, carrancuda,concordo com a sua colocação ela tem que ser assim mesmo pois é local de adoração e não de piadas,Jesus vem buscar seu povo especial,zeloso e de boas obras é isto que ser zeloso aos olhos de Deus ?cuidado a vinda de Cristo está próxima,cuidado para naquele dia ele não lhe encontre com este boneco fazendo piada no púlpito. Vigiai e orai porque em tentação voçê já caiu.

  7. o Eduardo Mascarenhas que vergonha vc tá fazendo no evangelho vc por ser um pastor teria que dar testemunho e quem enche a igreja é JESUS ele é que salva as almas não precisa desse hipócrita boneco, vc está igual aos farizeus nos dias de JESUS quer ser alguma coisa que não é. vai ler a biblia e dar testemunho a biblia fala que assim que se alguem está em CRISTO nova criatura é.JESUS breve virá.

  8. Mascarenhas, esquece esse xaropinho no estúdio meu amigo, não cai bem, isso não é de caráter de um Pastor, isso é coisa la do mundo, alias como pastor você não deveria mais falar palavras indecorosas como se fosse o rato, vigia. Seja santo, poisa as coisas de Deus é séria.

DEIXE UMA RESPOSTA