Estrasburgo (França), 13 fev (EFE).- A chanceler alemã e atual presidente do Conselho Europeu, Angela Merkel, reiterou hoje sua intenção de trabalhar durante seu mandato à frente da União Européia para promover o processo de paz no Oriente Médio.
“Em minhas viagens à região, me dei conta de que se espera muito da União Européia”, disse Merkel ao plenário do Parlamento Europeu.
“Temos uma grande responsabilidade, devemos fazer o que pudermos, junto aos Estados Unidos e a Rússia, para que os atores da região tentem lançar o processo de paz que as pessoas esperam”, acrescentou.
Representantes do chamado Quarteto de Madri – EUA, UE, Rússia e ONU – se reunirão no dia 21 em Berlim para examinar a situação do conflito entre palestinos e israelense e estudar as perspectivas de paz.
Merkel disse hoje que a superação da Guerra Fria na Europa pôde demonstrar a árabes e israelenses o caminho rumo à resolução de seu conflito.
“Temos a experiência de que a paz pode sair de situações que pareciam insuperáveis”, afirmou.
Merkel fez tais declarações em um ato solene na Eurocâmara, no qual o novo presidente desta instituição, o democrata-cristão alemão Hans-Gert Pöttering, apresentou o programa que desenvolverá durante seu mandato.
Fonte: EFE adp af
Via: Último Segundo